O avanço da tecnologia mudou a forma como os consumidores compram e interagem com as marcas. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão investindo no processo de pré-vendas pelo WhatsApp. A sua ficará de fora disso?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo: 

  • A pré-venda pelo WhatsApp é o procedimento de prospecção e qualificação de leads pelo aplicativo de mensagens para identificar os que têm maior potencial de se tornar clientes. 
  • Essa estratégia não apenas otimiza a prospecção, mas também melhora o relacionamento com o cliente ao entregar leads qualificados para a equipe de vendas.
  • Para criar um plano de pré-venda pelo WhatsApp, é fundamental conhecer o perfil do consumidor, utilizar o WhatsApp Business e criar um roteiro de mensagens para direcionar as ações.
  • O processo de pré-venda pode fazer parte da estratégia de prospecção de clientes e ajudar a gerar leads qualificados, que estão prontos para fazer negócios com você. 
  • Ter um bom CRM de vendas favorece a etapa de pré-vendas. Pensando nisso, faça um teste grátis no Agendor e descubra o que ele pode fazer pela sua empresa.

Para compreender melhor os motivos para o crescimento dessa estratégia, trouxemos os dados de uma pesquisa feita pelo Datafolha. O levantamento mostrou que 92% dos brasileiros usam o WhatsApp e 44% das pessoas consideram essa sua rede social favorita.

Logo, não é difícil imaginar que esse canal pode (e deve) ser usado para falar com as empresas. Basicamente, esses números apenas indicam que existem oportunidades – ainda pouco exploradas – de vendas neste canal. 

Com isso em mente, preparamos um artigo completo para explicar o que é, quais os benefícios e como fazer pré-venda pelo WhatsApp. Continue lendo e confira!

Primeiramente, o que é pré-venda pelo WhatsApp?

A pré-venda é a etapa da jornada do cliente que antecede a compra do produto ou serviço. É nela que acontecem os processos de prospecção e qualificação dos leads pela equipe de marketing para, em seguida, serem enviados para o time comercial dar início ao processo de vendas.

Em outras palavras, é um conjunto de táticas que visa identificar os prospects que têm maior potencial de virar clientes. O objetivo aqui é prepará-los para receber a proposta de venda e, assim, aumentar as chances de fechar negócio com a marca. 

Nesse caso, o canal utilizado para entrar em contato com os potenciais clientes e apresentar a solução da empresa é o WhatsApp, que possibilita uma comunicação direta e imediata. Ficou claro?

>>>> Veja também: tudo o que você precisa saber sobre o pré-vendedor e suas funções

Quais as vantagens da estratégia de pré-vendas pelo WhatsApp?

Já falamos que o WhatsApp é utilizado por mais de 90% dos brasileiros. Assim, fica fácil entender porque elaborar um processo de pré-venda voltado para ele, certo? Mas caso reste alguma dúvida, confira a seguir 2 benefícios dessa estratégia!

1. Otimização do processo de aquisição de clientes 

Uma das vantagens da pré-venda pelo WhatsApp é que esse processo otimiza a aquisição de leads qualificados. Isto é, as pessoas que têm mais chances de se tornar clientes. 

Isso ocorre devido aos processos de educação e triagem que podem ser feitos diretamente pelo canal. 

Desse modo, ao entrar em contato com os leads, o time de marketing consegue identificar os perfis de clientes mais promissores e, assim, repassar apenas os melhores para a equipe comercial.

Ao final de tudo, até mesmo o processo de vendas flui mais rapidamente, uma vez que apenas pessoas realmente interessadas em adquirir a solução dão entrada nele.

2. Melhora do relacionamento com os consumidores 

Outro ponto que merece ser citado é que a pré-venda pelo WhatsApp melhora o relacionamento com os clientes

Imagine que você precisa escolher entre duas empresas e consegue falar diretamente pelo WhatsApp com uma delas para tirar dúvidas, mas a outra não disponibiliza esse canal de contato. 

A opção mais viável é a primeira, concorda? Afinal, ela mostra ter consideração pelo consumidor e está sempre disponível para atendê-lo. Como resultado, é mais fácil criar um relacionamento duradouro com ela. 

Como fazer pré-venda pelo WhatsApp? Melhores estratégias para adotar 

E aí, ficou ansioso para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp no seu negócio? Então, siga a leitura e confira quais estratégias você deve adotar para ter sucesso. 

1. Saiba quem são seus clientes 

O primeiro passo para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp é conhecer bem seus clientes. Em outros termos, saber quem são eles, quais canais de contato mais usam, como falam e o que costumam comprar. 

Tudo isso serve para estabelecer um método de abordagem que faça sentido, ofereça a solução certa e não assuste os potenciais consumidores do seu negócio. 

>>>> Veja mais: como abordar um cliente pelo WhatsApp — 5 dicas para fechar mais vendas

2. Use o WhatsApp Business 

O segundo passo é instalar o WhatsApp Business, que é a versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas. 

Além de dar mais profissionalismo e credibilidade para a marca, ele possui funcionalidades únicas, como envio de catálogos e mensagens automáticas

>>>> Aprenda mais: WhatsApp Business — como utilizar uma das mais importantes ferramentas de vendas 

3. Crie um roteiro de mensagens 

Não se esqueça de criar um roteiro para suas mensagens, definindo:

  • os materiais que serão enviados — imagens, vídeos, catálogos etc.;
  • o tom da conversa;
  • a frequência das mensagens. 

Esse processo alinha o fluxo de conteúdo com o perfil dos clientes e evita que as mensagens se tornem cansativas, afastando os potenciais consumidores.

4. Use um chatbot

Os chatbots são ferramentas que automatizam o atendimento via WhatsApp, interagindo com os usuários por conta própria. Basta instalar, ajustar os detalhes e pronto. 

No processo de pré-vendas, eles podem ser programados para responder solicitações simples, como enviar catálogos ou informar o horário de funcionamento. 

Com isso, pode-se atender os prospects 24 por dia e mais rapidamente, melhorando o relacionamento deles com a marca e aumentando as chances de se tornar clientes. 

5. Invista em um CRM de vendas 

Para coroar a estratégia, vale a pena investir em um CRM de vendas. Um bom software, como o Agendor, conta até mesmo com a funcionalidade de integração com o WhatsApp

Assim, você tem um histórico centralizado das suas mensagens e garante a segurança dos dados dos seus clientes, sem precisar pagar a mais.

Confira as vantagens de usar um CRM de vendas brasileiro:

A propósito, você pode testar o Agendor gratuitamente. Basta fazer sua inscrição e aproveitar tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio!