A média da taxa de conversão de uma landing page de vendas é de 2,35%, de acordo com uma pesquisa feita pela WordStream. Sendo que entre as principais páginas de destino, 25% convertem 5,31% ou mais, podendo chegar até 11,45% entre as dez melhores. Ou seja: detalhes podem fazer toda a diferença na atração de leads!

Principais aprendizados deste artigo:

  • A landing page é uma página destinada para capturar leads, ou seja, coletar dados de potenciais clientes. 
  • Ela pode ser usada para vários objetivos comerciais. Alguns tipos de LP são: captura de leads, divulgação de produto/serviço, datas comerciais, pré-lançamento, inscrição e upsell e cross-sell.
  • As vantagens são que a LP é rápida e fácil de criar, além de ter custos menores e maior taxa de conversão. Além disso, eleva o alcance orgânico da marca, atrai mais leads qualificados e diversifica as estratégias de prospecção.
  • Para criar uma LP, é preciso entender profundamente o perfil do cliente ideal da empresa, ser objetivo, investir em copywriting de alta qualidade, usar recursos atrativos, como vídeos e imagens, pensar bem no CTA e utilizar gatilhos mentais.
  • O sistema de CRM é perfeito para coletar, integrar e analisar todas as informações relativas aos seus leads e clientes. Assim, é possível criar LPs atrativas e que realmente impactem seu público.
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Logo, a chave para elevar a geração de leads da sua empresa é criar uma landing page atrativa e focada no seu público. E como fazer isso? É exatamente o que vamos explicar neste texto!

O que queremos dizer é: há diversas formas de usar uma landing page para elevar suas vendas e atrair o cliente ideal. E vamos ensinar as mais importantes.

Continue a leitura e aprenda o que é, como funciona e as vantagens e desvantagens de uma landing page de vendas e ainda dicas infalíveis para criar uma que realmente converta. E mais: 3 exemplos de grandes marcas para você se inspirar!

O que é landing page de vendas?

A landing page de vendas, conhecida pela sigla LP, é uma página de captura de leads. Isto é, de conversão. Criada de modo separado do site, a ideia é focar em um único objetivo para potenciais clientes enviarem seus dados por meio de formulários. 

A LP pode ser usada para necessidades distintas da empresa, como divulgar um produto ou serviço, um curso e até mesmo compartilhar materiais ricos, como e-books e webinars. Assim, há a possibilidade de atrair leads qualificados, que têm maior probabilidade de se tornarem clientes.

Tipos de landing page de vendas

Apesar de todas terem a finalidade de coletar dados de potenciais clientes para, então, iniciar um relacionamento com eles, as LPs comerciais podem ter vários objetivos.

Portanto, existem vários tipos que podem ser aplicados no negócio, como:

  • captura de leads: foco em obter dados dos visitantes em troca de oferecer materiais gratuitos, como e-book, webinar, apresentação, infográfico, pesquisa etc;
  • divulgação: foco em descrever um produto ou serviço e oferecer mais informações sobre ele, como benefícios, funcionalidades, depoimentos de clientes que o utiliza, avaliações, certificados etc;
  • datas comerciais: voltadas para datas comerciais importantes, como Black Friday e Dia do Cliente;
  • pré-lançamento: finalidade de divulgar um novo produto ou serviço e incentivar a compra antecipada por um valor especial. Possui as mesmas características de uma LP de divulgação, como adição de informações estratégicas da solução;
  • inscrição: foco em obter alunos para cursos ou participantes de eventos;
  • upsell e cross-sell: páginas feitas para clientes com foco em estratégias upsell (adquirir um produto ou serviço com valor superior) e cross-sell (obter produto ou serviço complementar ao já comprado). Foco em aumentar o ticket médio da empresa.

Aprenda mais: Formulário de leads: quais os pontos de atenção ao criar um formulário?

Quais as vantagens da landing page de vendas?

Fazer uma landing page de vendas é muito mais fácil e rápido do que criar um site. Afinal, é “apenas” uma página. Além disso, existem até ferramentas específicas e práticas para criar uma LP, sem precisar de programação. Logo, os custos também são reduzidos.

Além disso, ela se destaca por ser bem direta e objetiva, o que resulta em uma maior taxa de conversão.

Citamos ainda outras vantagens da landing page comercial.

Aumentar o alcance orgânico no Google

As páginas de resultados de pesquisa em buscadores na internet, como o Google, são conhecidas como SERPs. E a criação da LP favorece – e muito – alcançar melhores posições quando um cliente busca uma palavra-chave relacionada à sua solução.

Como podem ser otimizadas para SEO, com foco em elevar o alcance orgânico (sem precisar pagar por anúncios), as LP se destacam ao olhos do público.

Atrair mais leads qualificados

Por ser tão específica, direta e objetiva, a página, quando bem-feita, atrai leads qualificados, ou seja, que possuem o perfil do cliente ideal da marca e maiores chances de conversão.

Além disso, por ser de leitura mais rápida e dinâmica e voltada a um só objetivo, ela causa uma boa primeira impressão.

Essa ferramenta é essencial para equipes de marketing e vendas aumentarem as chances de ganhar visibilidade e reconhecimento em seu setor de atuação.

Quando bem-estruturada, a LP diferencia a marca, elevando até mesmo sua autoridade e credibilidade no mercado.

