Já imaginou transformar o seu cliente em um verdadeiro parceiro ativo no processo de criação de produtos e serviços?

Principais aprendizados deste artigo:

  • A cocriação de valor ajuda a construir valor para a empresa por meio da colaboração com o cliente.
  • Essa estratégia gera maiores níveis de satisfação do cliente, proporciona desenvolvimento de produtos mais eficientes e, sobretudo, eleva a vantagem competitiva da organização que coloca em prática essa estratégia.
  • A cocriação de valor deve ser uma experiência altamente imersiva para o cliente, que se torna um parceiro ativo da empresa.
  • No universo B2B, um dos pilares que podem ser utilizados para aplicar essa estratégia são os gerentes de conta.
  • Os feedbacks dos clientes também são um dos instrumentos que auxiliam a empresa a desenvolver soluções mais assertivas.
  • As ações de cocriação de valor fidelizam clientes e atraem novos consumidores para a sua marca. Saiba mais sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização

A prática chamada de cocriação de valor é uma estratégia de inovação que se propõe a envolver o cliente nos processos de desenvolvimento ou aprimoramento de produtos e serviços. 

No Brasil, 60% das empresas já usaram a cocriação de valor para elevar os níveis de satisfação dos clientes, oferecer produtos mais eficientes e alavancar seus resultados.

Já deu para perceber que inovar é a regra do jogo. Por isso, a cocriação de valor tem sido tão fortemente utilizada no mercado como uma maneira de adquirir vantagem competitiva.

E o melhor é saber que existem muitas formas para iniciar uma troca mais colaborativa com o seu cliente!

Neste artigo, você entenderá o que é cocriação de valor, como aplicar essa estratégia no seu negócio e ainda poderá se inspirar por alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso com essa estratégia.

Dessa forma, poderá construir relações mais produtivas e eficientes com seus clientes para aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Boa leitura!

O que é cocriação de valor?

Cocriação de valor é uma estratégia de inovação que acontece por meio da interação direta entre empresas e seus clientes. Nessa troca, as organizações são capazes de desenvolver e aprimorar produtos e serviços para que sejam mais eficientes para o consumidor final.

Em uma abordagem tradicional, as soluções de uma empresas são criadas a partir de suposições, ou no máximo pesquisas, sobre aquilo que o cliente necessita, isto é, são feitas por meio de uma participação unilateral, exclusiva da marca.

Já no conceito de cocriação de valor, não apenas os produtos, mas também os processos internos, conteúdos e táticas de atendimento ao cliente são elaborados com base na participação dos clientes, tornando-os agentes essenciais do processo de criação, de forma altamente colaborativa.

Nesse contexto, a estratégia de cocriação traz muitos benefícios para ambas as partes, como:

  • maiores níveis de satisfação de clientes;
  • aumento dos índices de fidelização;
  • relação mais próxima e confiável entre as partes;
  • processos internos mais assertivos;
  • produtos e serviços eficazes;
  • investimentos mais seguros e eficientes;
  • ideias e insights mais valiosos;
  • soluções mais criativas e inovadoras.

Sendo assim, nas práticas de cocriação de valor, os produtos e serviços não são a base das relações entre empresa e cliente. Estes são, na realidade, apenas um dos instrumentos que contribuem para que o valor da marca seja construído em conjunto.

Exemplos de cocriação de valor

Talvez sua empresa já aplique estratégias de cocriação de valor, mas você (ainda) não percebeu.

Temos um exemplo de cocriação comum no mercado B2B: os gerentes de contas, ou Key Accounts

Estes profissionais possuem relacionamento direto com os clientes e buscam pensar soluções em conjunto que tragam mais valor para ambas as partes.

Mas vale destacar que, na verdade, a cocriação de valor é muito mais profunda do que simplesmente visitar o cliente e repassar uma necessidade que ele tem para o setor responsável, como parte dos gerentes de conta fazem.

É preciso envolver o cliente, de maneira imersiva, desenvolver juntos uma solução. 

A seguir, veja alguns exemplos de empresas que utilizaram a cocriação de valor para elevar sua vantagem competitiva e aumentar as chances de sucesso de seu negócio.

Ab Inbev

A Ab Inbev do Reino Unido contou com a colaboração de varejistas e supermercados para seus processos internos, os pontos de contato e suas operações.

A rede de supermercados Co-op Food, que fez parte do projeto, aumentou os níveis de transparência e confiabilidade com a Ab Inbev. Como resultado, a cocriação de valor gerou a inserção de um funcionário da multinacional de cervejas e bebidas dentro do setor de logísticas da Co-op Food para evitar produtos em falta no estoque.

Assim, este colaborador ajudava o varejista a melhorar seus processos internos e facilitar a distribuição de produtos ao consumidor final, gerando resultados para ambas as partes.

Natura

A Natura é figurinha carimbada nos cases de sucesso sobre inovação e marketing, e não é à toa.

Em 2014, a empresa brasileira do setor de produtos cosméticos deu início ao projeto Cocriando Natura, que visa aliar pioneirismo às necessidades do consumidor final, convidando seu público por meio de sua plataforma digital para que possam contribuir com o desenvolvimento da marca. 

No projeto, são criados conceitos e ideias para novos produtos, que posteriormente passam por uma curadoria feita pela equipe de inovação.

E inovação, para a marca, é coisa séria. Basta analisar o Manifesto Cocriando: “É tempo de reinventar nosso jeito de inovar. É tempo de cocriar. Vamos juntos?

Repare no “vamos juntos”, reforçando a ação colaborativa e conjunta para gerar valor à marca.

Saiba mais sobre o Cocriando:

LEGO Group

O Grupo LEGO disponibilizou uma plataforma chamada LEGO Ideas, onde qualquer pessoa pode expor novas idealizações para os produtos da empresa.

Os participantes devem estruturar um protótipo, fotografá-lo, e apresentá-lo na plataforma. Outros usuários também avaliarão os projetos, e as criações mais bem avaliadas serão produzidas e comercializadas mundialmente, com créditos ao criador.

Coca-Cola

A Coca-Cola também lançou uma plataforma digital para a cocriação de valor. 

Em 2015, o projeto Coca-Cola Open Up abriu espaço para que os consumidores pudessem contribuir com ideias e soluções sociais. As três ideias mais inovadoras recebem um prêmio em dinheiro.

Além de promover maior engajamento do público, a empresa pôde contar com a parceria para se envolver em questões sociais e gerar mais valor para a marca e para as ideias de seus clientes.

Fiat

Já a Fiat, teve um insight mais disruptivo. A própria empresa pediu para que seus consumidores desenvolvessem um carro do futuro.

Mais de 17 mil pessoas toparam o desafio e ajudaram a criar um carro baseado em um conceito futurista. 

Confira o desenvolvimento dessa estratégia de cocriação de valor no vídeo abaixo:

Entendeu o que é cocriação de valor? Você pode começar colocando essa estratégia em prática agora mesmo, por meio dos feedbacks do seu cliente. Esta é uma excelente maneira de começar a colocar a mão na massa para fazer mudanças necessárias e vender mais.

Saiba mais em Guia prático | Como transformar o feedback dos clientes em vendas