Auxiliar de vendas, o que faz, exatamente, este profissional?

A pergunta pode parecer até meio óbvia. Afinal, uma auxiliar de vendas, por definição, ajuda a vender, não?

Mas quais as atividades de um auxiliar de vendas? Sua função? E qual a diferença entre auxiliar de vendas e vendedor? E mais: Qual o salário do auxiliar de vendas?

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Neste post você vai encontrar uma descrição desse cargo e diversas outras informações para que você compreenda o que é um auxiliar de vendas e o que faz.

Veja também: O que faz um coordenador de vendas e 4 dicas para logo virar gerente

auxiliar-de-vendas-o-que-faz

Auxiliar de vendas, o que faz?

Antes de falarmos sobre a descrição do cargo de auxiliar de vendas e do salário do auxiliar de vendas, é importante entender que existem diferentes tipos de auxiliares de vendas.

Por exemplo: um auxiliar de vendas para uma loja física terá atribuições diferentes das de um auxiliar de vendas internas, principalmente se se tratar de uma empresa B2B.

Em uma loja física, o auxiliar de vendas terá que arrumar vitrines, verificar e controlar estoques, manter o ponto de vendas organizado e, eventualmente, ajudar na emissão de notas fiscais e no atendimento preliminar a clientes.

Já para vendas internas, o que ele faz é mais ligado a trabalho de escritório.

Ele pode ajudar vendedores a pesquisarem dados sobre clientes, criar propostas comerciais, fazer análises no software de CRM, lançar informações em sistemas, gerar relatórios gerenciais, auxiliar a fazer apresentações ou, ao menos, formatá-las. Além de tarefas relativas a estoques, notas fiscais e análise de crédito (sob supervisão).

Agora que você já sabe o que é um auxiliar de vendas e o que faz, vamos às demais informações.

Confira também: O que é ser gerente de vendas: 15 dicas para usar em seu dia a dia

Descrição de cargo de auxiliar de vendas

A descrição de cargo de auxiliar de vendas, o que ele faz no dia a dia, pode ser algo como este exemplo:

Responsável por tarefas administrativas relativas à área comercial de uma empresa. Isso inclui acompanhar entregas, verificar e encaminhar pedidos, organizar arquivos, fazer lançamentos em sistemas e softwares, elaborar orçamentos e propostas, entrar em contato e atender chamados de clientes, entre outras atividade.

Isso pode variar muito de empresa para empresa e do ramo de atividade desses negócios.

Quanto ganha um auxiliar de vendas, afinal?

É importante ter em mente que um auxiliar de vendas, dependendo do que faz na empresa, pode ter um salário maior ou menor.

Além disso, diferentes regiões do país oferecem remunerações diferentes.

Segundo o site da Catho (dados de fevereiro de 2019), os estados que oferecem melhores salários para auxiliares de vendas são São Paulo e Rio Grande do Sul. Já as remunerações menos atrativas ocorrem no Distrito Federal e no estado do Ceará.

Confira o gráfico disponibilizado por essa empresa:

Auxiliar de vendas o que faz

Quanto ao valor do salário de um auxiliar de vendas, o mesmo site diz que a média no Brasil gira em torno de 1.251,13 reais. Por outro lado, o site vagas.com tem uma estimativa menor de remuneração (dados também de fevereiro de 2019).

Esse site fala em um média nacional de 994,00 reais, com uma oferta máxima de 1.140,00 reais e uma mínima de 712,00 reais.

Dê uma olhada no gráfico criado por esse site:

auxiliar de vendas o que faz

Portanto, existe uma variação razoável de níveis de remuneração para o cargo de auxiliar de vendas. Por isso, pesquisa bastante e se capacite para conseguir uma oportunidade com uma oferta salarial próxima do pico.

Mas como se capacitar para ser uma auxiliar de vendas?

Qual a capacitação necessária para se tornar uma auxiliar de vendas?

A verdade é que, no Brasil, qualquer vaga que você procurar sempre vai valorizar um profissional que tenha curso superior. Mesmo que não seja algo obrigatório em sua profissão, uma graduação de nível universitário sempre será um diferencial em seu currículo.

Vejas mais neste infográfico criado pela empresa Catho:

auxiliar de vendas o que faz

Como você pode ver, quase 50% dos auxiliares de vendas empregados fizeram um curso superior, sendo que 16% do total de auxiliares de vendas fizeram um curso de administração de empresas.

Isso significa que mais de 60% dos auxiliares de vendas que têm uma graduação superior escolheram administração de empresas.

E fazer um curso superior se torna ainda mais crítico ao longo da carreira de vendas. Repare que quase 3 em cada 4 dos auxiliares de vendas que são promovidos a assistente administrativos cursaram uma faculdade e 31% deles cursaram administração de empresas.

Portanto, dos assistentes administrativos com curso superior, e que já foram auxiliares de vendas, em torno de 43% deles são formados em administração de empresas.

Inglês é um diferencial

Mesmo que apenas 14% dos dos auxiliares de vendas saibam falar inglês somente intermediário, saber falar inglês fluente, por exemplo, pode ser um diferencial que vai fazer seu currículo se destacar entre os demais candidatos.

Por isso, além de um curso superior, tente aprimorar o idioma.

Hoje, existem diversas alternativas, como cursos online de boa qualidade. Com eles, você poderá estudar no seu ritmo, no horário de sua preferência e por um preço acessível.

Veja mais: Procurando cursos para vendedores? Veio ao lugar certo!

Quer alavancar sua carreira para o sucesso? Confira este post de nosso blog: Como se transformar em um grande supervisor de vendas

E se você quer se tornar um excelente vendedor, depois de passar pelo cargo de auxiliar de vendas, baixe alguns de nossos materiais educativos gratuitos, como estes:

Aproveite também para assistir à nossa websérie de treinamento de vendas. Confira a primeira aula: