Para garantir a lucratividade de um negócio, os empreendedores e gestores devem oferecer uma experiência agradável aos consumidores e definir estratégias que possam atrair e fidelizar mais clientes.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A padronização de atendimento ao cliente otimiza as atividades do time e permite mais velocidade e assertividade nos atendimentos.
  • Colaboradores mais confiantes, avaliações de desempenho mais seguras e maior lucratividade para a empresa são algumas das vantagens percebidas na padronização do atendimento.
  • O atendimento personalizado também é bem-vindo, no entanto, é preciso trabalhar em equilíbrio com a padronização para melhorar ainda mais a experiência do cliente.
  • O primeiro passo para iniciar essa estratégia é conhecer o perfil do cliente da empresa. Ferramentas como ICP e persona podem ajudar a entender mais profundamente o comportamento do cliente.
  • O treinamento de colaboradores também é uma etapa primordial na implementação da padronização, visto que o time, como um todo, precisa estar qualificado o bastante para praticar um atendimento de sucesso.
  • O CRM é uma peça-chave nesta estratégia, já que centraliza informações ricas dos clientes que podem ser analisadas para o atendimento. Saiba mais em Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais

Pensando nisso, uma tática que pode ser utilizada é a padronização do atendimento ao cliente.

Esta nada mais é do que uma estratégia que busca sistematizar o atendimento para garantir mais fluidez na comunicação e nos processos internos.

A padronização de atendimento ao cliente também permite que os gestores tenham maior visibilidade sobre o desempenho do seu time e do atendimento em si, possibilitando a implementação de mudanças e aprimoramentos de maneira mais segura, que reforce o valor que uma marca possui com seus clientes.

Apesar disso, um grande dilema ronda essa discussão: afinal, o que é melhor? Um atendimento padronizado ou um atendimento personalizado?

Neste artigo, vamos entender mais profundamente a importância da padronização do atendimento ao cliente, e entender qual seria a melhor resposta para a questão citada.

Continue a leitura para conferir!

O que é padronização de atendimento ao cliente?

A padronização de atendimento ao cliente é uma estratégia que utiliza atividades e abordagens pré-estabelecidas para guiar o relacionamento com o cliente, seguindo um mesmo processo.

O time de atendimento poderá ter claras quais são as etapas de cada atendimento, o que deve ser executado, qual tom de voz mais adequado e como lidar com cada cliente. Assim, podem ganhar produtividade e rapidez em suas tarefas diárias, e proporcionar uma experiência de alto nível.

Para isso, os gestores oferecem treinamentos para os novos colaboradores integrantes do time de atendimento e fornecem materiais, como os guias e scripts, antes mesmo de começarem a atuar no departamento de maneira efetiva.

Pense no seu processo de venda atual. Os vendedores adaptam suas abordagens para cada particularidade do cliente, mas seguem o mesmo processo comercial, certo? 

Mesmo que as negociações contemplem produtos ou serviços distintos, os vendedores seguem o mesmo funil de vendas para ter certeza de que cada etapa está sendo concluída de forma a guiar a venda até o fechamento.

Essa é a mentalidade da padronização de atendimento ao cliente!

Por que é importante padronizar o atendimento ao cliente?

A palavra “padronizar” pode soar um pouco robótica e, se levarmos em consideração as preferências atuais do consumidor, que é mais favorável à personalização, essa estratégia pode parecer um “tiro no pé”.

Na realidade, padronizar está longe de manter o atendimento robótico. Até porque, nos tempos atuais, é muito difícil imaginar uma estratégia de atendimento ao cliente de sucesso sendo feita apenas por robôs ou respostas automatizadas, não é mesmo?

Neste caso, a padronização diz respeito aos processos e etapas que um cliente passa durante um atendimento, gerando mais agilidade e praticabilidade para ambas as partes.

Os colaboradores do time de atendimento, por sua vez, contam com um processo claro e com os insumos certos para resolver quaisquer problemas ou demandas que possam surgir em um contato.

Com isso, muitas vantagens são desencadeadas. Veja a seguir:

  1. Melhora a experiência do cliente, já que os clientes contam com uma equipe que está preparada e bem treinada para lidar com suas solicitações.
  2. Diminui erros e retrabalhos, uma vez que a equipe tem o suporte de materiais, guias e treinamentos.
  3. Eleva a reputação da marca com um atendimento que reforça sua identidade e atrai mais clientes.
  4. Facilita a análise de desempenho, visto que um processo padronizado colabora para o mapeamento de gargalos e indicadores que expõem a performance do time e do atendimento.
  5. Maior lucratividade para o negócio por meio da fidelização, captação de novos clientes e da otimização de atividades.

Conheça também 6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

Atendimento padronizado e atendimento personalizado: o que é melhor?

