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Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo!

Escrito por
Gustavo Paulillo

Se você quer alavancar o seu negócio, você precisa entender o que é marketing de conteúdo e apostar nessa estratégia!

O marketing de conteúdo não é uma estratégia nova. Acredite, ela surgiu há mais de 100 anos! O primeiro registro que se tem de uma empresa produzindo conteúdo para os seus consumidores é o famoso Guia Michelin de estradas, produzido em 1900 pela empresa de mesmo nome, que na época, era a maior fabricante de pneus automotivos do mundo.

E o motivo para isso é bem simples: quanto mais as pessoas viajarem com seus automóveis, mais pneus gastarão. Consequentemente isso aumentará as vendas e será uma excelente oportunidade de branding. Continue lendo esse artigo para entender como essa técnica está mudando o maketing digital!

marketing de conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo!

A era da informação e o marketing de conteúdo

Em nosso contexto moderno qual é a primeira coisa que uma pessoa faz quando possui um problema ou uma dúvida? Busca uma solução no Google! Essa ação, que repetimos diversas vezes no nosso cotidiano, é a base por trás da lógica do marketing de conteúdo na era digital.

Isso porque, uma empresa que responde satisfatoriamente a essa dúvida — ou demonstra as possíveis soluções para um problema — tem mais chances de converter esse visitante em um cliente. Ela ajuda e educa os consumidores, para iniciar um diálogo e, por fim, concretizar uma venda.

Palavras-chave e termos específicos

A maneira como buscamos respostas está diretamente relacionada com o conteúdo que deve ser produzido. Se uma pessoa pesquisa, por exemplo, “como vender mais no natal?”, os resultados que obterá no Google serão diretamente relacionados com essas palavras-chave.

Por isso, uma empresa que deseja vender uma solução para ajudar outras empresas (B2B) a vender mais no natal deve produzir artigos, e-books e outros conteúdos baseados nessa combinação de palavras-chave.

Parece óbvio, e na verdade é. No entanto, conhecer os parâmetros de resultado dos mecanismos de busca e otimizar o conteúdo não é uma tarefa tão simples. Por isso foram criadas a “Escrita para web” e o SEO (Search Engine Optimization), técnicas que aliam conteúdo informativo e útil, de acordo com esses parâmetros.

Conteúdo Evergreen, anúncios e resultados orgânicos

Chamamos “conteúdo evergreen” o tipo de material que, ao contrário de uma notícia de jornal, não é perecível. Ele poderá ajudar os visitantes agora, em 6 meses e provavelmente em um ano. Isso mantém os números de visitação no blog sempre crescendo, diferente dos resultados obtidos com os anúncios.

Os anúncios possuem resultados imediatos, mas que param a partir do momento em que a empresa interrompe o pagamento. Com o conteúdo é diferente, porque os resultados orgânicos (não pagos) do Google são baseados em qualidade e não em investimentos.

Produção constante e divulgação

Uma produção constante de conteúdo possui diversas finalidades em uma empresa, que vão além da simples venda. Eles demonstram o conhecimento de causa da marca, geram diálogos com os consumidores e também servem para encantar a base de clientes, criando verdadeiros defensores da marca.

Através de ferramentas como as redes sociais e o e-mail marketing é possível atingir um número considerável de pessoas, gerando uma boa base de contatos comerciais (leads) e convertendo essa base — através do conteúdo — em clientes.

Quer entender melhor como vendas e o marketing de conteúdo se relacionam? Confira 5 razões pelas quais Vendas deve abraçar o Marketing de Conteúdo!

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