Enviar e-mails automáticos de vendas pode ajudar a equipe comercial a personalizar as abordagens aos clientes, poupar tempo — já que o envio ocorre de forma pré-programada e sem a necessidade de acompanhamento próximo dos vendedores — e ainda aumentar as vendas por meio dos conteúdos certos para cada etapa da jornada.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O envio de e-mails automáticos envolve o uso de ferramentas para automatizar o processo, permitindo que a empresa faça disparos de e-mails marketing visando prospectar e converter mais clientes.
  • A tática pode ser usada para automatizar as vendas e fazer abordagens mais personalizadas. Porém, para ter resultados, é vital que as mensagens sejam diretas, usem o nome do contato e tenham um bom CTA. 
  • Os e-mails automáticos de vendas podem ser bastante benéficos para a área comercial. Contudo, precisam ser inseridos em um processo de vendas assertivo para trazer bons resultados.
  • Adotar uma ferramenta de CRM permite acompanhar os resultados das suas campanhas e o desempenho dos colaboradores de um só lugar. Faça o seu cadastro do Agendor e descubra como isso é possível. 

E, sim, o e-mail ainda está vivo e sendo bastante usado em vendas. Segundo dados do Zero Bounce, mais de 60% das pessoas preferem se comunicar por e-mail quando o assunto é trabalho e 88% usam o canal diariamente. 

Para agilizar o envio, as empresas estão investindo no processo de automação para fazer o disparo em massa de mensagens automáticas.

A propósito, segundo dados compartilhados pelo Invesp, a automação pode aumentar não apenas a quantidade de leads prospectados, mas também o número de conversões. O resultado é um só: o aumento das vendas. 

Quer aprender como usar a estratégia de e-mails automáticos para aumentar suas vendas? Então, continue lendo, pois explicamos três maneiras de fazer isso e ainda mostramos 3 exemplos de respostas automáticas para e-mail que você pode usar à vontade!

O que são e-mails automáticos?

Em suma, e-mails automáticos são o resultado do processo de automatização do envio de mensagens via e-mail para os contatos da empresa. No lugar de escrever cada mensagem individualmente, você cria um modelo padrão e o envia para sua base de leads com a ajuda de uma ferramenta própria. 

A tática pode ser usada para fazer o disparo automático de e-mails visando prospectar mais clientes, nutrir os leads da base de contato, manter o bom relacionamento com a marca ou avisar sobre promoções e lançamentos.

De qualquer maneira, é crucial haver uma segmentação dos leads. Em outras palavras, você não deve enviar a mesma mensagem para todos os seus clientes, mas criar diversos modelos para serem enviados conforme perfil, estágio do funil e conteúdos que cada um consome. 

A intenção é fazer com que as mensagens não sejam genéricas, mas personalizadas para, assim, aumentar as chances de obter um retorno satisfatório dos clientes. 

Quando bem usados, os e-mails automáticos de vendas ajudam as empresas a:

  • aumentar a taxa de engajamento com a marca; 
  • poupar tempo; 
  • reter mais clientes; 
  • personalizar as interações;
  • aumentar as vendas.

Como usar o disparo automático de e-mails nas vendas?

Você já sabe o que é e-mail automático de vendas e viu algumas dicas práticas de como escrever uma mensagem que converte. Agora, chegou o momento de descobrir como usar essa estratégia para aumentar as vendas. Vamos lá?

1. Enviar e-mails marketing 

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que visa enviar e-mails para contatos segmentados com o objetivo de gerar leads e aumentar as vendas. 

Aqui, podem ser enviadas promoções, avisos sobre lançamentos de produtos, comemorações de datas especiais ou conteúdos ricos. 

De qualquer forma, a estratégia ajuda a manter sua base de contatos ativa e gerar valor para os seus clientes.

>>>> Aprenda mais em: o e-mail marketing ainda vale a pena? Guia completo

2. Automatizar o processo de vendas

Os e-mails automáticos de vendas também ajudam a otimizar o processo comercial, especialmente o de geração de leads. 

Isso porque é possível usar a estratégia para se conectar com possíveis clientes que deixaram seus dados de contato em uma landing page ou página de inscrição. 

Como resultado, esses contatos já entram na base de dados automaticamente, poupando bastante tempo dos vendedores e do time de marketing. 