Diversificar as estratégias de prospecção

A prospecção passiva é justamente atrair leads por meio da internet. E a landing page cumpre muito bem o seu papel. Logo, serve como mais um recurso estratégico para ser usado, além de site, redes sociais, blog etc.

Quais as desvantagens da landing page de vendas?

Em comparação com as vantagens, as desvantagens da landing page de vendas são pequenas. Na verdade, podem ser vistas como desafios que podem ser contornados quando há bons profissionais envolvidos na sua criação.

Entre os principais desafios, citamos:

  • limitação e restrição de conteúdo e espaço: só que existem muitas LPs com conteúdo maior que convertem muito bem. Logo, é preciso entender seu mercado e seus clientes para verificar a melhor estratégia;
  • baixa retenção: por ser apenas uma página, a retenção é menor. Os visitantes não ficam tanto tempo nela como ficam em site e blog. Porém, é possível elevar o tempo de visitação com adição de vídeos, por exemplo.

Como fazer landing page de vendas para atrair leads?

De modo geral, uma landing page comercial deve ter a descrição do produto/serviço/evento/material, benefícios e/ou diferenciais da marca, formulário e CTA (Call-to-Action).

Veja como explorar os diversos recursos e estratégias para criar uma LP eficiente:

Estude o perfil do cliente ideal

O primeiro passo para fazer uma landing page de vendas atrativa e que converta é estudar a fundo o perfil do seu cliente ideal. Assim, entende-se o que falar e como.

Seja objetivo

Pense bem no que destacar para não se prolongar em explicações que vão fazer o lead fechar rapidamente a página.

E a objetividade vai além do texto, tenha um design limpo, com poucos elementos para não distrair o visitante e guiá-lo até o CTA.

Invista em conteúdo atrativo

A copy é um texto com foco totalmente comercial. Logo, é sempre usada em conteúdos de LP. Por isso, use boas práticas de copywriting e selecione as informações mais valiosas.

Pense bem no CTA

O botão de CTA (chamada para a ação) deve ser único, persuasivo e se destacar na página, estimulando o visitante a clicar nele.

Uma dica é fazer teste A/B para descobrir qual cor, formato e posição do botão converte melhor. Os verbos devem ser no imperativo e realmente estimular uma ação, como “baixe agora”, “faça o teste gratuito”, “inscreva-se”, “garanta sua vaga”.

De acordo com uma pesquisa feita pela Unbounce, páginas com 1 CTA possuem 1,6% mais conversão do que LPs com dois a quatro. O que comprova que o cliente fica confuso quando há muitas ações na página. Logo, mais uma vez: seja objetivo.

Use gatilhos mentais

A LP é o ambiente perfeito para lançar mãos de gatilhos mentais que impactam seus clientes. E o melhor é que dá para combinar alguns na mesma página ou então usá-los em momentos diferentes.

Os gatilhos mentais mais usados e eficientes são, por exemplo, prova social, autoridade, escassez, urgência, exclusividade etc.

Eles aumentam as chances de conversão se forem usados de forma estratégica, é claro. 

Uma pesquisa apontou que páginas com maior conversão são as que incluem o gatilho da prova social. 

Saiba mais: Prova social: como utilizar esse gatilho mental para acelerar as vendas?

Use elementos interativos e visuais

A grande vantagem da landing page de vendas é usar texto e imagens para atrair os potenciais clientes. Logo, pense em como combiná-lo para elevar as conversões.

O uso de vídeos que apresentam o produto ou o serviço, por exemplo, eleva as conversões em 86%, segundo um estudo do Smart Insights

Não se esqueça de sempre respeitar e seguir a Lei Geral de Proteção de Dados na criação de seu formulário, informando a finalidade do uso dos dados.

Exemplos de landing page de vendas

Para inspirar, separamos três exemplos de landing page de vendas de marcas bastante conhecidas e renomadas no mercado.

  1. Airbnb

Essa landing page do Airbnb é voltada para atrair novos anfitriões. Ela desperta toda a atenção do visitante ao oferecer uma projeção média de ganhos semanais de acordo com o local em que ele mora. Excelente, não é mesmo?

  1. Uber

Já essa landing page da Uber é focada em conquistar mais motoristas. Por isso, ao rolar a tela, oferece informações de qualidade para tirar dúvidas e descrever como a empresa funciona. 

  1. Netflix

Para quem ainda não é assinante, a LP da Netflix é focada apenas em atrair novos clientes. Simples, direta e objetiva. Começa apenas pedindo um e-mail, facilitando a conversão do visitante. E ainda apresenta seu produto com filmes e séries, despertando maior interesse.

Como criar uma landing page de alta conversão?

A melhor forma de acertar em cada detalhe da landing page de vendas é estudar e acompanhar o comportamento de compra do seu cliente, seus hábitos de consumo, suas necessidades, seus desejos e seu estilo de vida.

E tudo isso pode ser feito de modo prático e simples. Basta implementar o sistema de CRM do Agendor na sua empresa para coletar, integrar e analisar dados valiosos sobre seu público.

O software de CRM pode ser integrado a diversos sistemas, como até mesmo de criação de landing page e, assim, quando um novo lead entrar, é enviado automaticamente para o funil de vendas da marca.

Quer saber melhor como alavancar a atração de leads e reter clientes de modo contínuo? Conheça o CRM do Agendor e descubra o seu poder de transformar a equipe de vendas de um negócio!