Será que a sua margem de lucro está trazendo frutos para o seu negócio?

Se você não sabe realmente o que é margem de lucro e como calculá-la, vai ficar difícil responder essa questão, concorda?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Margem de lucro é um indicador usado para avaliar a saúde financeira da empresa.
  • A fórmula para calcular a margem de lucro é: ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100, sendo: ML, margem de lucro; C, custos; D, despesas e P, preço.
  • A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.
  • As políticas de lucro da Dell e da Apple, por exemplo, são distintas. Enquanto a primeira trabalha com margens de lucro menores, mas com alto volume de vendas, a segunda vende menos, a um grupo específico, com margem de lucro maior.
  • Ter uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do negócio, mas o PROCON reconhece que uma margem é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do valor que os pontos de vendas pagaram pelo mesmo produto ao distribuidor.
  • Tão valioso quanto a margem de lucro, é o processo comercial. Acesse o guia para entender como elaborar um processo comercial eficiente.

Nesse post, você vai entender o que é margem de lucro e como fazer seu cálculo corretamente.

Ao entender a importância de uma margem de lucro saudável, é crucial contar com ferramentas eficientes para otimizar a gestão comercial, como um CRM.

Gerenciar eficientemente relacionamentos com clientes, acompanhar leads e entender o ciclo de vendas são elementos essenciais para impulsionar a saúde financeira do seu negócio

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Com certeza será um conhecimento útil para fazer uma boa gestão de preços em sua empresa.

Saiba mais: Como calcular a produtividade que interessa a seus clientes!

O que é margem de lucro, afinal?

Margem de lucro é um dos mais usados indicadores financeiros de uma empresa.

Indicadores como esse, normalmente, são usados para avaliar a saúde financeira da empresa.

Margem de lucro é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.

Isto é: a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço.

Ficou difícil de entender?

Veja, a seguir, um exemplo de como calcular margem de lucro. Dessa forma, esse conceito ficará bem mais fácil de entender.

Como calcular margem de lucro?

Imagine uma empresa que vende um determinado produto (ou serviço) por R$ 200,00.

Vamos dizer que o custo direto para fazer esse produto, seja de R$ 50,00.

Isto é, os gastos que foram usados diretamente para se produzir o produto ou entregar o serviço, como matéria prima, por exemplo.

Quanto às despesas, elas se referem aos outros gastos da empresa, como aluguéis, manutenção, segurança etc. que são rateados para se descobrir o quanto desse valor é “gasto” para se fazer o produto ou entregar o serviço.

Digamos que o valor dessas despesas também seja de R$ 50,00.

Para saber como calcular a margem, você deve subtrair os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.

Vamos definir as seguintes notações, antes de vermos a fórmula para calcular a margem de lucro:

  • ML = Margem de Lucro
  • C = Custos
  • D = Despesas
  • P = Preço do produto ou serviço

Com isso definido, a fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte:

ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100

Vamos substituir os valores de nosso exemplo na fórmula?

  • ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100
  • ML = [200 – (100)] / 200] x 100
  • ML = (100 / 200) x 100
  • ML = 0,5 x 100
  • ML = 50%

Ficou claro pra você como fazer o cálculo?

Confira este vídeo – com mais de 1 milhão de visualizações – que também ensina como calcular a margem de lucro:

Confira também: O que é forecast de vendas e como calcular

Como saber se sua margem de lucro é boa?

Aparentemente, 50% parece algo bastante alto, não?

Na verdade, a margem de lucro depende muito do ramo de atuação da empresa.

Produtos de luxo costumam ter uma margem alta, enquanto produtos de uso diário tendem a ter uma margem menor.

Portanto, dizer que 50% é alto, vai depender de outros fatores que precisam ser analisados.

Dê uma olhada nesta ilustração referente a uma pesquisa que mostra a margem das montadoras de carros no Brasil em comparação com o resto do mundo:

margem de lucro

Estudando esses dados, uma montadora brasileira que apresentasse uma margem de 7% poderia ser considerada abaixo do mercado. Já, em comparação com o resto do mundo, seria considerada uma margem de lucro boa.

No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas. No entanto, é preciso ter em mente que até mesmo empresas de um mesmo ramo possuem margem de lucro diferentes.

Mas por que existem essas diferenças mesmo dentro do mesmo segmento?

Vamos entender isso melhor analisando as margens de lucro de duas empresas de um mesmo segmento, mas com um posicionamento de mercado diferente.

Margem de lucro: Dell x Apple

Tanto Dell como Apple produzem computadores que podem ser comprados tanto pelo público final como por empresas.

Vamos pensar em como essas fabricantes de computadores se relacionam com o mercado B2B.

Computadores Dell:

  • Foco no custo benefício
  • Não usam pontos de vendas físicos próprios
  • Os computadores são comprados online diretamente do fabricante
  • É possível customizar exatamente o computador desejado para sua empresa
  • Os computadores são produzidos “on demand”, conforme são pedidos, não há estoques
  • Qualquer tipo de empresa pode se beneficiar dos computadores Dell

Computadores Apple:

  • Foco no design e na performance
  • As lojas Apple são conhecidas por sua beleza e sofisticação
  • Podem ser comprados online, mas não é esse o foco da empresa
  • Não é possível fazer grandes customizações nos produtos
  • Os computadores são produzidos e mantidos em estoque
  • Os computadores Apple são focados na indústria criativa, como publicidade e design, sua performance é otimizada para esse nicho de mercado

A Dell tem um modelo de negócio que visa ter custos de produção menores. Ela faz um grande esforço para reduzir custos operacionais.

Ela não gasta com estoques (os produtos são fabricados conforme são pedidos) nem com pontos de venda caros e com atendentes altamente treinados.

Além disso, visa um mercado amplo. Ela tem muitos concorrentes porque atende a qualquer tipo de empresa.

Nesse caso, a Dell trabalha com margens de lucro menores, mas com alto volume de vendas.

Dessa forma, a conta fecha, e a empresa pode ter lucro.

Já a Apple tem um nicho específico de mercado disposto a pagar mais caro por um produto que atende às suas necessidades de uma maneira diferenciada.

Os computadores da Apple, os famosos Mac, ou Macintosh, são os preferidos das agências de publicidade e outras empresas do ramo criativo.

Isso ocorre não apenas porque “enfeitam” seus escritórios, mas porque realmente são melhores que computadores de outras marcas para as tarefas que essas empresas precisam realizar.

Tanto é verdade que em muitas dessas empresas os computadores usados pela contabilidade, administrativo, atendimento e outras áreas não costumam ser Apple, porque não são usados na produção de peças de publicidade ou design.

Assim, a Apple vende menos computadores, mas por uma margem de lucro maior.

Entendeu a diferença nas políticas de margem de lucro dessas duas empresas?

Veja também: Potencial de mercado: como calcular e analisar

Qual é a margem de lucro permitida por lei?

Ter uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do seu negócio, no entanto, não exagere, pois consumidores são protegidos por uma lei de preços abusivos.

O PROCON reconhece que uma margem de lucro é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do valor que os pontos de vendas pagaram pelo mesmo produto ao distribuidor.

Portanto, mantenha os pés no chão na hora de calcular sua margem de lucro para não sofrer graves consequências, combinado?

Para garantir o sucesso do seu negócio, é essencial que a área de vendas esteja em sinergia com a área financeira para que os times sejam mais produtivos, e os resultados ainda melhores!

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