Aproveite para conferir quais são as 7 etapas essenciais para um bom processo comercial!

emails automáticos (de vendas)

3. Personalizar as abordagens 

Ao mesmo tempo, os e-mails automáticos permitem personalizar as abordagens aos clientes. 

Isso acontece por causa da segmentação dos contatos e também porque as ferramentas para enviar e-mail marketing permitem personalizar diferentes pontos da mensagem, como a introdução. 

Graças à função, você consegue se dirigir a cada pessoa pelo nome e enviar os conteúdos certos para suprir suas expectativas.

Como escrever e-mails automáticos de vendas?

Como falamos, os e-mails automáticos de vendas precisam ser personalizados. Por isso, o primeiro passo é identificar os diferentes perfis dos seus leads e agrupá-los conforme as características que têm em comum. 

Por exemplo, leads que baixaram um e-book específico vs leads que pediram uma demonstração do seu serviço. Feito isso, siga estas dicas:

  • use o nome do lead em pontos estratégicos da mensagem; 
  • seja direto; 
  • explique o motivo do contato; 
  • ofereça provas sociais; 
  • finalize com um bom CTA — chamado para ação. 

>>>> Aprenda mais: como escrever um e-mail de vendas para cliente que aumentará sua taxa de resposta

Exemplos de respostas automáticas para e-mail para você se inspirar 

Quer ver como usar as dicas do tópico anterior para criar uma mensagem que converta? 

Então, confira estes 3 exemplos de respostas automáticas para e-mails de vendas que você pode adaptar para a realidade do seu negócio!

1. Conversão 

Digamos que você crie uma landing page para promover um e-book e o lead precise deixar o e-mail para conseguir baixar o material. Neste caso, é possível enviar uma mensagem automática de e-mail indicando outro material ou fazendo uma proposta. Por exemplo:

Olá, [nome do lead]. 

Vimos que você se interessou pelo nosso e-book [título] e achamos que você também pode gostar do [nome do seu serviço], já que ele pode ajudar sua empresa a [resolver alguma dor do cliente].

Que tal fazer um teste gratuito? Caso tenha interesse, basta acessar o link abaixo e fazer sua inscrição. 

[link para a página de inscrição]. 

2. Newsletter 

As newsletters podem ser uma ótima forma de nutrir seus leads, ao mesmo tempo em que estimulam a criação de um bom relacionamento com a empresa por meio do envio de conteúdos interessantes para mantê-los engajados. 

Imagine que um cliente se inscreveu na sua newsletter. Neste caso, você pode enviar mensagens como esta: 

Oi, [nome do contato]. Tudo bem?

Que tal ficar por dentro das melhores dicas da semana para [alguma necessidade do cliente]? 

Para te ajudar, separamos alguns conteúdos que podem te interessar. Aproveite para conferir e ficar por dentro de tudo que você precisa saber para [reforçar a necessidade]. 

[adicionar os links para conteúdos relacionados].

3. E-mail marketing  

Como falamos, os e-mails marketing servem para divulgar promoções ou lançamentos e têm o objetivo de promover um produto e/ou serviço para que o consumidor se sinta interessado em comprá-lo. 

Por isso, a mensagem precisa convencer o lead de uma ação, como neste exemplo:

Oi, [nome do lead]. 

Vimos que você se interessou por alguns de nossos e-books. Temos uma oferta exclusiva para o [serviço da sua empresa]. 

[Parágrafo explicando os benefícios].

Fazendo sua assinatura até o dia [data do fim da oferta], nós podemos oferecer um desconto de [porcentagem de desconto] no nosso plano anual.

Para saber mais, basta responder a esse e-mail com a melhor data e horário para agendarmos uma reunião. 

Abraços,

[assinatura].

Viu como é fácil usar os e-mails automáticos na sua estratégia de vendas? Então, aproveite para conferir este e-book gratuito sobre como usar o marketing para escalar suas vendas e ver mais táticas infalíveis para adotar na sua empresa e bater suas metas.

E caso ainda não tenha, aconselhamos adotar um software de CRM para fazer a gestão dos leads e de todo o seu processo comercial, do planejamento até o pós-venda, em um só lugar. No Agendor, você pode fazer um teste gratuito e conferir, na prática, como o sistema te ajuda a vender mais. Faça sua inscrição agora mesmo e aproveite!