Proporcionar uma boa experiência de compra para seu cliente é fundamental. Contudo, nem sempre é possível estar disponível 24 horas por dia para atendê-lo, não é mesmo?

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Principais aprendizados deste artigo:

Se você usa o WhatsApp Business, uma dica importante é configurar mensagens de ausência no aplicativo.

Não tem ideia de como fazer isso, ou do que escrever?

Fique tranquilo. Neste artigo você encontrará 6 exemplos de mensagens de ausência WhatsApp Business no artigo. Boa leitura!

Não deixe de conferir também: CRM para WhatsApp: integrando duas potências para atingir melhores resultados (com o Agendor!)

Por que utilizar as Mensagens de Ausência WhatsApp Business?

Segundo um levantamento da Statista, 96% da população brasileira utiliza o WhatsApp para enviar mensagens instantâneas. 

Além disso, 76% dos brasileiros usam o WhatsApp como principal fonte de informação em relação às empresas.

Apesar de estar sendo cada vez mais utilizado como canal de comunicação com clientes, é impossível estar disponível para o cliente 24 horas por dia. Então, configurar esta funcionalidade do WhatsApp Business pode te ajudar a:

  • manter o cliente ciente de sua ausência;
  • adiantar o atendimento;
  • dar um retorno rápido para o cliente ou lead;
  • antecipar dúvidas;
  • informar seu horário de atendimento.

Repare que essas ações sempre colocam o cliente na mesma página que você para não quebrar expectativas e fazê-lo acreditar que seu atendimento não é bom, não queremos isso, não é mesmo?

Este é um lado delicado do WhatsApp Business. As pessoas esperam uma troca de mensagens muito veloz.

Imagine que um cliente está com uma dúvida final sobre o fechamento de uma venda. Esta dúvida define se ele escolherá você ou seu concorrente. Ele entra em contato com você, mas você está ausente. Sem resposta, ele pode encarar isso como descompromisso e, sem pensar mais, parte para o concorrente.

Uma simples mensagem de ausência no WhatsApp Business já poderia prevenir situações como essa, percebe?

Leia também: 11 modelos de mensagem de saudação para clientes por WhatsApp

Como usar as mensagens de ausência do WhatsApp Business?

Entenda como configurar as mensagens de ausência do WhatsApp Business:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business e selecione os três pontinhos (para sistemas Android) ou Configurações (para sistemas iOS);
  2. Toque em Ferramentas comerciais e, depois, em Mensagem de ausência;
  3. Ative a opção Mensagem de ausência;
  4. Edite e selecione a opção OK;
  5. Toque em Horário para programar o envio da mensagem. Você terá as seguintes opções:
    1. enviar sempre;
    2. horário programado;
    3. fora do horário de funcionamento.
  6. Selecione Destinatários para definir quais contatos receberão sua mensagem. Você pode escolher
    1. todos;
    2. todos, exceto meus contatos;
    3. todos, exceto contatos específicos;
    4. somente contatos específicos.
  7. Salve as configurações.

Veja como funciona na prática:

Confira também: Como abordar um cliente pelo WhatsApp: 5 dicas para fechar mais vendas

Exemplos de mensagens de ausência para WhatsApp Business

Precisa de exemplos para montar as mensagens de ausência para WhatsApp Business? Então confira os modelos prontos que desenvolvemos:

Mensagem de ausência no Whatsapp Business (indisponibilidade)

Olá! Aqui é <seu nome> da <nome da empresa>. No momento estou em reunião, mas assim que estiver disponível, retornarei seu contato. Se for muito urgente, ligue para o número XXXX-XXXX e fale com um de nossos assistentes. Um abraço e até logo!

Oi, aqui é <seu nome>! Estou em horário de almoço. Te retorno assim que puder, combinado? Um abraço!

Este artigo pode ser interessante para você: 11 dicas de como implantar o atendimento ao cliente via WhatsApp

Mensagem de ausência no Whatsapp Business (atendimento fora do horário de funcionamento)

Olá! No momento não estou disponível, pois meu horário de atendimento já se encerrou. No entanto, a partir das 9h consigo te responder. Para adiantar, você pode deixar aqui o seu nome, o nome da sua empresa e sua dúvida. Te retorno assim que puder. Nos falamos em breve!

Olá! O horário de funcionamento da <nome da sua empresa> é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Deixe seu nome e sua dúvida e em breve entraremos em contato com você. Agradecemos o seu contato!

Mensagem de férias para Whatsapp Business

Olá, aqui é <seu nome>! Estou em período de férias e retornei às minhas atividades no dia XX/XX. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a nossa equipe de atendimento pelo número XXXX-XXXX ou pelo e-mail xxx@xxx.com.br.

Olá! Obrigado pela sua mensagem.O time da <nome da sua empresa> está em período de férias coletivas. Retornamos somente no dia XX/XX às 9h. Responderemos a sua mensagem assim que possível. 

Dicas para vender mais pelo WhatsApp Business

Agora que você conferiu algumas mensagens prontas para o WhatsApp Business, veja 4 dicas para vender mais por este aplicativo:

1. Tenha um perfil bem profissional e com dados da empresa

O WhatsApp Business é um aplicativo profissional, portanto, tenha certeza de que seu perfil está bem construído, com as informações necessárias para que seus clientes encontrem outros dados relevantes da sua empresa, como:

  • endereço comercial;
  • catálogo de produtos com imagens;
  • horário de funcionamento;
  • descrição com outros dados como e-mail.

Além disso, considere utilizar seu status e listas de transmissão para divulgar as novidades e promoções especiais dos seus produtos e serviços para atrair mais clientes.

Confira 6 práticas para melhorar o atendimento ao cliente:

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

2. Configure mensagens prontas 

As mensagens pontas são um recurso do WhatsApp Business que podem acelerar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.

São chamadas de “respostas rápidas”. Veja como configurar:

Você pode utilizá-la para:

  • perguntas frequentes;
  • dados institucionais;
  • informações sobre pagamentos;
  • mensagens de follow-up.

3. Utilize etiquetas para categorizar clientes e conversas

As etiquetas são tags que podem ser utilizadas para segmentar clientes, filtrar os contatos, e classificar conversas. Com este recurso, um vendedor pode ser mais produtivo e não perder nenhuma oportunidade de venda.

As nomenclaturas das etiquetas podem ser usadas para identificar a categoria de um cliente, ou a fase em que está dentro do processo de vendas. Observe alguns exemplos:

  • lead;
  • prospect;
  • lead frio;
  • lead morno;
  • lead quente;
  • cliente ouro;
  • cliente prata;
  • em qualificação;
  • em prospecção;
  • agendamento de reunião;
  • envio de proposta comercial;
  • follow-up de proposta;
  • em negociação.

4. Integre seu WhatsApp Business com o seu CRM

Para maior eficiência no atendimento e na gestão de vendas, considere integrar seu WhatsApp Business com seu CRM.

No Agendor, por meio da extensão do Google Chrome, é possível:

  • criar um novo contato (Empresa ou Pessoa);
  • vincular um telefone à um contato já cadastrado no Agendor;
  • salvar conversas no histórico de um contato;
  • salvar conversas no histórico de um negócio.

Tudo isso, sem sequer sair do WhatsApp! Incrível, não?

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