Brand awareness é um instrumento de gestão de marcas (branding) que mede o reconhecimento de uma marca pelo consumidor.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para criar uma estratégia de branding alinhada, é necessário considerar o posicionamento de marca, seu tom de voz, seu propósito e sua identidade visual.
  • No mercado B2B, o brand awareness é importante para atrair investimentos, aumentar as vendas e fornecer segurança financeira para a empresa. 
  • A presença digital e a produção de conteúdo relevante são instrumentos que geram um retorno expressivo para o brand awareness de uma empresa. Para isso, uma estratégia de marketing digital é indispensável.  
  • Brand awareness exige uma constante manutenção das estratégias de marketing. Acompanhar indicadores é crucial para esse fim. Conheça os principais KPIs de marketing e vendas em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar

Quando você imagina a cor vermelha e letras cursivas, qual marca vem à sua mente?

Muito provavelmente você pensou na Coca-Cola, certo? Isso é brand awareness!

O brand awareness (em português, consciência de marca) é o que faz uma marca ganhar autoridade no mercado e ser facilmente lembrada pelo seu público.

No segmento B2C, temos muitos exemplos de marcas que acabaram se apropriando do nome das categorias de produtos, como Gillette (lâmina de barbear), Bombril (esponja de aço), Leite Ninho (leite em pó) e Catupiry (requeijão cremoso). 

Essas marcas estão perpetuando seu nome no mercado e dificilmente serão esquecidas pelos consumidores. Desse modo, sua credibilidade se mantém sólida no mercado.

Mas e nos negócios B2B? Qual é a importância da consciência de marca e como aumentá-la para manter sua empresa relevante?

É isso que você vai entender neste artigo. 

Continue a leitura para saber mais!

O que é brand awareness?

Como já definimos no início, brand awareness refere-se ao reconhecimento que o público tem sobre uma marca. 

Esse reconhecimento acontece por diversos fatores, mas o principal é a conexão que o cliente tem com a marca que consome. É por meio dessa relação que as marcas ganham a confiança de seus clientes e tornam-se sua preferência. 

A estratégia de brand awareness envolve um conjunto de ações que visam fortalecer uma marca, planejadas pela gestão de branding de uma empresa.

Ao contrário do que se pode imaginar, o brand awareness está longe de ser uma simples tática de marketing para aumentar as vendas. Para trabalhar a consciência de marca, é preciso considerar os seguintes aspectos:

  • comunicação e tom de voz da marca;
  • posicionamento;
  • pontos de contato com o cliente;
  • presença digital;
  • identidade visual.

Por que investir em brand awareness?

Quando seu público reconhece facilmente sua marca, você ganha credibilidade no mercado. Basta pensar no seu ramo de atuação que o público rapidamente se lembra da sua empresa.

Vamos fazer um exercício?

Pense em uma marca de fast food. Agora, pense em uma marca de celulares.

Percebe como, sem esforço, já chegamos a nomes muito consolidados no mercado? Isso não acontece apenas pelos produtos ofertados em si, mas, sim, pela personalidade da marca. A conexão que ela estabelece com o seu consumidor. 

Isso pode acontecer com a sua empresa, se você colocar em prática uma estratégia de brand awareness!

Veja abaixo os maiores benefícios de investir em consciência de marca:

Atração de investidores

Atrair investidores para o seu negócio é essencial, já que podem dar a oportunidade de colocar suas ideias em ação com recursos financeiros que você talvez demoraria mais para colher.

Contudo, os investidores precisam acreditar na sua empresa e enxergar um grande potencial de retorno. Ou seja, se sua marca não tiver uma identidade própria nem um propósito evidente, não será atrativa o suficiente para os investidores.

Aumento nas vendas

Nas vendas B2B, sabemos que as decisões são tomadas com alta racionalidade. Os decisores consideram diversos aspectos da sua empresa para fechar negócio com ela, e por isso muitas pesquisas e reuniões são necessárias para uma decisão final.

Tendo uma marca forte e com presença, os decisores percebem mais credibilidade e confiança na sua empresa, o que acelera o processo de decisão de compra e colabora para atração de mais clientes.

Relembre as etapas do processo de decisão de compra dos clientes:

As 6 etapas do processo de decisão de compra

Mais segurança em tempos de crise

Em períodos turbulentos, uma marca que não está consolidada corre o grande risco de encerrar suas atividades. Vimos isso acontecer em grande quantidade durante a pandemia do novo coronavírus. 

O brand awareness é uma saída para isso porque, nesta estratégia, a fidelização do cliente é baseada na conexão que ele estabelece com a empresa, e não apenas no produto em si.

Afinal, produtos são substituíveis e, se necessário, o cliente pode encontrar preços mais competitivos e migrar de fornecedor para reter custos.

Todavia, quando um cliente se identifica com o propósito de uma marca, não hesita em se esforçar para permanecer com ela. 

É esta fidelidade que gera receita recorrente para a sua empresa; um elemento primordial para garantir a saúde financeira do seu negócio.

5 ações para começar a aumentar a consciência de marca

Agora que você já conhece a importância do brand awareness, saiba como fomentar a consciência de marca em seu público e se tornar cada vez mais relevante no seu mercado. Acompanhe nossas dicas:

1. Tenha um propósito claro

Verdade seja dita: sem um propósito, sua empresa é só mais uma no mercado.

