Entender como abordar um cliente pelo WhatsApp se tornou essencial para a evolução das negociações, tanto no mercado B2B quanto no B2C.

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Principais aprendizados deste artigo:

O aplicativo WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. De acordo com um levantamento da Statista, 96% da população brasileira tem o WhatsApp como o canal preferido para enviar mensagens diretas.

O que isso significa? Que encontrar um meio direto para se comunicar com o seu cliente está mais fácil do que nunca! E se você ainda não investe no WhatsApp para vender, pode estar perdendo uma boa oportunidade de fechar mais negócios.

Em contrapartida, saber exatamente como abordar um cliente pelo WhatsApp é determinante para o sucesso da venda. Afinal, esse canal é muito competitivo e é preciso ter estratégia para saber se destacar sem ser invasivo.

E para te ajudar com isso, neste artigo separamos 5 dicas que você deve seguir se quiser fechar mais vendas. Vamos nessa?

Os benefícios do WhatsApp como canal de venda

Antes de seguirmos para as dicas sobre como abordar um cliente pelo WhatsApp, é importante o valor desse aplicativo como canal de venda. Dessa forma, você poderá compreender melhor a relevância dessas orientações.

Além disso, é necessário desvincular a ideia de que o WhatsApp não serve para negócios, principalmente no segmento B2B. Esta é uma ferramenta fundamental para vendedores!

Apesar do aplicativo ser muito relacionado como um canal informal, a acessibilidade que o WhatsApp oferece abre a possibilidade de gerar vendas realmente valiosas.

Confira também: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

Notificações tentadoras

Quem nunca ouviu o som de notificação do WhatsApp e imediatamente olhou para o celular?

Mesmo sem perceber, sempre damos aquela espiada para checar essas notificações. É isso que as torna tão tentadoras.

Ainda é preciso muita criatividade para elaborar mensagens atrativas, mas o cliente com certeza irá visualizar a sua mensagem. 

Por isso, diferentemente do e-mail, o aplicativo do WhatsApp possui uma taxa de abertura de quase 100%.

Comunicação mais veloz

As interações pelo WhatsApp são menos burocráticas e muito mais velozes, já que o canal é feito exclusivamente para comunicação. 

Algumas trocas de mensagens instantâneas podem tirar as dúvidas do cliente e aceleram o atendimento. E um atendimento ágil é primordial para o sucesso nas vendas.

Cerca de 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp como principal fonte de informação em relação às marcas. Ou seja, disponibilizar seu atendimento neste canal é a maneira mais acessível e segura para seus clientes entenderem mais sobre seus produtos e serviços. 

Por outro lado, o aplicativo também oferece opções de vídeo, áudio ou ligação para comunicação. Basta escolher o formato que mais agrada seu cliente e seguir o contato.

Mensagens automáticas

Pelo WhatsApp Business é possível criar mensagens automáticas para sinalizar a sua ausência, ou para saudação.

Caso um cliente envie uma mensagem fora do seu horário de atendimento, o aplicativo dispara uma mensagem automática para informar que você não está disponível naquele momento. Isso evita ruídos na comunicação e desencontros. 

Exposição de produtos

Imagine que um possível cliente recebeu o seu contato como indicação e, pelo WhatsApp Business, já encontra todo o seu catálogo de produtos e respectivos valores disponíveis no seu perfil.

Reflita sobre o tempo economizado para enviar fotos dos produtos e cada valor descrito separadamente. 

A funcionalidade de construir uma vitrine virtual permite mais facilidade para ambas as partes da negociação, e garante uma informação mais centralizada.

Mais dicas para suas abordagens comerciais. Conheça o Spin Selling:

Como abordar um cliente pelo WhatsApp? 5 dicas

Pelos dados que citamos anteriormente é possível entender a relevância do WhatsApp para a comunicação com o cliente e fechamento de negócios. 

Mas, lembre-se: saber como abordar um cliente pelo WhatsApp é essencial. Caso essa abordagem seja feita da forma errada, seu cliente pode denunciá-lo como SPAM. Fato que, se ocorrer, pode aborrecer seu cliente e manchar a imagem da sua empresa.

Portanto, atenção às nossas dicas para abordar um cliente pelo WhatsApp da forma correta!

1. Utilize o WhatsApp Business

A versão WhatsApp Business contém funcionalidades exclusivas para empresas, como:

  • catálogo de produtos;
  • mensagens automáticas;
  • respostas rápidas;
  • etiquetas para categorizar contatos;
  • mensagem interativa;
  • pagamentos pela plataforma.

Além de facilitar as interações comerciais, o WhatsApp Business profissionaliza sua conta. Isso significa que, se um cliente receber uma abordagem de um contato que não seja uma conta comercial, pode ficar desconfiado e não respondê-lo. 

Por essa razão, se você quiser saber como abordar um cliente pelo WhatsApp de maneira assertiva, essa dica é a mais fundamental. Crie uma conta no WhatsApp Business para passar mais confiança para o cliente e otimizar atividades comerciais. E não se preocupe, esta versão também é gratuita. 

Leita também: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

2. Informe ao cliente como você chegou até ele

O WhatsApp é um aplicativo muito pessoal, mesmo quando utilizado para fins profissionais, visto que este é o canal que possibilita o contato com as pessoas de forma mais direta. 

Por isso, algumas abordagens podem soar invasivas demais e incomodar os clientes. Em vista disso, para não causar estranheza, é necessário informar ao cliente como você chegou até ele. 

Seja por uma indicação, por alguma interação nas redes ou por algum grupo de WhatsApp. Sinalizar isso gera a sensação de segurança em relação ao número de contato do cliente e evita SPAM.

3. Evite mensagens longas

Uma dica importante para abordar um cliente pelo WhatsApp é se atentar ao tamanho das mensagens. 

Tenha em mente que o WhatsApp é um canal de mensagens rápidas, então evite mensagens únicas e longas, e priorize enviar mais de uma mensagem, porém curta. 

Isso facilitará a legibilidade de mensagem, tornando-a mais amigável ao leitor e aumentando sua taxa de resposta.

Quem nunca se deparou com uma mensagem longa do WhatsApp, preferiu responder depois, mas acabou se esquecendo?

4. Personalize as mensagens

Por mais que você faça uso de mensagens diretas para abordar um cliente no WhatsApp, é importante personalizá-la. Este é um canal direto, portanto, a personalização é fundamental.

As mensagens automáticas são facilitadoras, mas não exagere. WhatsApp não é chatbot!

5. Direcione o cliente para uma ligação

Este é o ponto-chave. 

Alguns clientes podem preferir tratar por mensagens, mas é necessário oferecer opções.

Por mais ágeis que as mensagens sejam no WhatsApp, uma ligação de 10 minutos ainda pode ser mais assertiva para apresentar sua empresa, seus produtos e serviços e agendar reuniões.

Sem contar que, por ligação, o tom de voz dos vendedores é determinante para gerar engajamento e rapport.

 Por isso, em sua abordagem, sendo de preferência do cliente ou não, disponibilize-se por uma ligação. 

Modelo pronto para abordar clientes B2B por WhatsApp

Vamos colocar a mão na massa?

Elaboramos um modelo pronto de uma mensagem que pode ser enviada para abordar clientes B2B pelo WhatsApp.

Esse modelo pode servir de diretriz para que você desenvolva sua própria mensagem e comece a prospectar mais clientes por este canal e conquistar mais vendas! Veja só:

“Olá, [nome do cliente], tudo bem?

Sou o [seu nome] da [nome da sua empresa] e encontrei o seu contato por [indicação, grupo do WhatsApp, LinkedIn…].

Vi que você se interessou por [o que sua empresa e o cliente têm em comum].

Aqui na [nome da sua empresa] oferecemos [produto ou serviço] que pode trazer [benefícios para o cliente].

O que acha de conversarmos sobre como a [nome da sua empresa] pode ajudar a [nome da empresa do cliente] a [ganho em relação ao produto], no dia [data] às [horário]?”

Observe um exemplo na prática:

Agendor + WhatsApp: como integrar?

Para facilitar ainda mais a velocidade nas negociações, o Agendor conta com uma funcionalidade exclusiva para integração com o WhatsApp e otimizar a rotina de comunicação com o cliente! Entenda como:

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Continue aprendendo: veja mais dicas para organizar sua prospecção de clientes no Guia da Prospecção B2B!