« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios

Escrito por
Gustavo Paulillo

Você quer ver sua marca crescer e ganhar cada vez mais clientes? O Inbound Marketing vai ajudá-lo a alcançar as metas mais desafiadoras da empresa

O Inbound Marketing é o inverso da publicidade convencional. Em vez de bombardear o público com anúncios invasivos e generalizados, sua empresa vai gerar conteúdo segmentado para atrair os consumidores qualificados até ela.

Na prática, a marca vai conquistar novos clientes por meio de um processo natural e intuitivo. Ou seja, você não vai vender seu produto/serviço aos clientes, mas apenas ajudá-los no caminho de decisão pela compra.

Parece bom? E é! A partir de agora você vai conhecer melhor o conceito de Inbound Marketing e aprender como aplicá-lo para fazer crescer seus negócios. Portanto, continue acompanhando o nosso artigo!

Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios

Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios

Inbound Marketing: conhecendo o conceito

Uma estratégia de Inbound Marketing estará sempre focada em quatro fases básicas do relacionamento da marca com o cliente que são: atração, conversão, venda e monitoramento.

Trabalhando cada uma delas de forma correta será possível conseguir resultados bastante satisfatórios para fazer crescer seus negócios em diversas áreas — vamos discuti-las detalhadamente abaixo.

Ficou animado? Descubra abaixo quais resultados pode esperar e que estratégias deve aplicar em cada uma das fases do Inbound Marketing.

Fase 1 – Atração

O que é

Nessa fase, sua marca fará o primeiro contato com os consumidores, até aqui completamente desconhecidos. O diferencial do Inbound Marketing é que ele trabalha com foco específico em pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo do negócio.

Ou seja, um consumidor bastante qualificado será atraído para dentro das páginas que a empresa mantém na Internet, incluindo site, blog e perfis nas redes sociais.

Resultados a esperar

O Inbound Marketing pode ajudar a crescer seus negócios desde o primeiro estágio.

Nessa fase, ele possibilitará que sua empresa consiga melhores resultados em geração de tráfego para o site, assim como em prospecção.

Você vai transformar estranhos em visitantes! E melhor: como visto acima, não se trata de uma audiência com alto potencial, já que tem características compatíveis com as do seu público-alvo.

Estratégias a serem utilizadas

Gere conteúdo de qualidade, sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, e publique-os em blogs e redes sociais.

Os textos segmentados vão atrair o público certo para suas páginas. Também é muito importante trabalhar com SEO nessa fase, de forma que as palavras-chave ajudem no ranqueamento dos links e aumentem o alcance de público das páginas.

Fase 2 – Conversão

O que é

A partir daqui, o Inbound Marketing se concentrará na conversão de acessos em leads. Ou seja, você vai passar uma peneira pelos visitantes das suas páginas e capturar os contatos daqueles que efetivamente gostaram do material publicado, da proposta da marca e dos produtos/serviços comercializados.

Então nessa fase é essencial publicar cadastros para que os clientes possam fazer o preenchimento dos dados.

Resultados a esperar

Por meio dessa fase do Inbound Marketing, você poderá aumentar seu mailing (lista de contatos qualificados), garantindo que todos os dados foram captados de forma espontânea!

Isso é muito vantajoso porque elimina os riscos de sua correspondência ser confundida com spams e aumenta significativamente as chances de vendas.

Além disso, as informações cadastrais possibilitam melhor definição do público-alvo para estabelecimento de estratégias futuras de aprofundamento de relacionamento com os clientes

Estratégias a serem utilizadas

Para a geração de leads, é fundamental que você utilize ferramentas que incentivem o preenchimento dos cadastros.

A principal delas é a construção de uma landing page. Você pode gerar conteúdo mais aprofundado e disponibilizar materiais ricos (como e-books e guias virtuais) em troca dos dados. A geração de leads também pode funcionar bem por meio de assinaturas de newslleters ou de permissão de acesso a conteúdo restrito no blog.

Fase 3 – Venda

O que é

A venda é, sem dúvidas, uma das fases mais importantes para o empresário que deseja faturar mais e fazer crescer seus negócios.

