Não tem como captar clientes de contabilidade sem conquistar sua confiança!

Principais aprendizados deste artigo:

  • É através do seu posicionamento de marca que o público irá entender o diferencial do seu negócio.
  • Crie personas que definam bem quem é o seu cliente de contabilidade e faça pesquisas (sites, rede de contatos, indicações de clientes) para prospectar e gerar leads qualificados.
  • Marque presença nas redes sociais tratando de assuntos relacionados à sua empresa. Explore o marketing de conteúdo com um blog que aborde assuntos de interesse do seu cliente, utilizando técnicas de SEO nos textos.
  • Use ferramentas gratuitas como Google My Business para que sua empresa seja encontrada com mais facilidade pelos potenciais clientes na web. Outra dica é o SEO local, que sugere seu negócio para clientes que estejam por perto.
  • Colha depoimentos dos seus clientes e construa cases de sucesso para gerar mais autoridade. Um programa de indicação também ajuda a atribuir maior relevância e pode ser utilizado para oferecer recompensas e benefícios a quem fizer indicações.
  • Mensure o retorno das ações de captação para aperfeiçoar suas estratégias. Experimente usar um sistema de CRM para calcular a taxa de conversão das prospecções e torná-las mais assertivas. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

O contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Toda empresa necessita de um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papéis, alvarás e licenças em ordem. De preferência, um profissional que saiba tudo sobre nota fiscal eletrônica, por exemplo!

Se por um lado essa característica atrai uma grande demanda de empresários, por outro a concorrência é acirrada! Nesse contexto, como captar clientes de contabilidade?

A primeira providência é ser competente em seu trabalho, sem esse requisito, por mais investimentos que se faça, não há como captar clientes de contabilidade, que prezam muito pela confiança em quem presta este serviço e na certeza de que não serão surpreendidos por uma eventual falha que possa prejudicar seu negócio com multas, por exemplo.

Mas essa parte, deixamos por sua conta! A excelência de seus serviços é algo que você sabe desempenhar muito bem. O tema de nosso texto será outro, uma área que não é sua especialidade: o marketing e a propaganda.

Portanto, fique atento: vamos apresentar, a seguir, 11 dicas de como atrair clientes para escritório contábil:

  1. Qual o diferencial de seu negócio?
  2. Posicionamento de marca
  3. Perfil dos clientes: Personas
  4. Procurando novos clientes
  5. Presença nas redes sociais
  6. Marketing de conteúdo
  7. Google My Business e SEO local 
  8. Depoimentos e avaliação de clientes
  9. Programas de indicação
  10. Palestras e eventos
  11. Mensurar o retorno das ações de captação

Uma das maneiras de captar clientes, em qualquer área, é por meio da prospecção. E um sistema de CRM pode ajudar a manter essa rotina de prospecção mais organizada e eficaz. Baixe nosso e-book e veja algumas dicas: Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes.

11 dicas de como captar clientes de contabilidade

Antes de passarmos algumas das práticas que o mercado está usando para isso, é preciso que você entenda um pouco melhor sua própria empresa. Por isso, nossas primeiras dicas se referem mais a marketing do que a vendas, confira:

1- Qual o diferencial de seu negócio?

Em um mercado de alta concorrência como o seu, ter aquele “algo a mais”, aquela qualidade que é difícil dos concorrentes imitarem, é a saída para se destacar. Seu diferencial pode ser:

  • a agilidade no envio de informações e documentos;
  • excelência técnica;
  • atendimento personalizado;
  • uso de softwares especializados;
  • uma rede de filiais que facilita o trabalho;
  • localização privilegiada.

Outra maneira de se diferenciar, pode ser a especialização em um nicho, como atender prioritariamente escritórios de advocacia, grandes empresas de produtos de consumo ou PMEs etc. Sempre se capacitando ao máximo para atender ao nicho escolhido.

Destaque aquilo que faz melhor que os outros

2- Posicionamento de marca

Desde a escolha de nomes para escritório de contabilidade, passando pela identidade visual corporativa, como logo e cores, tudo isso deve passar “pistas” para que seu público entenda qual é seu diferencial.

