O nome já dá uma ideia do que está por trás. O marketing 360 graus é uma estratégia de atração, conversão e fidelização de clientes mais abrangente que a tradicional, pois envolve o uso de diferentes mídias e canais de comunicação para chegar até o público-alvo

Principais aprendizados deste artigo

Sabe quando você pesquisa um produto no Google, logo em seguida ele aparece para você no Youtube, depois no Instagram, e por aí vai? Esse é um indicativo de que aquela empresa adotou uma abordagem de captação de clientes desse tipo.

Mas é fundamental destacarmos que o marketing 360 graus vai muito além de anúncios em várias plataformas. 

Na prática, para ser considerado um tipo de marketing desse modelo, é preciso que ele esteja presente em toda a jornada do cliente, por meio de diferentes canais. Isso viabiliza uma maior interação do público com a marca e, com isso, eleva as chances de mais vendas.

Uma das vantagens dessa estratégia é justamente essa: conseguir alcançar um número maior de clientes e, com isso, gerar mais oportunidades de fechar bons negócios

Quais seriam os outros benefícios? Como implementar esse tipo de marketing na sua empresa? Siga agora a leitura deste artigo e confira! 

O que é marketing 360 graus?

O marketing 360 graus é uma abordagem usada para captar e fidelizar clientes, a qual utiliza de todos os recursos disponíveis para promover essa comunicação mais abrangente.

Por exemplo, em uma estratégia desse tipo, uma empresa pode lançar mão de recursos como:

  • produção de conteúdo para blog focado em SEO;
  • envio de e-mail marketing;
  • anúncios pagos;
  • nutrição de redes sociais;
  • campanhas impressas e televisivas, entre outros recursos.

Mas, atenção! Mesmo que a marca se torne presente em canais dentro e fora da internet, é muito importante manter a mesma linguagem em todos esses pontos de interação.

O principal motivo é que a definição do seu cliente ideal já foi feita, e ela só mudará se a companhia começar a explorar outros públicos, concorda? Desse modo, você precisa manter uma linguagem consistente, apenas a adaptando ao formato da mídia que será utilizada.

Quais áreas fazem parte do marketing 360º?

Para estruturar uma estratégia de marketing tão abrangente quanto essa, é fundamental que outras áreas da empresa também sejam envolvidas.

Essa participação é necessária porque essa abordagem envolve todas as fases da jornada do cliente. Por isso, vai além de somente incluir a equipe de marketing.

O time de vendas, por exemplo, pode trazer informações sobre quais são as principais dúvidas e desejos dos potenciais clientes e, com isso, dar ferramentas para a área de criação elaborar peças que ajudem a solucionar essas dores.

O setor de atendimento ao cliente pode participar da mesma forma, relatando os pontos positivos da marca que podem ser evidenciados nas mídias, e negativos que necessitam ser trabalhados para elevar o nível de satisfação dos consumidores.

Já o TI se torna essencial para a coleta e análise de dados, os quais ajudam a levantar informações importantes, tais como o atual comportamento de compra dos clientes, gerando insights embasados que contribuem para melhorar a interação entre público e marca. 

Quais as vantagens de uma estratégia de marketing 360º?

Uma estratégia ampla como essa só pode gerar diversas vantagens, concorda? Entre as que mais se destacam estão:

  • aumento do poder de atração e de fidelização da empresa: visto que estará presente em diferentes canais, alcançando, assim, mais público;
  • estabelecimento de um relacionamento mais próximo dos consumidores: por estar em diversas mídias, dando-lhes variadas opções de interação;
  • fortalecimento da marca: que se tornará mais presente e atuante no mercado;
  • conquista de um diferencial competitivo: o que ajudará a destacar o negócio dos concorrentes.

Aproveite e leia também: “Como se destacar no mercado competitivo

Como implementar esse conceito na sua empresa? 

Com tudo isso em mente, resta apenas saber como implementar uma estratégia de marketing 360 graus na sua empresa, não é mesmo?

Para isso, os passos sugeridos que você deve dar são:

  • defina seus objetivos;
  • escolha os meios de comunicação;
  • mantenha a jornada do cliente no foco;
  • identifique as preferências do seu público-alvo;
  • monitore constantemente os resultados.

Defina seus objetivos

Quais motivos estão levando você a usar esse tipo de estratégia? Essa é a primeira pergunta que precisa ser respondida. Afinal, “atirar para todos os lados” dificulta atingir o alvo.

Por isso, comece identificando as razões pelas quais quer usar esse formato de marketing mais abrangente. Por exemplo, é para captar clientes, ou para fidelizar os que já estão na sua base?

Lembre-se que essa abordagem pode ser usada para esses dois momentos. O que queremos destacar aqui é a importância de definir, claramente, qual deles é. Isso é essencial para criar peças de propaganda certas para cada fase da jornada do cliente.

Escolha os meios de comunicação

Por mais amplo que esse modelo de marketing seja, você não precisa, necessariamente, estar em todos os meios de comunicação existentes.

A forma mais indicada de escolher qual usar é considerando os que são mais utilizados pela sua buyer persona.

Ao identificar quais são as mídias favoritas, as chances de atingir o público que deseja aumentam, e você não desperdiça tempo, nem dinheiro, com abordagens que não trarão retorno.

Mantenha a jornada do cliente no foco

Se pautar na jornada do cliente é fundamental para que esse tipo de estratégia dê resultados. A ideia aqui é criar conteúdos, anúncios e interações compatíveis com o momento em que o consumidor está.

Dessa forma, suas dúvidas e questionamentos são respondidos, impulsionando-o a avançar nesse trajeto rumo à decisão de compra.

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Identificação as preferências do seu público-alvo

Sabe aquela famosa pergunta: “o que comem, onde vivem etc?”, pois é mais ou menos isso que você precisa saber sobre o seu público-alvo antes de dar início à sua campanha de marketing 360 graus.

Além das identificações básicas como gênero, idade, interesses e outras informações que embasam a construção de uma persona, para que essa estratégia dê certo você também precisa analisar quais formatos de conteúdo seu público prefere consumir.

Por exemplo, várias mídias sociais permitem postagens de texto, mas também de vídeo. A pergunta que fica é: qual desses chama mais a atenção dos clientes, aumentando a chance de serem vistos, lidos e receberem interações?

Monitore constantemente os resultados

Com tudo definido e devidamente implementado, é essencial que você acompanhe, de perto e periodicamente, os resultados.

Os números gerados por suas ações de marketing apontarão o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para gerar mais vendas.

Existem diversos indicadores que podem ajudar nessa mensuração, tais como taxa de conversão e custo de aquisição de cliente.

Mas tão importante quanto escolher quais KPIs usar, é contar com boas ferramentas que automatizam esse acompanhamento, como um CRM para monitoramento e análise de indicadores de vendas.

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