Você fez todos os preparativos para o envio da newsletter. Já escolheu até o horário que irá enviar. Agora falta só um item: a ferramenta para o envio.

Integradas com relatórios analíticos, que permitem uma visualização do impacto da campanha como quantos abriram o email, clicaram em links e cancelaram a assinatura da newsletter, essas ferramentas ajudam bastante em manter seus clientes informados sobre as novidades.

Então para começar, vou apresentar duas ferramentas brasileiras, de grandes empresas conhecidas e de peso no mercado: UOL Host e Locaweb.

Relatórios analíticos

A solução da Locaweb

Caso você tenha um plano de hospedagem com eles, a ferramenta vem como um adicional. Os limites de newsletters mensais, começam com 5.000 e vão até 25.000 dependendo do plano que você tiver. Caso ainda não seja um cliente, eles oferecem a ferramenta à partir de R$50 para até 10.000 newsletters mensais.

UOL Host

Eles também oferecem planos de assinaturas por número de envios mensais, começando com praticamente o mesmo valor que a Locaweb (R$49), e também para até 10.000 newsletters/mês.

MailChimp

Agora, a que chama mais a minha atenção: a ferramenta MailChimp! Apesar do logotipo ser um chipamzé, eles oferecem um serviço bem sério. A ferramenta é FREE para listas de até 2.000 assinantes e 12.000 newsletters por mês, sem tempo limite para Trial.

Editando o layout da newsletter

Além de uma pancada de funcionalidades oferecidas, como integração com redes sociais e testes A/B, a ferramenta contém uma interface para a criação do layout da newsletter. Apesar de ser necessário incluir algumas tags, o próprio editor já facilita sua vida para isso.

Há também a Constant Contact, uma gigante bem estabelecida. Mas eles não são tão legais assim…

Novas ferramentas estão sempre surgindo para facilitar nosso trabalho. Você conhece alguma outra interessante?