É fato que os clientes preferem um atendimento personalizado. De acordo com um levantamento feito pela Epsilon, 80% dos consumidores preferem companhias que ofereçam experiências personalizadas. 

No entanto, é preciso entender que a padronização é imprescindível para mensurarmos e mapearmos o desempenho do atendimento com clareza. Além disso, é por meio da padronização que podemos montar um guideline rico para que o time tenha os melhores recursos para atender os clientes.

Por outro lado, uma padronização que é levada à risca pode burocratizar o atendimento e afetar negativamente a experiência do cliente.

Por essa razão, é preciso equilibrar estes dois aspectos para conseguir, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência agradável para o cliente, e controlar o processo de atendimento de maneira assertiva.

A padronização de atendimento ao cliente pode ser usada, por exemplo, para auxiliar na construção de materiais e guias que apoiem os processos internos, para segmentar clientes e definir abordagens adequadas para cada momento da jornada de compra e para avaliar o atendimento e aplicar melhorias.

Já o atendimento personalizado é uma boa para acelerar ainda mais o atendimento, já que não existem abordagens ou processos que guiem os contatos. 

A personalização também é bem-vinda para promover descontos ou clientes especiais, com maior participação na renda da empresa.

4 passos para padronizar o atendimento ao cliente 

Agora que você entendeu a importância da padronização de atendimento ao cliente, confira este passo a passo prático para aplicar essa estratégia na sua empresa!

1. Conheça profundamente o seu cliente

Para criar um atendimento padronizado, é essencial que você saiba com quem você está falando.

Em outras palavras, você precisa entender:

Quanto maior a quantidade de informações você tiver, mais assertiva será a sua abordagem. Para isso, não se esqueça de consultar o seu sistema de CRM e checar o histórico de interações com o cliente. 

Isso o ajudará a compreender sua jornada de compra e possibilitará o desenvolvimento de um atendimento certeiro.

Veja como consultar os históricos do CRM do Agendor:

2. Elabore um guia de boas práticas para um atendimento

Cada empresa possui um perfil de cliente específico. Para atendê-lo da melhor forma, é necessário tomar alguns cuidados e compreender suas particularidades.

Se sua empresa lida com um perfil de cliente muito técnico ou de cargos de diretoria ou C-levels, uma boa prática, por exemplo, seria seguir um tom de voz similar ao cliente, ou seja, sem gírias ou muita informalidade.

Analise seu cliente e procure por todos os aspectos que caracterizam valor a ele. Depois, monte um guia de boas práticas que seja sucinto e claro para que a equipe de atendimento possa consultar com facilidade e não se esquecer.

3. Defina um horário de atendimento

Padronizar também significa definir alguns limites. Um parâmetro fundamental é o horário de atendimento.

Os horários de atendimento controlam as solicitações e chamados dos clientes e o trabalho da equipe. Contudo, para que não haja desentendimento entre ambos, é necessário expor o horário de atendimento definido com transparência.

Se sua empresa possui um canal de atendimento on-line, não deixe de sinalizar o horário de disponibilidade por chatbots.

Caso você faça isso por WhatsApp, nós temos um artigo com alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas para sinalizar ausência, sem prejudicar a experiência do cliente. Não deixe de conferir: Mensagem de ausência WhatsApp Business: 6 exemplos para enviar para os clientes

4. Treine o time

Uma característica importante da padronização do atendimento ao cliente é, sem dúvidas, o treinamento de equipe.

Depois de montar seu guia de boas práticas e um material centralizando os processos internos de atendimento, faça treinamentos com a equipe para garantir que todos estão cientes de cada etapa do contato com os clientes.

Treine também as abordagens e o tom de voz. Esses elementos são cruciais para fortalecer a identidade da sua empresa e é preciso que todos os colaboradores “falem a mesma língua” para isso acontecer.

CRM: um agente vital na padronização de atendimento ao cliente

O sistema de CRM é o ponto inicial e final da padronização de atendimento ao cliente. Isso significa que ele atua de ponta a ponta nesta estratégia.

Como você viu no tópico anterior, esta ferramenta lhe dará as informações necessárias para começar a desenhar sua estratégia, mas ela também se faz presente para colher os dados do atendimento quando a padronização for aplicada.

Com a centralização de informações, o atendimento ao cliente ganha grande vantagens, como:

  • mais fluidez na comunicação interna;
  • otimização do tempo e das atividades;
  • dados mais confiáveis;
  • maior controle de acesso às informações;
  • emissão rápida de relatórios.

Ainda não possui uma ferramenta de gestão de clientes para melhorar o seu atendimento? 

Então não deixe de testar o Agendor e ter, na palma da mão, uma plataforma poderosa para centralizar as informações do cliente.

Crie uma conta gratuita clicando aqui!