O planejamento estratégico de marketing consiste em uma plano de ações integradas com o objetivo de atingir os objetivos mercadológicos da empresa, como o aumento de market share, a conquista de novos clientes, a consolidação da imagem da marca e o lançamento de produtos, entre outros.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O planejamento estratégico de marketing visa apresentar em um documento as ações da empresa para atrair novas oportunidades de vendas e estratégias de comunicação.
  • Quando a empresa se esforça em fazer este planejamento, otimiza os esforços do time, seja para divulgar a marca, melhorar o relacionamento com os clientes ou para não deixar o próprio time perdido.
  • Existem alguns passos ideais para a construção do planejamento, como: entender qual é a persona ideal; definir as metas; estabelecer o mix de marketing. Tudo isso dentro de um prazo máximo para a realização das ações.
  • O planejamento estratégico de marketing não é uma ação isolada, e deve estar em sintonia com o processo de vendas e suas etapas para que o resultado da empresa seja cada vez mais positivo.

E a sua empresa, já possui um sólido planejamento estratégico de marketing?

Para abrir um novo negócio viável, lançar uma nova solução, estabelecer um posicionamento no mercado e fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos e serviços, é extremamente importante contar com um bom plano, que seja capaz de direcionar as ações de marketing da sua empresa de maneira eficaz.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai esclarecer o que é e qual a importância do plano estratégico de marketing.

Além disso, continue a leitura e confira também nas próximas linhas um passo a passo bem completo e descomplicado de como elaborar esse tipo de planejamento para a sua empresa:

  1. Construa a sua buyer persona;
  2. Analise os ambientes interno e externo da sua empresa;
  3. Estabeleça o seu Mix de Marketing;
  4. Defina seus objetivos;
  5. Monte um plano de ação;
  6. Estabeleça um cronograma;
  7. Defina o orçamento;
  8. Determine o mecanismo para monitorar a execução do planejamento.

Veja também: 11 dicas de planejamento estratégico testadas [e aprovadas] na prática

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing pode ser definido como um documento que vai estruturar todas as ações que uma empresa precisará colocar em prática para promover sua marca e suas soluções, comunicar uma mensagem para o seu público-alvo e atrair novas oportunidades de venda.

Nesse plano constam todas as estratégias a serem adotadas pela empresa e como isso deverá ser feito, além dos respectivos responsáveis.

O planejamento estratégico funciona como um guia para o time de marketing e mostra quais resultados devem ser buscados pelos colaboradores.

Qual a importância de ter um plano estratégico de marketing?

Contar com um bom plano estratégico de marketing é algo extremamente valioso para uma empresa.

Por meio desse documento, é possível otimizar os esforços e os recursos da empresa que são destinados à divulgação da marca e ao relacionamento com os clientes.

E quando as ações estratégicas se encontram bem estruturadas no planejamento, fica mais fácil alcançar objetivos ambiciosos e obter um retorno mais satisfatório sobre os investimentos feitos pela área de marketing.

Além disso, o planejamento estratégico norteará as ações do time de marketing e garantirá que a mensagem chegue a quem ela precisa chegar – no momento certo e da maneira certa.

Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico de marketing?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do planejamento estratégico de marketing, veja a seguir um passo a passo para desenvolver um para o seu modelo de negócio.

Passo 1 – Construa a sua buyer persona

A buyer persona é uma representação fictícia daquilo que você considera ser o perfil de cliente ideal da sua empresa. É para ela que você vai destinar seu discurso e seus esforços de marketing.

E para colocar essa representação no papel, é muito importante responder perguntas como:

  • Quais são seus desafios?
  • Quais são seus principais interesses?
  • Qual seu papel dentro da empresa e qual seu poder de decisão ou influência?
  • Como se informa ou busca recomendações?
  • Quais são seus valores?

Cabe lembrar que sua empresa pode ter mais de uma buyer persona, de acordo com suas linhas de produto ou perfis de público decisor e influenciador. 

Passo 2 – Analise os ambientes interno e externo da sua empresa

O segundo passo da elaboração do seu plano estratégico de marketing consiste em fazer uma análise aprofundada dos ambientes interno e externo do seu negócio, enxergando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

É a partir desse momento que você terá um pouco mais de clareza sobre que estratégias funcionam melhor para a sua empresa, quais são seus trunfos e desvantagens e que resultados seu time de marketing é capaz de alcançar.

Confira este vídeo do blog Abri Minha Empresa, com mais dicas sobre como fazer a análise SWOT:

Passo 3 – Estabeleça o seu Mix de Marketing

O Mix de Marketing, também conhecido como 4 Ps do Marketing, se refere a 4 aspectos fundamentais que devem ser considerados no seu planejamento.

  • Produto: solução comercializada;
  • Preço: valor cobrado pela solução;
  • Praça: locais em que a sua solução será comercializada;
  • Promoção: estratégias e canais utilizados para promover suas soluções.

Passo 4 – Defina seus objetivos

Defina quais os resultados você pretende alcançar com suas estratégias de marketing. Seja razoável e evite traçar objetivos impossíveis ou muito fáceis.

Nesta hora, cabe lembrar das metas S.M.A.R.T, que correspondem ao acrônimo:

  • S (specific): específica;
  • M (measurable): mensurável;
  • A (attainable): atingível;
  • R (relevant): relevante;
  • T (time based): temporal.

Portanto, não basta definir objetivos, eles precisam ser bastante específicos, mensuráveis, viáveis de atingir, relevantes para o negócio e com um tempo para serem cumpridos.

Passo 5 – Monte um plano de ação

Com os objetivos de marketing bem definidos, elabore o plano de ação para atribuir responsabilidades. Estabeleça nele o que deve ser feito, quando e como.

Se você quer entender melhor como criar um plano de ação, este vídeo da Siteware pode ajudar você:

Passo 6 – Estabeleça um cronograma

O seu plano de marketing também deve conter um cronograma com os prazos para execução das estratégias. Para isso, contar com ferramentas de gestão de projetos será essencial!

Passo 7 – Defina o orçamento

É importante inserir também o orçamento destinado para cada etapa e estratégia do plano de marketing. Ou seja, quanto de dinheiro você tá disposto a investir no marketing e quanto você espera ter de retorno.

Passo 8 – Determine o mecanismo para monitorar a execução do planejamento

Por fim, é necessário determinar como será feito o acompanhamento das estratégias previstas no seu planejamento e marketing. Por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), por exemplo, será possível avaliar a eficácia das suas ações e fazer os ajustes necessários para potencializar seus resultados.

Uma maneira prática e objetiva de acompanhar a performance de seu plano estratégico de marketing é com a ajuda de um painel de controle, com todos os KPIs que você precisa monitorar.

Veja, neste vídeo, como você pode fazer isso com ajuda do Agendor:

E aí? O que você achou do nosso passo a passo de como fazer planejamento estratégico de marketing?

Elabore um plano desse para a sua empresa e seja mais assertivo na execução das suas estratégias.

Saiba mais: Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

Não basta ter excelentes ideias em seu plano, é preciso acompanhar resultados, coordenar a equipe, gerar relatórios e muito mais. Um CRM de vendas pode ser a ferramenta ideal para isso. Veja como usar um baixando nosso e-book gratuito: Guia para o sucesso com CRM