A forma como sua equipe realiza o gerenciamento de contatos, desde a primeira interação até o acompanhamento pós-venda, dita a qualidade do relacionamento com o cliente.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O gerenciamento de contatos é o processo de registro, organização, rastreamento e atualização de todos os dados dos clientes.
  • Para os consumidores, a gestão de contatos se apresenta por meio de uma experiência do cliente mais satisfatória e personalizada.
  • Já para as empresas, o gerenciamento dos contatos é uma estratégia que gera diversos benefícios que contribuem para o crescimento das vendas e dos índices de fidelização de clientes.
  • As planilhas, apesar de serem um ponto de partida importante para o controle de clientes, são mais sensíveis a erros, o que pode confundir a gestão e prejudicar o relacionamento.
  • É possível gerenciar os contatos dos clientes em qualquer tipo de ferramenta que você utilizar. No entanto, fazer isso com o apoio de um CRM completo e prático te poupará muitas dores de cabeça! Saiba como como usar o Agendor para aumentar sua eficiência em vendas.
  • Com o CRM do Agendor, você pode criar diversos campos para manter o formulário de clientes completo. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e gerencie seus contatos em poucos cliques!

Aliás, a gestão de contatos vai muito além do simples armazenamento dos dados dos clientes. 

É preciso capturar, armazenar e atualizar informações relevantes sobre cada pessoa, de modo que a equipe compreenda as necessidades dos clientes, antecipe suas demandas e ofereça soluções personalizadas.

Na rotina corrida e conturbada dos vendedores, essa gestão por meio de planilhas é uma atividade bastante burocrática e pouco produtiva.

Além disso, as planilhas, apesar de serem um ponto de partida importante para o controle dos contatos, são mais sensíveis a erros, o que pode confundir a gestão e prejudicar o relacionamento com os clientes.

É neste ponto que o sistema de CRM se torna tão importante, juntamente com o entendimento do time de vendas sobre como conduzir esse processo.

Neste artigo, vamos abordar mais profundamente o que é o gerenciamento de contatos e como sua equipe pode manter a base atualizada em todas as etapas de vendas. 

Boa leitura!

O que é o gerenciamento de contatos?

O gerenciamento de contatos nada mais é do que o processo de registro, organização, rastreamento e atualização de todas as informações dos clientes. Além dos dados básicos, é preciso registrar as interações dos clientes com a equipe nos diferentes pontos de contato com a companhia.

Para além de nome, cargo, endereço e telefone, é necessário registrar transações comerciais, solicitações de atendimento, conversas, dúvidas, preferências e informações particulares dos clientes, como seu time de futebol do coração. 

Quanto mais completa for sua lista de contatos de clientes, maiores serão as possibilidades de personalização. 

Esta deve ser uma premissa básica para as abordagens de vendas, visto que 71% dos clientes esperam por experiências personalizadas.

Qual a importância da gestão de contatos?

Existem múltiplas razões que explicam a relevância do gerenciamento dos dados dos clientes. 

Para melhorar o entendimento, vamos analisar essa importância por diferentes perspectivas: a do cliente e a da empresa.

O impacto da gestão de contatos para os clientes

Para os clientes, a gestão de contatos se apresenta por meio de uma experiência mais satisfatória e personalizada.

Quando uma empresa possui um sistema eficaz de gerenciamento de dados dos clientes, ela pode oferecer um atendimento mais direcionado, relevante e contextualizado

Isso significa que os clientes não serão tratados com indiferença, mas sim como indivíduos únicos, com preferências, histórico de compras e interações anteriores reconhecidos, considerados e, sobretudo, valorizados.

Para mais, um gerenciamento bem executado permite uma comunicação consistente e coerente. Dessa forma, os clientes não precisam repetir as mesmas informações sempre que interagem com diferentes membros da equipe ou em canais distintos. 

Como efeito, isso não só economiza tempo, mas também fortalece a confiança do cliente na empresa, mostrando que respeita e mantém os dados fornecidos com todo o cuidado.