Portanto, se você decidiu atender prioritariamente escritórios de advocacia, cores sóbrias, como azul escuro e cinza, e uma tipografia clássica, usando letras com serifas, seria mais indicado. Já para escritórios de arquitetura, por exemplo, pode ser algo mais colorido, criativo, com uma tipografia de letras leves e de traços finos.

3- Perfil dos clientes: Personas

Esse é o primeiro passo de como captar clientes de contabilidade na prática.

Defina claramente quem é seu cliente, tanto a empresa, como a pessoa com quem vai falar, usualmente, pode ser algo assim:

  • Empresa: Grandes empresas, com pelo menos 2 filiais em outros estados, com faturamento anual de X, pelo menos “tantos” colaboradores e que emita em torno de Y notas fiscais por mês.
  • Persona com quem fala: Diretor financeiro, geralmente casado e com filhos, alguns deles já na faculdade. Ótimo padrão de vida, faculdade de ponta e MBA no currículo, detalhista e meticuloso. Gosta de futebol e churrasco.

Você pode até dar um nome para esse personagem fictício: seu Durval, que tal?

Pode haver várias personas, se seu negócio necessitar.

4- Procurando novos clientes

Use sites de entidades de classe patronais e associações comerciais, sua rede de contatos, indicações de clientes atuais e até as mídias sociais (com discrição) para encontrar perfis que se encaixem em suas personas e envie para a área comercial.

Veja aqui mais algumas dicas de persuasão de clientes e passe para sua equipe: As 7 etapas do processo de vendas: siga esse passo a passo!

5- Presença nas redes sociais

Uma boa dica de como atrair clientes para escritório contábil é ter presença nas redes sociais. Mas cuidado!

É importante ter um LinkedIn, um Facebook e talvez até um Twitter, mas eles devem ser extremamente profissionais e tratar só de assuntos relacionados a sua empresa. Não significa ficar falando de seus “produtos e serviços”, mas de assuntos que possam interessar a suas personas.

A rede social mais indicada para isso é o LinkedIn.

6- Marketing de conteúdo

Uma tendência que tem se mostrado bastante efetiva na maneira de como captar clientes para contabilidade – e diversas outras empresas – é a criação de um blog com assuntos de interesse de seus clientes.

Para que isso funcione adequadamente, é preciso que se usem ferramentas na internet que descubram quais as palavras-chave que seus clientes mais usam em buscas no Google e que estão relacionadas ao seu negócio. Depois, cria-se um artigo sobre esse assunto. São as chamadas técnicas de SEO.

Por exemplo: se você se especializou em escritórios de arquitetura, assuntos como paisagismo, novos materiais no mercado, eventos de decoração e urbanismo, leis de zoneamento etc., podem estar na mira desses clientes.

Depois que começam a perceber que seu blog sempre tem algo interessante a oferecer, pode ser que assinem uma Newsletter, baixem um e-book ou se inscrevam para um seminário e, para isso, deixe seus dados cadastrados em um formulário, se tornando um potencial cliente a quem você poderá contatar.

Uma palestra é uma maneira de atrair muitos clientes

7- Google My Business e SEO local

A internet se tornou o principal meio de busca e análise de fornecedores, até mesmo para os modelos de negócio mais tradicionais. Por essa razão, trabalhar na sua presença online é essencial para a prospecção de clientes para contabilidade.

A boa notícia é que você pode contar com ferramentas gratuitas como o Google My Business para que sua empresa seja encontrada com mais facilidade pelos potenciais clientes que buscam por serviços como o seu pela web.

Com essa ferramenta, você pode planejar o que um usuário verá ao efetuar uma busca no Google que tenha sinergia com a sua marca, produto ou serviço. Por meio da sua localização, o potencial cliente recebe uma indicação pelo Google sobre empresas que podem atendê-lo e que estão próximas a ele. 

É necessário fornecer informações como website, horário de funcionamento, dados para contato e localização, para que os clientes possam encontrá-lo com facilidade. Ou seja, quanto mais atualizados esses dados estiverem, melhor!

O SEO local também é uma estratégia que leva em consideração sua localização geográfica e sugere seu negócio para os usuários encontrem uma solução perto do local onde se encontra por meio de palavras-chaves, como:

  • “escritório de contabilidade em São Paulo”;
  • “escritório de contabilidade perto”.

