Você sabe o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial?

Considerados indispensáveis para o sucesso de empresas de qualquer tipo e tamanho, os indicadores de desempenho (também conhecidos como KPIs) são ferramentas que permitem avaliar a efetividade das estratégias adotadas e a performance individual e coletiva.

Neste guia, vamos explicar o que são indicadores de desempenho empresarial e por que é importante implementá-los na gestão do seu modelo de negócio.

Além disso, convidamos você a continuar a leitura para conferir também os 4 tipos de KPIs e 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode adotar:

  1. Taxa de Conversão;
  2. Faturamento;
  3. Market Share;
  4. ROI;
  5. Taxa de Turnover;
  6. Número de reclamações;
  7. Taxa de satisfação dos clientes NPS.

Leia também: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

O que são indicadores de desempenho empresarial?

Conforme adiantamos na introdução deste guia, podemos definir o que são indicadores de desempenho empresarial como instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio.

Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.

Os indicadores de desempenho empresarial fornecem dados concretos e que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, os KPIs permitem que sejam feitas comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado para, então, fazer os ajustes necessários.

Veja mais: Os 7 mais importantes KPIs de customer success

Qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?

A gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas do fechamento de empresas. Nesse sentido, os indicadores de desempenho exercem uma grande importância; afinal:

 “o que não é medido, não pode ser gerenciado”

A importância dos indicadores de desempenho para uma empresa também reside no fato de que essas ferramentas possibilitam ter uma compreensão mais clara sobre o que tem dado certo em determinada estratégia ou processo e o que pode ser melhorado.

Os KPIs são instrumentos que permitem a promoção da melhoria contínua. É por meio dos indicadores de desempenho que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.

Além disso, as organizações que fazem um uso de KPIs conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se mais competitivas.

Os indicadores também garantem maior transparência à gestão, aumentando a confiança dos stakeholders.

Veja também: 5 métricas ou (KPIs de vendas) para sua equipe de inside sales

Os tipos de indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial

Basicamente, existem 4 tipos de indicadores de desempenho empresarial. São eles:

1 – Indicadores de produtividade

Mostram o quão produtivo um colaborador ou uma equipe consegue ser. Ou seja, se referem à capacidade de produzir mais com o menos de recurso possível.

Estes são indicadores de produtividade são essenciais para mensurar o desempenho e performance dos colaboradores e proporcionam:

  • tomadas de decisões mais assertivas;
  • melhor acompanhamento do time;
  • metas mais adequadas.

2 – Indicadores de capacidade

Mensuram a capacidade das equipes e dos processos de produção e execução de tarefas. Estão ligados ao sucesso interno da equipe e suas atividades. Veja um exemplo:

  • total de ligações por dia;
  • total de reuniões por vendedor;
  • total de envio de propostas;
  • quantidade de visitas por vendedor.

Veja alguns exemplos de indicadores de capacidade que o sistema de CRM do Agendor oferece:

3 – Indicadores de qualidade

Referem-se à quantidade de desvios ou não-conformidade das saídas. Em outras palavras, este indicador expõe o desempenho das atividades dos colaboradores e se estes estão atingindo o objetivo proposto com qualidade. 

Um exemplo bem conhecido de indicadores de qualidade é o índice de satisfação do cliente

4 – Indicadores estratégicos

Tratam do desempenho da empresa em relação aos seus objetivos estratégicos e de longo prazo. Eles devem ser levados em consideração principalmente nos momentos em que os gestores precisam tomar decisões estratégicas.

Cada área possui indicadores estratégicos específicos. O departamento financeiro deve acompanhar o churn, o RH deve acompanhar o índice de rotatividade, vendas precisa ficar de olho nas vendas perdidas, e assim por diante.

Leia mais: CRM e KPI: como uma solução de CRM pode ajudar no monitoramento e análise dos indicadores de vendas

Conheça alguns indicadores estratégicos para a área comercial disponíveis no Painel de Relatórios de Vendas do Agendor:

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

Para que a sua empresa consiga promover uma cultura de excelência e melhoria contínua, o uso de KPIs é indispensável. Conforme já vimos aqui, mensurar os resultados das suas estratégias de negócio é extremamente importante para se obter uma performance cada vez mais satisfatória.

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e quais são os 4 tipos de KPIs, veja a seguir 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode usar no seu negócio.

1 – Taxa de Conversão

Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. Para calcular, basta dividir a quantidade de vendas pela quantidade de leads e multiplicar o resultado por 100. A porcentagem obtida representará a sua taxa de conversão.

Não é possível entender se uma taxa de conversão é boa somente pelo seu cálculo. Este aspecto é muito relativo e varia bastante de negócio para negócio. Contudo, um caminho viável é comparar os resultados da própria empresa em períodos anteriores e entender como essa taxa se relaciona com o crescimento da organização. 

Quer conhecer mais indicadores disponíveis na plataforma do Agendor? Então assista a este vídeo:


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2 – Faturamento

Este indicador mostra o valor bruto que a sua empresa conseguiu faturar com as vendas durante um período específico, e é utilizado para mensurar a saúde financeira do seu negócio e o desempenho da área comercial. 

Alguns indicadores que mensuram o faturamento da organização, você já conhece bem. São eles:

Leia também: Faturamento x lucro: a diferença entre vaidade e sanidade

3 – Market Share

O Market Share trata-se de um indicador de competitividade que mensura a participação da sua empresa no mercado em que ela atua, e sua relevância. 

Este indicador considera variáveis como:

  • volume de vendas;
  • faturamento;
  • quantidade de clientes;
  • lucratividade;
  • o resultado de venda do mercado como um todo.

4 – ROI

O Retorno sobre o Investimento mostra o quão rentável foi a aplicação de recursos financeiros em um investimento. Este é um dos mais importantes indicadores financeiros. 

Seu objetivo é direcionar recursos para ações ou estratégias que gerem mais resultados. Se a saúde financeira da sua empresa estiver fragilizada, a falta de mensuração do ROI pode estar relacionada a isso.

DICA BÔNUS: KPI de inside sales!

5 – Taxa de Turnover

O Turnover se refere ao índice de rotatividade de funcionários da sua empresa durante determinado período. O cálculo é feito dividindo o total de desligamento pelo total de funcionários ativos no início do período analisado.

É fundamental acompanhar a taxa de turnover, já que ela pode acusar prejuízos financeiros para a empresa. No entanto, identificar o que está causando o turnover é bem desafiador. A alta da taxa de turnover pode estar ligada às seguintes questões:

  • microgerenciamento;
  • liderança ruim;
  • ausência de um plano de carreira para os colaboradores;
  • falta de treinamentos adequados;
  • ferramentas inapropriadas para trabalho;
  • metas mal estabelecidas. 

6 – Número de reclamações

Este indicador de qualidade mostra quantas reclamações a sua empresa recebeu referente aos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Caso queira atingir excelência em seu atendimento, este indicador deve ser o mais baixo possível. 

7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS

Também entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa, não podemos deixar de citar a satisfação dos clientes NPS. O índice de Net Promoter Score mostra o quão recomendável a sua empresa é.

Para calcular o NPS, é necessário fazer uma pesquisa com os clientes e segmentá-los em Promotores, Detratores e Neutros de acordo com a probabilidade de eles indicarem sua empresa para um amigo ou familiar.

Entenda melhor como fazer o cálculo do NPS assistindo o vídeo abaixo:


Saiba mais: Descubra como criar os melhores KPIs B2B para seu negócio

Bom, ficou claro o que são indicadores de desempenho empresarial? Não deixe de utilizar essas ferramentas no seu modelo de negócio.

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