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Chega de perder oportunidades de negócios: saiba usar o controle de vendas

Escrito por
Júlio Paulillo

Como combater a comunicação ineficiente, a desorganização e falhas de follow-up com um bom controle de vendas

Você sente que, em sua empresa, muitas oportunidades de negócio têm se perdido por mera falta de atenção e descontrole?

Em tempos de crise como os de hoje, perder um único fechamento de venda que seja e desperdiçar os recursos empregados para atrair leads é algo que não pode acontecer.

Se sua empresa está passando por isso, é hora de adotar um sistema de controle de vendas que evite esse tipo de erro que custa tão caro para o seu negócio.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Nesta postagem, vamos mostrar algumas maneiras práticas de controlar seu processo de vendas, não esquecer mais de retornar aos clientes e dar toda a atenção que eles necessitam, acompanhando seu funil de vendas de perto.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

controle de vendas

Um bom controle de vendas gera excelentes resultados

Quer ter total controle de vendas em sua empresa? Baixe e ouça nosso áudio book gratuito: Guia como elaborar e implementar o processo de vendas

Como implementar o controle de vendas em sua empresa e não perder mais oportunidades

Controle de vendas consiste em uma série de procedimentos e atividades que devem ser desenvolvidas pelo gestor comercial ou empreendedor no sentido de organizar a força de vendas, acompanhar os negócios em andamento, fazer follow-up e promover a comunicação na empresa com o objetivo de tornar esse processo mais eficiente.

Outra consequência importante de se adotar um bom controle de vendas é que ele facilita o trabalho dos vendedores, trazendo mais qualidade de vida, motivação e condições de alcançarem seus resultados por meio de uma série de ferramentas que vamos apresentar.

Quer parar de perder oportunidades de venda? Então acompanhe as dicas que preparamos.

Como não esquecer mais de retornar para os clientes

Follow-up de vendas é o acompanhamento de todas as oportunidades de negócio em andamento, com o objetivo de retornar às solicitações dos clientes (ou clientes potenciais), fazer telefonemas, enviar e-mails, fazer visitas e reuniões com o objetivo de descobrir suas necessidades, mostrar-se sempre próximo e disposto a ajudar, para oferecer uma proposta que resolva seus problemas da forma mais satisfatória, levando ao fechamento de uma venda.

No entanto, esta é uma das atividades em que mais vezes vendedores cometem deslizes, acabando por perder vendas, ao esquecer de retornar ao cliente.

Existem 3 formas principais de utilizar o controle de vendas para fazer um follow-up adequado:

Usar agendas de papel ou eletrônicas

Por mais que a transformação digital esteja na moda, ainda há pessoas que preferem anotar seus compromissos em agendas ou, no máximo, usam aplicativos como o Google Agenda ou o Calendário do Outlook.

Com certeza este é o menos eficiente dos controles de venda e, se você ainda o usa, tente analisar sua capacidade de enxergar oportunidades que estão além dos compromissos em seu calendário, ou seja, mapear e trabalhar sua carteira de clientes para aí sim definir os follow-ups em sua agenda.

controle de vendas

A computação em nuvem pode ser uma forte aliada do controle de vendas

Como fazer uso de planilhas no controle de vendas

Um pouco mais práticas, planilhas para controle de vendas podem ser bastante úteis, pois permitem manter um histórico mais detalhado do que foi tratado com os clientes e, dependendo de como foram construídas, até fazer buscas.

Em nosso blog, disponibilizamos uma série de planilhas prontas que podem ajudar você e sua equipe a fazer seu follow-up de vendas e outras atividades relacionadas a ele, como a fase de prospecção, por exemplo:

Aplicativos de controle de vendas

Sem dúvida um sistema de vendas é a melhor maneira de fazer o follow-up de seus clientes.

Essas ferramentas online apresentam uma série de funcionalidades que tornam a vida do vendedor mais fácil e aumentam sua produtividade.

No caso específico do follow-up, as informações são anotadas com ainda mais detalhes do que nas planilhas e de maneira ágil.

Além disso, bons sistemas de gerenciamento de vendas permitem conectar todos os e-mails trocados com o cliente e incluí-los em seu histórico, sem que você precise deixar de usar seu Gmail ou Outlook, e o melhor de tudo: enviam lembretes por mensagem de texto ou e-mail para que os vendedores nunca mais esqueçam um compromisso.

Dê uma olhada nesta ilustração e confira algumas informações e dicas de como melhorar o follow-up de vendas em sua empresa.

follow-up

Dados sobre vendas, follow-up e CRM

Veja mais sobre este assunto neste artigo de nosso blog: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

Como acompanhar seu funil de vendas

Este é outro ponto chave que um controle de vendas deve trazer ao seu negócio: poder acompanhar em que fase do funil de vendas se encontra cada uma das oportunidades.

Um controle manual disso é praticamente impossível e o uso de planilhas, com certeza, ainda não será a melhor das soluções.

Sistemas de CRM costumam apresentar uma interface visual bastante intuitiva em que se entende rapidamente quantos negócios foram abertos, quantos estão em negociação, números de propostas enviadas, vendas fechadas e muito mais, ajudando não só a detectar eventuais gargalos em seu processo, como a fazer previsões de faturamento bem antes do final do período.

Agilize a comunicação da equipe

Fazer um controle de vendas se comunicando exclusivamente por e-mail com seus vendedores já se mostrou algo ultrapassado.

Mesmo que seu time use um grupo no WhatsApp, já que é para usar as vantagens da comunicação móvel pela nuvem, por que não adotar um sistema de CRM online?

Além de todas as vantagens citadas acima, e de agilizar a comunicação de onde o vendedor estiver, seja em viagem ou mesmo diante do cliente que precisa de uma informação, ele terá acesso aos dados do histórico e de tudo que foi acertado com o cliente, evitando confusões.

Você acha que uma solução de controle de vendas por meio de ferramentas CRM pode sair caro? Na verdade, você pode usar até planos gratuitos para sempre, experimentar esse método de controle de venda e, se gostar, fazer um upgrade de plano para toda sua equipe.

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