A gestão de marketing digital exige estudo do mercado, planejamento de ações, monitoramento dos resultados e ajustes para otimização do retorno sobre investimento. Nesse cenário, o dia a dia de trabalho só é possível com a utilização de boas ferramentas de gestão de marketing digital.

Esses recursos permitem a organização das tarefas da área que devem ser executadas e o acompanhamento das métricas e indicadores de marketing digital alcançados, para identificação de oportunidades, falhas e gargalos, tornando a execução de um planejamento estratégico de marketing digital muito mais eficiente. 

Mas, afinal, quais são essas ferramentas de gestão de marketing digital que devem fazer parte do dia a dia da sua empresa? 

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Foi em busca da resposta para essa pergunta que criamos este artigo, com uma lista de ferramentas para marketing digital Confira!

6 ferramentas de gestão de marketing digital para usar já!

A seguir, apresentamos um guia com seis ferramentas de gestão de marketing digital que vão contribuir muito com os resultados da sua empresa: 

  1. Google Drive
  2. Ferramenta de gestão de equipe, projetos e tarefas 
  3. SEMrush
  4. CRM
  5. Software de automação de marketing
  6. Google Analytics

Entenda mais sobre cada uma, abaixo!

1. Google Drive

A gestão de marketing digital envolve o compartilhamento e o acesso a vários documentos, planilhas, imagens e outros arquivos. Para isso, nada melhor do que um dos líderes entre os sistemas de armazenamento em nuvem: o Google Drive

Com o sistema em funcionamento, qualquer usuário autorizado pode acessar os arquivos de uma pasta, de qualquer lugar, a partir de um computador ou dispositivo móvel com acesso a internet. 

Esse tipo de solução contribui para a segurança dos arquivos, que param de ficar armazenados em múltiplas pastas nos computadores de vários colaboradores, e passam a ter um local específico de armazenamento.

Além disso, dentro da realidade de crescimento do trabalho remoto, o uso de sistemas de armazenamento em nuvem que permitem o acesso a distância torna o trabalho muito mais eficiente e a comunicação entre a equipe muito mais satisfatória

Se deseja ter mais segurança, você ainda pode investir em verificação em duas etapas e proteção avançada via chaves de segurança física.

Tanto o gestor de marketing quanto a equipe tem muito a ganhar com um tipo de ferramenta como essa que organiza, compartilha e facilita o acesso a arquivos e outros documentos. 

2. Ferramenta de gestão de equipe, projetos e tarefas

Distribuir as tarefas e acompanhar a evolução de cada uma é um dos grandes desafios dos gestores de marketing digital. São múltiplos canais, múltiplas atividades e, em alguns casos, vários colaboradores.

Para os profissionais de marketing, um sistema de gerenciamento de projetos também é muito relevante pois facilita a organização e priorização das atividades que devem ser realizadas ao longo de um dia, semana e mês. 

Com uma ferramenta de gestão de projetos, como o Trello, Runrun.it ou Asana, o gestor tem uma visão global do que está sendo realizado, por quem, quando é a previsão de término da atividade, e mais. 

Além disso, a plataforma também permite que o gerente de marketing defina as prioridades dos projetos e distribua as tarefas de maneira simples e fácil para toda a equipe. 

Outras vantagens desse tipo de ferramenta são: 

  • gestão de prazos;
  • organização de tarefas;
  • apresentação do status das atividades planejadas;
  • compartilhamento de arquivos e mais. 

3. SEMrush

Se a sua empresa investe em Inbound Marketing e SEO, o SEMRush é uma das ferramentas que vai contribuir para otimizar todo o projeto de planejamento de uma estratégia, bem como o acompanhamento dos resultados das campanhas. 

A ferramenta otimiza o processo de criação de planos de ação e campanhas de marketing para SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de concorrentes, anúncios pagos, marketing de mídia social e mais. 

Ou seja, um gestor que precisa lidar com tudo isso tem muito a ganhar em resultado, efetividade da campanha e produtividade, adotando o SEMRush como uma ferramenta de gestão de marketing digital. 

4. CRM

O CRM é uma ferramenta que nasceu para apoiar o setor de vendas, mas em uma realidade onde vendas e marketing estão cada vez mais entrelaçados,  criando até mesmo o conceito de vendarketing, o CRM também tem um grande papel para a gestão de marketing. 

O CRM no marketing pode ser usado como fonte de informações ricas sobre o público da empresa, sua persona, suas necessidades, desejos, principais objeções. Tudo isso contribui para a construção de uma estratégia mais eficaz, principalmente no que diz respeito à segmentação de clientes e acessos a dados e métricas, que vão melhorar, entre outras coisas, a qualidade da captação de leads, por exemplo.

Veja como funciona o Agendor:

5. Software de automação de marketing

O software de automação de marketing é, sem dúvidas, a ferramenta de gestão de marketing digital que não pode faltar na gestão da área.

Além de aumentar a produtividade do setor, levando-a a outro patamar, estamos falando de uma plataforma que permite a execução de muitas atividades que seriam impossíveis sem ela, como:

  • a criação de fluxos de nutrição automáticos,
  • pontuação de leads (lead scoring),
  • lead tracking e mais. 

De fato, a adoção da automação de marketing gera resultados impressionantes para as empresas, é o que dizem algumas pesquisas que apresentam dados como: 451% de aumento médio de leads qualificados em empresas que implementam a automação de marketing.

Gestores que já adotaram a automação como parte do setor contribuem para reforçar a importância da plataforma: 91% dos profissionais de marketing afirmam que a automação é muito importante para o sucesso de suas campanhas.

6. Google Analytics

Como falamos ao longo deste artigo, parte do trabalho de gestão de marketing digital é o acompanhamento dos resultados das campanhas.

O Google Analytics permite esse acompanhamento e monitoramento, seja de anúncios ou tráfego orgânico, oferecendo uma visão geral interessante sobre a movimentação dentro das páginas do site da sua empresa.

Além de uma visão sobre os indicadores e resultados alcançados, sua empresa pode identificar gargalos, falhas e encontrar oportunidades para campanhas futuras, otimizando ações de forma mais assertiva. 

Entre os indicadores que podem ser acompanhados por essa plataforma estão: 

  • volume de tráfego;
  • novos visitantes;
  • visitantes recorrentes;
  • fonte de tráfego;
  • CTR – taxa de cliques;
  • custo de aquisição de clientes e mais.

google analytics

Fonte: Suporte Google

Esperamos que com essa lista de seis ferramentas de gestão de marketing digital você torne o trabalho do setor, dentro da sua empresa, mais assertivo, eficiente e positivo. 

Lembre-se de encontrar o mix de ferramentas que se adaptam a sua realidade, e aproveite ao máximo, cada uma delas. 

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. 

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