O que é ROI? Você quer entender o significado dessa sigla e como se usa esse conceito em sua empresa?

ROI é um importante indicador de desempenho financeiro muito usado para se avaliar a viabilidade de negócios e investimentos, assim como projetos e ações de marketing.

Neste post você vai entender definitivamente o que é ROI, verá qual sua fórmula e também como calcular ROI, por meio de alguns exemplos práticos.

Aproveite!

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O que é ROI, afinal?

É fácil entender o que é ROI.

ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment.

Em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento.

Trata-se de um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em sua empresa.

Seu objetivo é avaliar se projetos, novas unidades, o lançamento de um novo produto ou quaisquer outras iniciativas que dependam de investimento vão dar o retorno adequado que justifique aplicar esses recursos da empresa nessa empreitada.

Sempre que se vai apresentar um projeto ou iniciativa para aprovação de esferas superiores da empresa, é fundamental levar o cálculo do ROI para auxiliar na tomada de decisão.

Uma área onde, atualmente, se tem usado muito o ROI para avaliação de campanhas é o marketing digital.

O motivo disso é que pode-se avaliar rapidamente, na verdade em tempo real, os resultados de uma ação de marketing na internet enquanto ela se desenrola.

Assim, é possível fazer ajustes antes mesmo que ela termine.

Agora que você entendeu o que é ROI, que tal aprender como calculá-lo? Continue a leitura do texto e descubra como, além de conhecer alguns exemplos do cálculo do ROI.

Veja mais: Como fazer previsão de faturamento: 5 passos para aplicar melhor seu capital

Como calcular o ROI?

Não dá para dizer que você sabe o que é ROI se não aprender como calcular ROI, concorda?

O ROI mede a porcentagem de retorno que um investimento trouxe em relação aos custos iniciais.

Quer saber como calcular o ROI na prática e descobrir esse retorno de seus investimentos? Bem, o primeiro passo para isso é conhecer a fórmula do ROI, não acha?

Qual é a fórmula do ROI?

A fórmula do ROI é bem simples.

Trata-se de achar a diferença entre os ganhos obtidos com uma ação ou projeto e seu investimento inicial e dividir esse resultado pelo investimento inicial.

Difícil de entender a fórmula do ROI enunciada dessa maneira?

Então, confira a fórmula matemática do ROI:

o que é ROI

Fonte: Indústria Hoje

Você também pode usar a fórmula do ROI para encontrar uma porcentagem. Nesse caso, multiplica-se a fórmula acima por 100.

Veja como fica a fórmula do ROI expressa em porcentagem:

ROI = [(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100

Agora, veja alguns exemplos de como calcular o ROI.

Quer entender ainda melhor o que é ROI? Então, confira este vídeo do Instituto Montanari:


Veja também em nosso blog: 6 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa

Como avaliar o ROI?

Agora que você já entendeu o que é ROI e como calculá-lo, é hora de fazer uma avaliação do resultado.

Essa avaliação será determinante para a compreensão do retorno sobre seus investimentos. Afinal, ela dirá se ele é, de fato, bom ou não. Com essa análise, você poderá formar ou aprimorar estratégias mais assertivas.

Basicamente é preciso entender que, quando o resultado da fórmula do ROI for positivo, ou seja, acima de zero, indica que não houve prejuízo em relação ao investimento.

Por outro lado, se o resultado da fórmula do ROI for menor que zero, indica que o valor investido foi maior do que sua receita. Logo, houve, sim, prejuízo neste investimento.

No entanto, o ROI não deve ser avaliado sozinho. Para ter um melhor parâmetro sobre a eficiência dos investimentos, é necessário avaliar o ROI inserido em um conjunto de outros indicadores que mensuram a assertividade do recurso aplicado.

 Além disso, outros aspectos intangíveis precisam ser apurados, como algo que pode ter influenciado este resultado ou o período de tempo em que houve o retorno do investimento.

Quando um ROI é bom?

Como mencionamos anteriormente, quando o cálculo do ROI resulta em um valor maior que zero, isso significa que houve ganho em relação ao valor investido, mesmo que o resultado tenha sido somente um pouco maior que zero.

Por essa razão, é importante também considerar o tempo em que o ROI levou para obter retorno. Se o investimento levou muito tempo para gerar um retorno, é preciso considerar esta demora. 

O ROI verdadeiramente bom é aquele que resulta em um ganho em um curto período de tempo.

Por isso, antes de avaliar o ROI, deve-se entender profundamente o que se espera de um investimento e sua performance. Assim, a avaliação deste indicador não será submetida apenas a uma observação central, isto é, seu resultado.

Exemplos de cálculo do ROI

Para entender como calcular ROI, vamos a alguns exemplos práticos que vão deixar tudo muito mais claro para você.

Na verdade, vamos imaginar que você tenha que comparar os resultados de três ações de marketing digital que sua empresa realizou para divulgar seu e-commerce.

Essas ações ocorreram durante um mês e agora, com os resultados em mãos em mãos, você deve decidir qual delas será mantida, revertendo todos os recursos sobre ela para maximizar os resultados.

Vamos lá?

Campanha 1 – links patrocinados:

Foram investidos 15 mil em links patrocinados no Google revertendo em 25 mil em vendas.

Campanha 2 – banners em grandes portais

Foram investidos 20 mil na veiculação de banners em grandes portais revertendo 35 mil em vendas.

Campanha 3 – marketing de conteúdo

Foram investidos 10 mil em marketing de conteúdo revertendo em 20 mil em vendas.

Para alguém desavisado, pode dar a impressão que a campanha de maior sucesso foi a de banners em grandes portais, porque trouxe o maior volume de vendas. Mas, na verdade, deve-se calcular o retorno sobre o investimento, o ROI.

Vamos ver isso caso a caso?

Campanha 1 – links patrocinados:

Ganho obtido = 25 mil

Valor do investimento inicial = 15 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = [(25 – 15) / 15] x 100

ROI = (10 / 15] x 100

ROI = [0,67] x 100

ROI = 67%

Isso quer dizer que a cada real investido, houve um retorno de 1,67 reais, isto é, um lucro de 67 centavos a cada real investido.

Campanha 2 – banners em grandes portais:

Ganho obtido = 35 mil

Valor do investimento inicial = 20 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = [(35 – 20) / 20] x 100

ROI = (15 / 20] x 100

ROI = [0,75] x 100

ROI = 75%

Isso quer dizer que a cada real investido, houve um retorno de 1,75 reais, isto é, um lucro de 75 centavos a cada real investido.

Campanha 3 – marketing de conteúdo:

Ganho obtido = 20 mil

Valor do investimento inicial = 10 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = [(20 – 10) / 10] x 100

ROI = (10 / 10] x 100

ROI = [1,00] x 100

ROI = 100%

Isso quer dizer que a cada real investido, houve um retorno de 12,00 reais, isto é, um lucro de 1 real a cada real investido.

Com base nesse cálculo do ROI, qual das campanhas deve ser continuada pela empresa, em sua opinião?

Ora, fica evidente que a campanha 3, a de marketing de conteúdo, obteve o maior retorno percentual sobre o investimento. Assim, se todo valor de investimento disponível for aplicado nessa estratégia, se conseguirá o maior retorno para a empresa.

Saiba mais: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

Ficou claro para você o que é ROI e como calcular esse indicador?

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