O impacto da gestão de contatos para as empresas 

Já para as empresas, o gerenciamento dos contatos é uma estratégia que gera diversos benefícios, os quais contribuem para o crescimento das vendas e dos índices de fidelização de clientes.

A empresa ganha uma visão mais profunda e detalhada dos clientes, uma vez que a centralização de informações possibilita a compreensão mais precisa do comportamento do público

Com isso, é possível: 

  • personalizar as abordagens de vendas;
  • segmentar clientes de forma mais eficiente;
  • identificar oportunidades de up selling e cross-selling;
  • usar dados para aprimorar estratégias de vendas.

E, no que tange à organização, o gerenciamento de contatos evita problemas como:

  • duplicidade de dados;
  • perda de informações;
  • divergências na comunicação com o cliente;
  • atrasos em follow-ups;
  • reclamações;
  • decisões desinformadas.

Como fazer o gerenciamento de contatos de clientes ao longo do processo de vendas?

Bem, até aqui, você já entendeu o que é e qual a importância do gerenciamento das informações dos clientes.

Agora, veja dicas valiosas para conduzir essa estratégia ao longo do processo comercial. Acompanhe!

  1. Invista em um CRM

É possível gerenciar os contatos dos clientes em qualquer tipo de ferramenta que você utilizar. No entanto, fazer isso com o apoio de um CRM completo e prático te poupará muitas dores de cabeça!

A propósito, é indispensável considerar investir em um sistema de CRM. Como você verá nas próximas dicas, esta plataforma possibilita otimizar e automatizar a gestão, eliminando a maior parte do trabalho manual da equipe

  1. Crie campos customizados

Personalize o sistema de CRM escolhido para que atenda às necessidades da sua empresa, criando campos customizados para coletar informações pertinentes para o modelo de negócio. 

No Agendor, por exemplo, você pode criar diversos campos para manter o formulário de clientes completo, sem faltar nenhum dado importante para que sua equipe possa vender de forma eficaz.

Veja como é simples customizar campos no Agendor:

  1. Registre as conversas

O registro das conversas é fundamental para acompanhar o histórico das interações com os clientes. 

E, para que seja feito da forma certa, é necessário anotar detalhes importantes de cada interação, seja ela por telefone, email ou reunião presencial. 

Com isso, os vendedores podem construir um panorama completo da relação com o cliente e facilitar o entendimento das necessidades dele ao longo do tempo.

No CRM do Agendor, otimizamos e automatizamos isso para você de duas maneiras diferentes, tanto no WhatsApp, quanto nas ligações.

Confira como funciona a integração do Agendor com o WhatsApp Web para otimizar a gestão das suas conversas:

Para complementar, conheça o VoIP do Agendor e veja como automatizar o registro das ligações de vendas:

  1. Integre com outras soluções 

Considere integrar seu sistema de CRM com outras soluções que a equipe utiliza, como ferramentas de automação de marketing ou suporte ao cliente. 

Essa integração permite que os dados fluam e sejam atualizados de forma mais eficaz entre diferentes departamentos, garantindo uma visão unificada do cliente.

  1. Atualize os dados regularmente

Mantenha o hábito de atualizar as informações dos clientes com regularidade. Quando eles mudam de cargo, empresa ou as necessidades evoluem, essas atualizações são cruciais para manter o atendimento contextualizado.

Vale ressaltar que, além dos campos de dados básicos ou formais, é interessante usar a função de anotações e comentários no CRM para capturar detalhes adicionais, como insights sobre a personalidade do cliente, preferências não convencionais ou qualquer informação que não tenha um campo específico.

Gerencie seus contatos em poucos cliques com o CRM do Agendor!

Como você viu, o Agendor é um grande parceiro para o processo de gerenciamento de contatos dos clientes. 

Nós oferecemos uma plataforma simples, ainda que completa, para que os vendedores percam menos tempo conferindo dados e invistam mais em suas negociações.

Está esperando o que para começar a gerenciar seus contatos no nível mais alto de excelência?

Conte com o Agendor para isso! Teste gratuitamente nossa plataforma e impressione seus clientes com abordagens personalizadas!