A tecnologia VoIP não é nova: foi criada em 1990. Porém, foi meio “deixada de lado” pelas empresas devido à sua baixa velocidade de transferência de dados. Agora, ela voltou com tudo ao mercado devido à banda larga e capacidade de oferecer um ótimo desempenho em chamadas telefônicas pela internet.

Principais aprendizados deste artigo:

  • VoIP significa Voice Over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet e é uma tecnologia que possibilita a realização de chamadas telefônicas pela internet, de forma mais barata ou gratuita.
  • Esse telefone VoIP pode ser utilizado em diversos aplicativos, como WhatsApp, Zoom, Skype, Facebook Messenger, Microsoft Teams etc.
  • O VoIP funciona por meio da transformação dos sinais de áudio analógicos em dados digitais, que são transmitidos pela internet. Para quem recebe a ligação, não há diferença, é igual a uma chamada de telefone convencional.
  • Os benefícios da tecnologia VoIP para empresas são: realização de várias chamadas; redução de custos com ligações; mais segurança de dados; encaminhamento de chamadas diretamente para o smartphone; maior satisfação do cliente e melhora da comunicação interna e externa.
  • A tecnologia VoIP pode ser usada por aplicativo para smartphone, tablet e computador, softphone, telefone IP, dispositivo ATA ou PABX na nuvem.
  • Ela pode ser integrada ao sistema de CRM para potencializar a gestão do relacionamento com o cliente. Teste gratuitamente o CRM do Agendor! E aprenda mais com nosso e-book Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP!

Por sinal, a evolução tecnológica melhorou o funcionamento da tecnologia de telefone pela internet. O que, por consequência, tornou bastante comum realizar uma ligação pelo WhatsApp, Facebook e Skype, não é mesmo?

Se essa ferramenta é tão utilizada por pessoas, por que não implementar a telefonia VoIP para empresas e ampliar as formas de contato com o consumidor? Continue a leitura que explicamos os benefícios que ela oferece ao atendimento ao cliente de qualquer negócio.

Veja também o que é telefone VoIP, como funciona a telefonia VoIP e quais formas de incorporá-la à rotina de atendimento. Boa leitura!

O que é telefone VoIP?

A sigla VoIP é a junção entre “voz” e “IP”, significado em inglês Voice Over Internet Protocol. Em português é definida como Voz sobre Protocolo de Internet, Voz sobre IP ou telefonia IP. Ela é uma tecnologia que permite realizar ligações pela internet de forma gratuita ou com valor baixo.

Acessado de qualquer dispositivo, o telefone VoIP é oferecido por diversos aplicativos e redes sociais, como:

  • WhatsApp;
  • Facebook Messenger;
  • Skype;
  • Zoom;
  • Google Meet;
  • Microsoft Teams.

Se, antes, era necessário comprar determinados equipamentos para que o VoIP funcionasse, atualmente, basta acessar a internet por um smartphone, tablet e computador e realizar a chamada telefônica.

Ou seja, não é necessário investir em outros equipamentos além dos já usados diariamente pelos colaboradores.

Como funciona a telefonia VoIP?

Essa tecnologia possibilita a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), transformando sinais de áudio (voz) analógicos em dados digitais, que são transmitidos pela internet por protocolo TCP/IP. Todo o conteúdo falado durante a ligação é transformado em informação binária e transmitida pela internet.

Basta utilizar a internet para ligar para qualquer país e ter um microfone e alto-falante (ou fone de ouvido). 

Para realizar chamadas com a tecnologia VoIP pelo telefone convencional, é necessário usar o dispositivo ATA, que é um adaptador telefônico analógico e conversor analógico-digital que conecta o telefone comum ao computador e à conexão com a internet.

A tecnologia VoIP pode ser usada de um dispositivo conectado à internet para qualquer outro, até mesmo um telefone comum.

Outra boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não exige licença para ter um provedor VoIP.

Leia também: As 10 dicas de atendimento ao cliente por telefone que funcionam de verdade

Benefícios da tecnologia VoIP

A telefonia VoIP oferece benefícios significativos, como: redução de custo com ligações telefônicas; possibilidade de realizar diversas chamadas; mais segurança, pois é criptografada; maior flexibilidade por permitir o acesso de qualquer lugar; e possibilidade de encaminhar chamadas para outro ramal ou celular de um colaborador.

Entenda melhor sobre cada uma das vantagens de implementar a tecnologia VoIP no atendimento ao cliente da sua empresa.

