A inteligência artificial tem sido amplamente utilizada para reduzir custos operacionais, melhorar processamento e gerenciamento de dados, elevar a produtividade dos colaboradores, acelerar as tomadas de decisão, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Um exemplo de integração entre Inteligência Artificial e CRM que favorecem as vendas é o chatbot, que otimiza o atendimento ao cliente e coleta informações mais rapidamente. 
  • Ao utilizar Inteligência Artificial e CRM juntos, é possível construir o processo de vendas mais dinâmico e eficiente ao identificar a melhor forma de atender cada cliente através do deep learning, dados digitais e algoritmos. 
  • Ao identificar tendências rapidamente e apontar pontos de melhoria nos processos de atendimento ao cliente, a IA e o CRM ajudam a melhorar a experiência do cliente, e assim, fidelizá-los. Saiba mais sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização
  • A integração entre Inteligência Artificial e CRM ajuda a interpretar dados e localizar clientes com maior probabilidade de compras adicionais ou cruzadas, ajudando a equipe de vendas a fundamentar suas estratégias de cross sell e upsell.
  • Com atividades otimizadas, os vendedores ganham mais tempo para se dedicar às negociações, convertendo assim, mais vendas. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR  e conheça o Fluxo Inteligente de Atividades!

Embora essa possa parecer uma tecnologia imbatível, os melhores resultados são alcançados através da integração de uma gama de tecnologias inteligentes nos processos e na produção, o que inclui machine learning, Big Data e, no caso da área comercial, o sistema de CRM.

Mas, afinal, quais são as reais vantagens de um software de inteligência artificial integrado ao sistema de CRM? Como estes ganhos contribuem para o processo de vendas?

Vamos te contar tudo neste artigo. Continue a leitura!

O que é um software de inteligência artificial?

Em termos simples, um software de inteligência artificial é uma ferramenta capaz de reproduzir o comportamento humano, ou seja, ela pode aprender, analisar, se comunicar, se adaptar a padrões utilizando os dados que coletam.

Dessa maneira, a IA, como também é conhecida, pode realizar tarefas, interpretar informações, ajustar processos automaticamente, e até mesmo, racionalizar e entregar insights.

O que há décadas atrás poderia parecer impossível, hoje é mais do que uma realidade.

Isso porque a Inteligência Artificial já participa ativamente da nossa vida. Veja, a seguir, exemplos de IA que utilizamos diariamente:

  1. Aplicativos de navegação e rotas, que utilizam a IA para gerar resultados sobre deslocamento de motoristas e seus movimentos;
  2. Assistentes virtuais que otimizam tarefas, processos, e entregam informações, assim como chatbots;
  3. E-mails que são capazes de identificar mensagens de SPAM;
  4. Mecanismos de buscas, como o Google, que fornecem sugestões de pesquisas com base no seu aprendizado de intenções de busca;
  5. Plataforma de streaming, que recomendam conteúdos para os usuários com base no que consomem;
  6. Reconhecimento facial, que por meio de IA, aumentam a segurança de dispositivos e dos dados pessoais dos usuários;
  7. Redes sociais, que assim como as plataformas de streaming, conseguem entender as preferências de conteúdos dos usuários e sugerem novos conteúdos similares;
  8. Corretor de digitação, que através de um software de inteligência artificial, aprenderam a forma correta de linguagem e corrigem usuários.

Estes são os clássicos exemplos de IA que podemos citar em nossa rotina. 

E nas empresas? Como a combinação entre Inteligência Artificial e CRM pode ajudar os negócios a crescerem? Entenda, a seguir.

Leia também: Como a inteligência artificial pode ajudar sua empresa a vender mais

Por que integrar Inteligência Artificial e CRM?

A integração entre inteligência artificial e CRM tem como objetivo final elevar o desempenho do sistema de gestão, e com isso,melhorar os resultados de vendas, desde a prospecção até a fidelização.

Para tanto, é necessário atender a diversas esferas que envolvem a rotina de vendas, assim como suas estratégias. Veja quais são os benefícios da integração entre Inteligência Artificial e CRM:

1. Melhores resultados de vendas

A combinação entre Inteligência Artificial e CRM permite que o processo de vendas seja mais dinâmico e eficiente ao identificar a melhor forma de atender cada cliente através do deep learning, dados digitais e algoritmos. 