Dentro do Inbound Marketing ela se caracteriza pela transformação de leads em clientes. Ou seja, o consumidor que até então apenas acessava o conteúdo gerado nas suas páginas, finalmente compra seu produto/serviço, tornando-se seu cliente!

Resultados a esperar

Todo empresário conhece bem os resultados originados das vendas. Elas geram a receita necessária para a manutenção e expansão da empresa, possibilitando que o negócio prospere.

O segredo, portanto, é mantê-las em níveis satisfatórios. Você pode conseguir isso por meio de diversas estratégias, incluindo melhoria no setor de atendimento ao cliente e de qualidade do produto/serviço comercializado.

Mas, obviamente, o Inbound Marketing também pode te ajudar nessa missão.

Estratégias a serem utilizadas

Comece integrando o CRM da sua empresa a estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, os esforços das equipes de vendas e marketing se somarão em busca dos melhores resultados financeiros.

Também é importante utilizar estratégias eficientes de contato com o consumidor, para ajudá-lo no processo de decisão pela compra. Entre elas estão o e-mail marketing e a geração de conteúdo mais específico sobre os itens comercializados. Atrele ambas ao trabalho dos vendedores, fazendo com que o material produzido possa amparar o trabalho deles, especialmente no follow up.

Fase 4 – Monitoramento

O que é

Você cumpriu com todas as etapas da atração do consumidor até a concretização da venda. Será que sua missão está cumprida? A resposta é “não”.

Isso mesmo! A partir de agora, sua empresa entra na fase de monitoramento, que nada mais é do que a manutenção do relacionamento com o cliente para incentivá-lo a realizar novas compras.

Na prática, a fase final consiste na fidelização. Afinal, melhor do que um novo cliente só mesmo um cliente fiel!

Resultados a esperar

Como ficou claro acima, o primeiro resultado gerado a partir dessa fase do Inbound Marketing é o aumento no número de clientes fiéis.

Em consequência, você conseguirá também melhores desempenhos em vendas, já que clientes fiéis compram mais por identificarem-se com a marca e seus produtos/serviços.

Por fim, também será possível perceber melhores índices de engajamento e credibilidade da empresa, já que clientes fiéis indicam a marca para os amigos e as defendem publicamente.

Estratégias a serem utilizadas

Mantenha as estratégias de nutrição de leads, com conteúdo específico para os clientes que já realizaram compras.

Envie correspondências segmentadas, de acordo com suas preferências, e disponibilize conteúdo mais aprofundado para ajudar essas pessoas a solucionar suas demandas cotidianas.

Também vale a pena promover pesquisas para entender melhor quais são as necessidades e anseios desse público fiel.

Agora coloque a mão na massa!

E então, agora você está pronto para implantar o Inbound Marketing e ver crescer os seus negócios? Usando as informações acima você terá a base necessária para traçar suas estratégias.

Mas não se esqueça de que todo trabalho de marketing precisa ser amparado por um bom planejamento, metas concretas e métricas que possibilitem o acompanhamento dos resultados.

Como já deu para perceber, você terá bastante trabalho pela frente! Aceite o desafio e verá que os resultados serão compensadores!

Deixe aqui seus comentários e revele suas expectativas sobre a implantação do Inbound Marketing na sua empresa.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nosso aplicativo de CRM Online Teste grátis nosso App!

Estratégias de vendas



  1. Robson Pompeu

    Muito boa a matéria. Mais vou ter que aos poucos implanta-lás.
    Obrigado pelo esclarecimento.

  2. 6 ferramentas de inbound marketing que você não pode deixar de usar – Marketing e Venda

    […] inbound marketing está transformando a maneira com que as empresas se relacionam com seus […]

  3. Como o inbound marketing pode ajudar a equipe vender mais – Marketing e Venda

    […] Já abordamos o conceito de Inbound Marketing aqui no blog e você descobriu que ele é baseado em quatro fases de comunicação com o cliente: atração, conversão, venda e monitoramento. Para cada estágio há estratégias e resultados específicos. Relembre aqui! […]

Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente o Agendor