A Apple, por exemplo, surgiu com a missão clara de ser altamente inovadora e arrojada. Até hoje, seus fiéis consumidores fazem filas quilométricas para adquirir os novos produtos da marca.

O McDonald’s transformou a forma como nos relacionamos com lanchonetes, não é mesmo?

Essas mudanças só aconteceram porque as gigantes que citamos possuem um propósito muito forte, que guia todas as suas estratégias e o modo como se comunicam com seus clientes. É exatamente por isso que se mantêm tão relevantes até os dias atuais.

Saiba mais sobre o poder do propósito e como aplicá-lo na gestão da sua empresa neste artigo: Golden Circle: o poder do propósito

2. Desenvolva uma personalidade para sua marca

Dar uma identidade para uma marca virou coisa séria. Afinal, é ela que representa as características que você quer associar à sua marca.

Quem não conhece a Lu, da Magazine Luiza? Este é o exemplo perfeito para esse tópico.

A “Lu da Magalu” foi (e ainda é) um grande sucesso, pois conecta os clientes com os valores da empresa. E não demorou para conhecermos outras personalidades de marca, como a BIA, assistente virtual do Bradesco, e o Baianinho, das Casas Bahia.

Claro, não é preciso criar um avatar com inteligência artificial para personificar sua marca. No entanto, algumas características devem ser trabalhadas no brand awareness, como:

  • valores da marca;
  • perfil da empresa;
  • identidade visual;
  • tom de voz;
  • atitudes.

Arranjando esses atributos, você cria uma personalidade de marca capaz de dar conselhos e oferecer os produtos certos para os clientes certos, além de se comunicar de uma forma única. Tudo isso é imprescindível para gerar conexão com o cliente!

3. Conheça seu público-alvo profundamente

Um dos pilares mais cruciais do brand awareness é a comunicação.

Todas as nossas relações mais próximas são sustentadas através da comunicação, e não seria diferente entre você e seus clientes.

Tal comunicação deve se refletir nas suas campanhas de marketing, no atendimento ao cliente e nas abordagens de vendas. Todos esses pilares devem ter uma comunicação alinhada, que transmita a essência da sua marca, seu propósito e seu cuidado com seus clientes.

Para tanto, é preciso saber exatamente com quem você está falando.

Algumas ferramentas são fundamentais para traçar um perfil de cliente mais preciso, como o ICP e a persona. Saiba mais sobre esses instrumentos de marketing em:

4. Crie conteúdos originais e emocionais

No universo B2B, soa um pouco contraditório ser emocional, não é verdade?

Mas, no fim do dia, por mais racionais que sejamos, nosso processo de decisão de compra acaba sendo regido por diversos tipos de emoções. Não dá para evitar!

É por esse motivo que conteúdos emocionais são tão memoráveis para nós. Aliás, 95% do nosso processo de cognição acontece na parte emocional e subconsciente do nosso cérebro.

Em outras palavras, os consumidores prestam mais atenção a conteúdos que evoquem reações sentimentais como admiração, compaixão, diversão, nostalgia, surpresa e outras.

Reflita sobre o que a sua marca deseja transmitir e, principalmente, como deseja transmitir. Os clientes precisam ser expostos ao lado emocional da sua marca para que ela seja lembrada.

5. Invista em marketing digital

Você sabia que 70% da população brasileira possui acesso à internet? Ou então, que 93% dos brasileiros fazem pesquisas no Google antes de comprar?

Não é exagero afirmar que a presença digital é obrigatória para a autoridade e credibilidade de uma marca.

A transformação digital não apenas tornou as empresas mais eficientes, mas também viabilizou um crescimento absurdo na exigência dos consumidores, que agora possuem um mar de informações para saber mais sobre as empresas com as quais se relacionam.

É por essa razão que a presença digital é importante, especialmente nas redes sociais.

Nesse sentido, a produção de conteúdo relevante é vital para impulsionar a notoriedade da empresa. O marketing de conteúdo é uma peça-chave para uma estratégia de brand awareness B2B

Os conteúdos em vídeo, em particular, são uma ótima pedida para manter seu público engajado. Afinal, os vídeos são interativos e facilmente compartilhados.

Lembre-se: crie conteúdos e vídeos que tenham a “cara” da sua marca. Desse modo, o seu público se envolve e se aproxima cada vez mais da sua empresa.

Como medir o brand awareness?

Esta é uma métrica de marketing muito difícil de ser mensurada. Afinal, ela envolve muitos aspectos intangíveis, como a percepção que o cliente tem sobre sua marca, por exemplo. 

O que é interessante observar são os indicadores de marketing digital, como a quantidade de conteúdos baixados, comentários, compartilhamentos e o alcance de outros materiais.

Além disso, também é necessário fazer pesquisas com sua carteira de clientes ativos, através de formulários ou entrevistas.

Converta esses indicadores em ajustes práticos na sua estratégia de brand awareness para aumentar seus resultados e seguir construindo uma marca forte.

E aí está outra característica do brand awareness: ele se mantém em movimento. Nunca será o suficiente. Para se manter relevante e fidelizar clientes, é preciso se adaptar às mudanças do mercado e ao comportamento do consumidor.

Pronto para iniciar sua estratégia de brand awareness? Aproveite e saiba mais sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização