O caso de sucesso da estratégia de relacionamento realizada por uma empresa de peças automotivas para oficinas mecânicas, através de um programa de fidelidade pela internet.

Muitas vezes as ideias mais improváveis acabam se tornando um sucesso. Quando falamos de relacionamento com clientes, parece que não há uma fórmula mágica, aplicável em todos os casos. Como trata-se do relacionamento entre pessoas, com certeza, há sempre emoção envolvida.

Encontrei esse vídeo no portal Mundo do Marketing. Um caso contado pelo diretor-geral da Accentiv’Mimética, Sérgio Marcondes. Desafios existem para serem superados, e nesse caso, foi isso que eles conseguiram.

O que mais me chamou a atenção foi o canal utilizado para o programa de relacionamento: a internet. Por que achei interessante? Devido ao público-alvo que o programa teve como foco e o sucesso dele. A questão é que, apesar de termos números mostrando um grande crescimento no número de pessoas com acesso à internet, muitas empresas desistiriam da estratégia antes mesmo de tentar, devido ao paradigma que existe.

Um baita ensinamento da Accentiv’Mimética, que é a agência integradora de soluções de marketing de relacionamento da Edenred (a antiga Accor Services, do Grupo Accor). Eles resolveram ousar e implantar a estratégia, estabelecendo a meta de 7.000 cadastros para um ano. Mas na verdade, o resultado foi bem maior: mais de 24.000 inscrições de mecânicos em 4 meses.

Atenção

O vídeo deixou a desejar somente em um aspecto: faltou o nome da empresa, cliente da Accentiv’Mimética. Afinal, a responsável pela ideia foi a fabricante das peças automotivas. Houve um trabalho em conjunto entre cliente e agência.

A sensibilização pelos mecânicos, que não recebiam nenhum tipo de atenção nesse sentido, despertou o interesse coletivo pelo programa que foi elaborado, tornando-o um sucesso. Minha conclusão é que: as pessoas irão dar atenção àquilo que as interessam, que conversam diretamente com elas, que direcionam atenção à elas. Basta que essas estratégias sejam criadas.