Com isso, os vendedores extraem insights precisos sobre o comportamento do cliente e podem antecipar suas necessidades, fornecendo assim, uma experiência de compra personalizada, o que por consequência, eleva as taxas de conversão e os resultados de vendas.

2. Maior produtividade

A IA aprende os fluxos de trabalho e os otimiza automaticamente. 

Na prática, o CRM, em conjunto com a inteligência artificial, aprenderá hábitos e o perfil de uso de cada usuário e adaptará seu funcionamento de acordo com a rotina de cada vendedor.

Por exemplo: ao finalizar uma tarefa de reunião com um cliente que se encontra na etapa de demonstração de produto do funil de vendas, a ferramenta consegue gerar uma atividade de follow-up por ligação vinculando este mesmo cliente, estabelecendo um período de dois dias de intervalo. Tudo isso automaticamente.

Esta função é muito similar ao recurso que o CRM do Agendor oferece, que também usa soluções inteligentes para otimizar o trabalho dos vendedores. Conheça o Fluxo Inteligente de Atividades do Agendor:

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Assim, os vendedores não deixam de acompanhar seus negócios, não correm o risco de esfriar negócios, e perderiam o timing de suas negociações, o que tende a elevar ainda mais os indicadores de vendas.

3. Maiores taxas de satisfação e retenção

IA tem a capacidade de gerar experiências altamente personalizada através da gestão de dados e análises comportamentais. Para complementar, também identifica tendências rapidamente, aponta pontos de melhoria nos processos de atendimento ao cliente com mais agilidade e antecipa comportamentos, assim como o CRM! 

Desse modo, é possível identificar a melhor forma de atender cada cliente

4. Reduz erros

Ao compreender padrões de compra evita erros durante o processo de vendas.

Além disso, a IA também pode estar integrada a diversos setores da empresa, criando uma comunicação unificada que envolve todos os departamentos. Assim, os times poderão trabalhar com mais harmonia e as divergências entre as áreas serão menores. 

Afinal, qual vendedor que nunca teve um probleminha com o financeiro ao gerar notas fiscais para os clientes, por exemplo? 

A troca de dados automatizada gera mais sinergia entre as áreas, o que reverbera nos clientes, que por sua vez, experimentam uma relação com as empresas sem terem dor de cabeça.

5. Mais embasamento para as estratégias de cross-selling e upsell

Adicionalmente a tudo o que já citamos até aqui, a integração entre Inteligência Artificial e CRM ajuda a interpretar dados e localizar clientes com maior probabilidade de compras adicionais ou cruzadas, ajudando a equipe de vendas a fundamentar suas estratégias de cross sell e upsell, e elevar o faturamento e fidelização das empresas.

6. Aprimoramento da gestão de leads

A qualificação de leads demanda tempo e esforço. Nesse sentido, a Inteligência Artificial e CRM podem ser usados para facilitar este processo automatizando as práticas de gestão de leads.

Entenda quais são as etapas de gestão de leads:

Sua empresa realmente precisa de uma integração entre Inteligência artificial e CRM?

Mesmo depois de todas as vantagens que apresentamos neste conteúdo, você ainda pode pensar: minha empresa realmente precisa de uma integração entre Inteligência Artificial e CRM?

Se este é o seu caso, saiba que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios, a tendência é que este indicador cresça ainda mais ao decorrer dos anos e dos avanços tecnológicos. 

É assim que o mercado está se comportando, e é desse modo que os clientes esperam experiência suas compras.

E se você acha que integrar e CRM é uma coisa de outro mundo, talvez ainda não tenha conhecido o ChatGPT, uma ferramenta de IA que pode ser integrada ao processo de vendas de várias formas. 

Criamos um conteúdo completo e com exemplos práticos de como fazer isso, confira para começar a invocar o seu processo agora mesmo! Leia o artigo ChatGPT: como o novo fenômeno da tecnologia pode impactar as vendas

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