« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

4 estratégias de marketing e design para destacar empresas

Escrito por
Pedro Renan

Estratégias de marketing usando design são a chave para destacar e diferenciar sua empresa no mercado

Quando se fala em design e estratégias de marketing, muitas pessoas pensam em anúncios de publicidade ou em logotipos de empresas. Na verdade, essas são apenas algumas das formas de usar o design para turbinar o desempenho de seu negócio.

Um belo design corporativo, com uma identidade visual adequada, que retrate corretamente seu posicionamento e diferenciais, tudo isso detalhado em um brand book (um livro que apresenta a biografia e a evolução da marca), já é um bom começo para desenvolver estratégias de marketing baseadas em design para sua empresa.

Mas o design vai muito além disso, ele engloba praticamente tudo em sua empresa, desde a concepção do negócio, design de produtos, criação de embalagens com marketing adequado, desenvolvimento de matérias de comunicação, web design e até fachadas de unidades e de lojas.

Para ajudar você a entender melhor toda a potencialidade do design nas estratégias de marketing, apresentaremos algumas das diversas formas de usar o design para diferenciar sua empresa por meio de 4 dicas de marketing para pequenas empresas e que, na verdade, podem ser seguidas por empresas de todos os portes.

Designer

O Design Thinking tem foco nas pessoas e não na tecnologia

4 estratégias de marketing e design para seu negócio

Design Thinking

Com foco nas pessoas e não na tecnologia, a metodologia Design Thinking busca desenvolver projetos e criar soluções dentro de sua empresa estabelecendo uma relação entre o que as pessoas realmente desejam (normalmente seus clientes) com os recursos tecnológicos disponíveis.

Perceba que essa estratégia de marketing usa o caminho inverso que muitas empresas insistem em trilhar. Ao descobrirem uma tecnologia inovadora no mercado (e que virou moda), simplesmente “inventam” um jeito de usá-la, apenas porque é nova.

O Design Thinking segue as seguintes etapas:

1. Imersão ou empatia

Quando se busca entender plenamente o desafio por meio de:

  • Entrevistas com clientes;
  • Pesquisas;
  • Aprendizado por observação das práticas usadas;
  • Foco na experiência do cliente.

2. Análise e Síntese

Os dados conseguidos no passo anterior devem ser organizados em cartões. Isso ajuda a entender o problema em discussões em grupo, na busca de padrões e de uma lógica inovadora. Pode-se usar diagramas, mapas conceituais e outras ferramentas que ajudem a definir critérios e parâmetros para o problema.

3. Ideação

É a hora de conseguir as ideias que vão solucionar os problemas, com ajuda das análises e sínteses e integrando-se mais pessoas à equipe, como possíveis usuários e outros profissionais da área, para agregar mais perspectivas e pontos de vista inovadores. Um processo de brainstorming pode ajudar nessa fase.

4. Prototipação

As ideias ganham vida por meio de protótipos que devem ser testados para validar sua efetividade e a possibilidade de se tornarem um produto, um serviço ou uma nova maneira de trabalhar na empresa.

Design e inovação

Design Thinking é apenas uma das metodologias para utilizar o design como uma estratégia de marketing que traga inovação para sua empresa.

Inovação e design estão intimamente ligados e funcionam como uma ponte entre o que a tecnologia e os avanços científicos nos proporcionam e a busca de soluções para os problemas das pessoas.

O objetivo é associar novos materiais, técnicas e aplicativos de forma criativa para atender as necessidades de seu público. O famoso “sair da caixa”. Um dos mais famosos exemplos do uso do design e da inovação dentro de suas estratégias de marketing vem da 3M.

A sacada da empresa foi usar uma cola nova desenvolvida não para juntar as coisas de uma forma superforte. Pelo contrário: a 3M criou uma cola FRACA, que soltava com facilidade toda vez que puxada com a mão, mas que continuava colando (fraquinho) por muito mais vezes ainda.

Foi assim que nasceu o Post-it! Percebeu como design inovador significa dar destinos diferentes a algo que você tem arraigado em sua cabeça como uma regra? Extrapole as barreiras da caixa!

estratégias de marketing

O Post-it é um exemplo clássico de design inovador e criativo

Design de produto

Falamos de Design Thinking e Inovação no Design exatamente para chegar nesta estratégia de marketing sem a qual sua empresa não poderá atender clientes. Lembre-se de que no contexto atual os conceitos de produtos e serviços misturam-se. Por isso, ao criar suas ofertas para seus consumidores, leve em conta:

  • As necessidades dos usuários;
  • As tecnologias existentes;
  • Tecnologias antigas que podem lhe inspirar;
  • Os processos usados na sua e em outras empresas (mesmo de ramos bem diferentes);
  • Novos materiais;
  • Custo e benefício;
  • Usabilidade, praticidade e estética;
  • Sustentabilidade financeira e ambiental;
  • Capacidade de investimento;
  • ROI.
estratégias de marketing

Tanto o web design quanto o design gráfico são importantes elementos da comunicação corporativa

Design na comunicação

Aqui vem a cereja do bolo. Uma das mais usadas estratégias de marketing, o design na comunicação tem o objetivo de informar, atrair e, principalmente, emocionar seu público em relação à marca, tornando-a mais valiosa, desejada e, é claro, lucrativa, vendendo cada vez mais!

Para isso, você precisa definir claramente seu público-alvo, para falar a língua dele, além de ter os conceitos de posicionamento e diferencias bem sólidos em sua empresa. Só assim os designers e demais profissionais de comunicação conseguirão definir uma identidade visual corporativa que atinja os resultados desejados.

Saiba mais sobre a influência do design no sucesso das vendas clicando aqui.

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis