Combine a sua estratégia de Inbound Marketing com CRM e veja como obter resultados imediatos com essa integração

O CRM e o Inbound Marketing possuem objetivos comuns: atrair e manter clientes, atender suas demandas com eficiência e fazer com que essas ações se reflitam no sucesso das vendas e nos resultados financeiros.

Bônus: teste grátis nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Integrá-los, portanto, é estratégia fundamental para o empresário que deseja ver crescer os negócios. A partir de agora você vai descobrir como promover essa integração e as vantagens dela para sua empresa!

Integrando o CRM e o Inbound Marketing da sua empresa

Inicialmente, vamos entender o que é o Inbound Marketing. Ele é composto basicamente por quatro etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Monitoramento.

Na prática, com o Inbound Marketing sua empresa vai atrair consumidores para dentro das páginas na internet (site, blog, landing pages, redes sociais) e transformá-los em leads.

Conteúdo segmentado e técnicas de SEO vão garantir que os visitantes sejam bastante qualificados para suas landing pages, dentro do perfil do seu público-alvo, e que boa parte deles preencha cadastros para fornecimento de dados, otimizando a conversão de visitantes em leads.

Essas informações tradicionalmente servem de subsídio para o trabalho do pessoal do marketing, que define padrões de consumo e estabelece as principais personas do negócio para aperfeiçoar as ações para atendimento das necessidades do mercado.

Para que os resultados sejam ainda melhores, esses dados devem ser compartilhados também com uma ferramenta de CRM, de forma que possam facilitar e complementar o trabalho dos vendedores.

E isso só será possível com integração dos setores de CRM e Inbound Marketing. Nesse contexto, a tecnologia tem papel fundamental. A sua empresa deverá contar com uma plataforma de gestão moderna, cujo sistema seja capaz de interligar a área de marketing aos setores de vendas e atendimento.

Com esse tipo de tecnologia, ficará fácil gerenciar as páginas e redes sociais, lançar campanhas, definir estratégias de pesquisa de marketing e perfil do público-alvo e acompanhar a evolução dos leads (desde a captura até o fechamento das vendas).

Tudo acessível em tempo real ao pessoal do atendimento e das vendas. O trabalho ficará mais prático e você garantirá melhor aproveitamento de todas as negociações e oportunidades, ao integrar CRM e Inbound Marketing.

CRM e Inbound Marketing: 4 Razões para integra-los

CRM e Inbound Marketing: 4 Razões para integra-los

Razões para integrar CRM e Inbound Marketing

Agilidade, um fluxo de informações mais ágil e, é claro, excelentes resultados. Confira 4 bons motivos para integrar Inbound Marketing e CRM.

1. Contribuição entre as equipes

A primeira grande vantagem de integração do CRM com o Inbound Marketing é a contribuição entre as equipes. Os vendedores utilizarão os cadastros dos leads e os dados de perfil dos clientes para melhorar suas abordagens, tanto durante o atendimento quanto em ações de follow up e nutrição de relacionamento.

Da mesma forma, o pessoal do marketing pode obter preciosas informações da equipe de vendas que, afinal, é quem tem contato direto com o cliente. A integração, portanto, fortalecerá o espírito de colaboração entre os funcionários, fazendo com que os setores trabalhem juntos em busca de objetivos únicos.

Para que os resultados apareçam de forma mais rápida, é fundamental que a empresa promova reuniões de integração do pessoal e treinamentos para uso eficiente das novas ferramentas tecnológicas.

crm inbound marketing

Integrando CRM e Inbound Marketing a comunicação entre equipes se torna muito mais ágil

2. Fluxo único de informações e melhor comunicação com clientes

A partir do momento em que sua empresa integrar as ferramentas de CRM e Inbound Marketing não haverá mais duplicidade de cadastros e você terá total controle do estágio em que cada cliente se encontra no funil de vendas.

Por exemplo: Se hoje um lead vai até sua loja física e realiza uma compra, ele continuará sendo tratado pelo pessoal do marketing como um contato qualificado e não como cliente.

Porém, a partir da integração de ambos os setores, será possível sanar esse tipo de erro. A plataforma vai unificar os cadastros, possibilitando um fluxo único de informações. Sua empresa terá certeza de que está se comunicando com os consumidores de maneira correta e eficiente.

Assim, a equipe do marketing poderá encaminhar as campanhas de e-mail marketing e conteúdo segmentado, de acordo com as necessidades dos leads e clientes.

Da mesma forma, os vendedores conseguirão entender detalhadamente a jornada do consumidor na empresa (se ele já possui cadastro, se acessa o site com frequência, se realizou compras e por quais produtos se interessa) na hora de atender ou realizar ações de follow up.

3. Gestão rápida e mais eficiente

Ao contratar uma plataforma que permita a integração entre o CRM e o Inbound Marketing, você também terá resultados muito expressivos na otimização da gestão. Por meio da plataforma, todos os setores poderão ser gerenciados a partir de um único local.

Para isso, é fundamental que ela funcione por cloud computing, garantindo que você tenha acesso ilimitado ao sistema e a todos os dados, de qualquer hora ou lugar. Outro benefício importante é a rapidez da instalação da plataforma. Sem necessidade de hardwares ou softwares, ela pode começar a ser utilizada de forma imediata.

Tudo isso agiliza o processo de treinamento do pessoal e também possibilita que a integração entre CRM e Inbound Marketing possa ser aplicada na prática em pouquíssimo tempo por você e sua equipe!

4. Melhores resultados em ROI ao integrar Inbound Marketing e CRM

A integração entre CRM e Inbound Marketing terá baixo custo de implantação e manutenção. Faça uma pesquisa no mercado e verificará que a contratação é bem mais acessível do que você imagina!

Como visto até aqui, a plataforma vai melhorar os processos internos, surtindo resultados diretos em captação de leads, vendas e fidelização de clientes. Consequentemente, sua empresa conseguirá também melhorar os índices de faturamento. Na prática, isso indicará também melhores índices de ROI.

O Retorno do Investimento é uma das métricas mais eficientes para indicar a viabilidade financeira dos esforços de uma empresa para conquista de clientes e efetivação de vendas. Ela é obtida por meio da seguinte fórmula: (faturamento – investimento / investimento = ROI).

Ou seja, você consegue um bom indicador por meio da aplicação de ações com baixo custo que surtam efeitos financeiros expressivos. Pois saiba que é exatamente isso o que conseguirá por meio da integração entre CRM e Inbound Marketing.

Gostou das dicas? Quer se aprofundar no assunto? Já tratamos do assunto aqui no Blog! Confira também “Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar os seus negócios!”

Deixe aqui seus comentários e revele quais seus planos para a integração do CRM com o Inbound Marketing!

E se quiser ainda mais informações de como tornar o CRM ainda mais efetivo em seu negócio, baixe  nosso e-book gratuito: CRM – Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes