Não tem como captar clientes de contabilidade sem conquistar sua confiança!

O contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Toda empresa necessita de um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papeis, alvarás e licenças em ordem. De preferência, um profissional que saiba tudo sobre nota fiscal eletrônica, por exemplo!

Se por um lado essa característica atrai uma grande demanda de empresários, por outro a concorrência é acirrada! Nesse contexto, como captar clientes de contabilidade?

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A primeira providência é ser competente em seu trabalho, sem esse requisito, por mais investimentos que se faça, não há como captar clientes de contabilidade, que prezam muito pela confiança em quem presta este serviço e na certeza de que não serão surpreendidos por uma eventual falha que possa prejudicar seu negócio com multas, por exemplo.

Mas essa parte, deixamos por sua conta! A excelência de seus serviços é algo que você sabe desempenhar muito bem. O tema de nosso texto será outro, uma área que não é sua especialidade: o marketing e a propaganda.

Portanto, fique atento: vamos apresenta, a seguir, 7 dicas de como atrair clientes de contabilidade!

Uma das maneiras de se captar clientes, em qualquer área, é por meio da prospecção. E um sistema de CRM pode ajudar a manter essa rotina de prospecção mais organizada e eficaz. Baixe nosso e-book e veja algumas dicas: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes.

como captar clientes de contabilidade

Crie perfis de clientes e descubra suas “dores”

7 Dicas de como captar clientes de contabilidade

Antes de passarmos algumas das práticas que o mercado está usando para isso, é preciso que você entenda um pouco melhor sua própria empresa. Por isso, nossas primeiras dicas se referem mais a marketing do que a vendas, confira:

1- Qual o diferencial de seu negócio?

Em um mercado de alta concorrência como o seu, ter aquele “algo a mais”, aquela qualidade que é difícil dos concorrentes imitarem, é a saída para se destacar. Seu diferencial pode ser:

  • A agilidade no envio de informações e documentos
  • Excelência técnica
  • Atendimento personalizado
  • Uso de softwares especializados
  • Uma rede de filiais que facilita o trabalho
  • Localização privilegiada

Outra maneira de se diferenciar, pode ser a especialização em um nicho, como atender prioritariamente escritórios de advocacia, grandes empresas de produtos de consumo ou PMEs etc. Sempre se capacitando ao máximo para atender ao nicho escolhido.

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Destaque aquilo que faz melhor que os outros

2- Posicionamento de marca

Desde a escolha de nomes para escritório de contabilidade, passando pela identidade visual corporativa, como logo e cores, tudo isso deve passar “pistas” para que seu público entenda qual é seu diferencial.

Portanto, se você decidiu atender prioritariamente escritórios de advocacia, cores sóbrias, como azul escuro e cinza, e uma tipografia clássica, usando letras com serifas, seria mais indicado. Já para escritórios de arquitetura, por exemplo, pode ser algo mais colorido, criativo, com uma tipografia de letras leves e de traços finos.

3- Perfil dos clientes: Personas

Esse é o primeiro passo de como captar clientes de contabilidade na prática.

Defina claramente quem é seu cliente, tanto a empresa, como a pessoa com quem vai falar, usualmente, pode ser algo assim:

  • Empresa: Grandes empresas, com pelo menos 2 filiais em outros estados, com faturamento anual de X, pelo menos “tantos” colaboradores e que emita em torno de Y notas fiscais por mês.
  • Persona com quem fala: Diretor financeiro, geralmente casado e com filhos, alguns deles já na faculdade. Ótimo padrão de vida, faculdade de ponta e MBA no currículo, detalhista e meticuloso. Gosta de futebol e churrasco.

Você pode até dar um nome para esse personagem fictício: seu Durval, que tal?

Pode haver várias personas, se seu negócio necessitar.

4- Procurando novos clientes

Use sites de entidades de classe patronais e associações comercias, sua rede de contatos, indicações de clientes atuais e até as mídias sociais (com discrição) para encontrar perfis que se encaixem em suas personas e envie para a área comercial.

Veja aqui mais algumas dicas de persuasão de clientes e passe para sua equipe: As 7 etapas do processo de vendas: siga esse passo a passo!

5- Presença nas redes sociais

Cuidado! É importante ter um Facebook e talvez até um Twitter, mas eles devem ser extremamente profissionais e tratar só de assuntos relacionados a sua empresa. Não significa ficar falando de seus “produtos e serviços”, mas de assuntos que possam interessar a suas personas.

A rede social mais indicada para isso é o LinkedIn.

6- Marketing de conteúdo

Uma tendência que tem se mostrado bastante efetiva na maneira de como captar clientes para contabilidade – e diversas outras empresas – é a criação de um blog com assuntos de interesse de seus clientes.

Para que isso funciona adequadamente, é preciso que se usem ferramentas na internet que descobrem quais as palavras-chave que seus clientes mais usam em buscas no Google e que estão relacionadas ao seu negócio. Depois, cria-se um artigo sobre esse assunto. São as chamadas técnicas de SEO.

  • Por exemplo: se você se especializou em escritórios de arquitetura, assuntos como paisagismo, novos materiais no mercado, eventos de decoração e urbanismo, leis de zoneamento etc., podem estar na mira desses clientes.

Depois que começam a perceber que seu blog sempre tem algo interessante a oferecer, pode ser que assinem uma Newsletter, baixem um e-book ou se inscrevam para um seminário e, para isso, deixem seus dados cadastrados em um formulário, se tornando um potencial cliente a quem você poderá contatar.

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Uma palestra é uma maneira de atrair muitos clientes

7- Palestras e eventos

Além de participar desse tipo de encontro de negócios para fazer contatos e ser visto, você pode até mesmo oferecer uma palestra (tanto feita por você ou por alguém de sua equipe que ache capaz, ou contratando um palestrante profissional) e convidar clientes atuais e potenciais e pedir que tragam amigos.

Quem não gosta de se capacitar gratuitamente, se o conteúdo da palestra for realmente bom?

Apresentamos para você 7 ideias e providências de como captar clientes de contabilidade. Ponha tudo isso em prática e você verá que traz resultados, principalmente se tiver um sistema de CRM ajudando a definir perfiz, cadastrar clientes e ter todas as informações que precisa sobre eles, de onde estiver e atualizadas em tempo real, gerando muito mais fidelização.

Conheça mais sobre os benefícios do CRM e a fidelização de clientes lendo este artigo: Fidelização de clientes é legal: clientes sempre com você!