Realização de várias chamadas

A tecnologia VoIP possibilita que diversas ligações ocupem o mesmo espaço, deixando o resto livre para outras chamadas.

Enquanto, na telefonia convencional, 10 minutos de ligação consomem 10 minutos de transmissão com taxa de 128 Kbp/s, a VoIP consome 3,5 minutos a 64 kbp/s, liberando espaço para outras ligações.

Redução de custos com ligações

Chega de conta de telefone altíssima e linhas ocupadas eternamente, não é mesmo? A tecnologia VoIP é a solução para quem deseja ampliar seu atendimento ao cliente, reduzindo custos.

E o melhor: sem se preocupar com os gastos e as linhas ocupadas, o vendedor ou atendente pode investir mais tempo na ligação com o cliente. Excelente para quem está prospectando, negociando uma proposta com o cliente ou fazendo follow up.

Já que esse gasto com chamadas telefônicas é reduzido, o custo de aquisição do cliente, por exemplo, também diminui. Afinal, conquistar um novo consumidor já custa menos do que antes. Ótimo, né?

Mais segurança

A segurança de dados já é realidade para quem navega pela internet, principalmente quando falamos de interação e troca de informações entre uma empresa e um cliente.

A telefonia VoIP é criptografada, reduzindo as chances de ser hackeada.

Aprenda mais: Como funciona a LGPD no CRM? Saiba quais dados devem ser protegidos

Encaminhamento de chamadas

O PABX VoIP, PABX IP ou PABX na nuvem é um sistema que permite a criação de diversos ramais a partir de uma ou mais linhas de telefone e conexão com dispositivos online da tecnologia VoIP.

Por meio dele, o vendedor ou atendente pode encaminhar uma ligação para outro colaborador diretamente no seu celular. Logo, o atendimento é facilitado ao não exigir que o profissional esteja no escritório para atender ao cliente ou outro funcionário.

Se há alguém trabalhando de home office, pode receber a ligação sem precisar estar fisicamente presente na sede da empresa.

Maior satisfação do cliente

A experiência do cliente externo e interno realmente é impactada positivamente pelo uso dessa tecnologia. Isso porque o consumidor pode ser rapidamente transferido de setor, uma vez que o telefone VoIP é integrado a diversos sistemas de gestão do cliente, como CRM e ERP.

Melhora da comunicação interna e externa

A telefonia VoIP também facilita a realização de videoconferências e reuniões remotas com colaboradores, gestores, parceiros, fornecedores e, claro, leads e clientes. 

Isso resulta na economia de tempo e recursos ao não precisar se deslocar até a pessoa para fazer a reunião, ampliando a área de atuação e a escalabilidade da companhia.

Aprofunde seus conhecimentos: Call Analytics: as informações estratégicas de suas ligações

Telefonia VoIP para empresas: como implementar?

A telefonia VoIP para empresas pode ser usada em:

  • aplicativo para smartphone, tablet e computador: basta utilizar algum app que oferece chamadas de voz e/ou vídeo, como Skype, Zoom, WhatsApp, Google Meet, Facebook etc;
  • softphone: software oferecido por operadoras de serviços e telefonia que é baseado no VoIP e faz e recebe ligações pela internet sem necessitar de um aparelho de telefone;
  • telefone IP: este aparelho é semelhante a um telefone convencional, mas realiza conexão com a internet em vez de uma rede telefônica comum;
  • ATA (adaptador de telefone analógico): é um conversor analógico-digital colocado em um telefone convencional para usá-lo como VoIP;
  • PABX IP ou na nuvem: sistema moderno contratado sob demanda para coletar e armazenar dados e servidores. Por ser na nuvem, não necessita de hardware ou altos gastos com manutenção e atualização.

A melhor forma de utilizar todo o potencial que a tecnologia VoIP oferece é integrando-a a um sistema inteligente que armazena todo o histórico de contato com o cliente e organiza os dados, facilitando a busca por informações e criação de relatórios completos com métricas e indicadores de vendas, atendimento e suporte ao consumidor.

Estamos falando do sistema de CRM, que é um software de gestão de relacionamento com o cliente, que pode ser integrado a uma imensa variedade de sistemas e ferramentas para potencializar o acompanhamento sobre a evolução do negócio.

Conheça todas as funcionalidades do CRM do Agendor e entenda como ele alavanca os resultados das suas equipes de atendimento ao cliente, melhorando a experiência e a satisfação do seu público. Boas vendas!