Combinar essas duas táticas, portanto, é uma excelente maneira de captar clientes de contabilidade por meio das buscas pela internet. Mas para que sejam realmente efetivas, é necessário ter um site com boa usabilidade e com informações de contato visíveis. 

8- Depoimentos e avaliação de clientes

Quando estamos buscando por possíveis fornecedores, é natural pesquisarmos sobre as avaliações sobre seus serviços e depoimentos de clientes. Afinal, é um parâmetro que temos para entender se uma empresa é confiável ou não. 

Por isso, é interessante que você colha depoimentos dos seus clientes e construa cases de sucesso para gerar mais autoridade para o seu negócio. Exponha os resultados conquistados com clientes antigos, avaliações do seu atendimento para elevar a imagem da sua marca e reforçar seu profissionalismo.

Além disso, essa prática:

  • reforça seu diferencial competitivo;
  • aumenta sua credibilidade;
  • gera interesse em potenciais clientes;
  • apresenta os benefícios do seu serviço.

Então, se dedicar a construir essas avaliações e depoimentos é, basicamente, comprovar que sua empresa é capaz. E essas considerações precisam estar presentes em vários canais que você tiver, não apenas no site, mas também no Google My Business, que citamos anteriormente, no Linkedin e, inclusive, em propostas comerciais.

9- Programas de indicação

O programa de indicação é uma das mais antigas práticas de marketing utilizadas pelas empresas. Ela consiste em recompensar um cliente ou um parceiro pela indicação do seu serviço para terceiros. 

As indicações tem um grande poder. Isso porque tendemos dar mais relevância por indicações feitas por pessoas em quem confiamos, do que por anúncios na internet ou propagandas. Isso explica a ascensão do marketing de influência nos dias de hoje!

Isso pode acontecer de forma orgânica, muitas vezes desencadeada por um bom atendimento ou por um serviço de alta qualidade. Naturalmente, os clientes muito satisfeitos têm uma maior tendência de indicar produtos ou serviços.

Mas isso também pode ser estimulado por meio de uma “recompensa”. 

Considere criar um programa de indicação que ofereça benefícios para seus parceiros ou clientes que recomendam sua empresa para outros negócios por meio de descontos nas próximas compras ou prêmios.

10- Palestras e eventos

Além de participar desse tipo de encontro de negócios para fazer contatos e ser visto, você pode até mesmo oferecer uma palestra (tanto feita por você ou por alguém de sua equipe que ache capaz, ou contratando um palestrante profissional) e convidar clientes atuais e potenciais e pedir que tragam amigos.

Quem não gosta de se capacitar gratuitamente, se o conteúdo da palestra for realmente bom? Com certeza é uma ótima maneira de atrair clientes para escritório de contabilidade.

11- Mensurar o retorno das ações de captação

Só será possível entender se nossas dicas de como captar clientes de contabilidade realmente estão funcionando na sua empresa se você mensurar os resultados

Caso contrário, você estará “no escuro” e não será capaz de aperfeiçoar ou mudar suas estratégias.

Por esse motivo, se preocupe em ficar de olho nos resultados para compreender o desempenho de cada ação e ser direcionado para aquilo que realmente é saudável para o seu negócio.

Apresentamos para você 11 ideias e providências de como captar clientes de contabilidade. Ponha tudo isso em prática e você verá que traz resultados, principalmente se tiver um sistema de CRM ajudando a definir perfis, cadastrar clientes e ter todas as informações que precisa sobre eles, de onde estiver e atualizadas em tempo real, gerando muito mais fidelização.

Um funil de vendas bem estruturado no CRM é capaz de calcular a taxa de conversão das prospecção para encontrar gargalos e torná-las mais assertivas. Conheça o funil de vendas do Agendor:

Conheça mais sobre os benefícios do CRM e a fidelização de clientes lendo este artigo: Fidelização de clientes é legal: clientes sempre com você!

E se você deseja ainda mais dicas de como atrair clientes para escritório contábil, baixe nosso e-book gratuito, trata-se de um guia completo de como fazer prospecção, conquistar e aumentar o número de clientes do seu negócio: O Guia da Prospecção – Como prospectar novos clientes, gerar leads qualificados e prontos para comprar