Às vezes chega a ser engraçado notar que muitos profissionais de vendas se referem ao CRM como uma tecnologia e não como uma maneira de colocar o cliente no centro das atenções da empresa para conhecê-lo profundamente e atender suas necessidades da melhor maneira possível.

De nada vale contar com um excelente sistema de CRM se não se souber usá-lo adequadamente.

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Atualmente, o CRM (Customer Relationship Manager) – ou gestor de relacionamento com o cliente – passou a ser cada vez mais adotado nas empresas dos mais variados portes e segmentos.

Como o próprio nome aponta, o CRM é um conceito que se baseia justamente nas relações entre clientes e empresa. Com os avanços tecnológicos, cada vez mais tipos de CRM são criados, as ferramentas estão melhorando e as estratégias de CRM podem ser adotadas com mais facilidade.

Mas em quais fatores um sistema CRM pode realmente auxiliar uma empresa? Mais do que ostentar uma ferramenta tecnológica, como O CRM contribui efetivamente para a atração, conquista, retenção e fidelização de clientes?

Conheça, neste artigo, 9 estratégias de CRM que definitivamente irão melhorar o relacionamento com seus clientes e tornarão o seu negócio mais lucrativo.

Estratégias de CRM

Aprenda a atrair clientes com as melhores táticas de CRM

Unir tecnologia e técnicas de vendas é uma das grandes vantagens do CRM, afine seus conhecimentos e aproveite: 23 técnicas de persuasão em vendas para ajudar a fechar mais negócios

9 estratégias de CRM para implantar em sua empresa agora mesmo

As estratégias de CRM facilitam processos e trazem resultados positivos nas vendas das empresas ao melhorar a relação com o ponto central de todo negócio: os clientes.

Conheça algumas das estratégias que você deve implantar em sua empresa se deseja gerar mais resultados:

1-  Planejar suas vendas

Planejar. Essa é uma etapa fundamental, que, muitas vezes, é feita de maneira errada ou sem o empenho necessário em uma empresa. Querer colocar técnicas e atividades de vendas em prática o mais rápido possível é muito comum, só que não traz resultados.

É preciso compreender que, sem um planejamento bem definido, dificilmente os resultados esperados serão alcançados. Por isso, procure estabelecer metas claras, possíveis de serem alcançadas, e divididas em etapas com objetivos de curto, médio e longo prazo.

Ao adotar um sistema de CRM para essa função, planejar as vendas será muito mais rápido e prático. Você poderá ter acesso a informações essenciais, descobrir pontos de sazonalidade, definir quais clientes compram mais e saber quais produtos ou serviços trazem mais retorno.

Com uma ferramenta de CRM, todos esses dados serão compilados e se tornarão muito mais fáceis de acessar e analisar. Com isso, o planejamento de vendas será mais eficiente.

2-  Fazer uma análise total dos clientes e entender suas necessidades

O CRM proporciona algo essencial para a empresa: conhecer profundamente seus clientes. Afinal, como tornar suas vendas mais efetivas se você não entende seu público-alvo? E ainda mais, como fidelizar seus clientes sem conhecer suas reais necessidades?

Para isso, o CRM consegue fornecer várias informações, tais como:

  • Quais produtos ou serviços são mais procurados por quais perfis de clientes?
  • Qual a época do ano em que mais compram?
  • Quais clientes compram mais?
  • Que tipos de vantagens agradam mais aos clientes? (descontos, bonificações em produtos, prazo?)

As respostas a essas e várias outras questões serão apresentadas em relatórios muito mais confiáveis e completos. E, com isso, será possível definir estratégias de CRM para aumento de vendas mais certeiras.

 

3-  Fortalecer as relações com os clientes

Um erro muito comum no mundo corporativo é acreditar que o foco principal de uma empresa é vender.

Na verdade, o fator mais importante são os clientes! Vender será uma consequência disso. Manter uma boa relação com eles é imprescindível para que uma empresa alcance o sucesso.

Ao obter, através do CRM, os mais variados e relevantes dados sobre seu público-alvo, criar maneiras de fazer com que seus clientes estejam satisfeitos se torna uma atividade muito mais objetiva.

Analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizado levarão a clientes mais satisfeitos, e, consequentemente, mais fiéis a sua marca.

Relações fortes com os clientes faz com que eles comprem mais, mais vezes e por mais tempo de sua empresa.

4-  Usar dados confiáveis e compartilhar com a equipe em tempo real

Sistemas CRM fornecem dados sobre seus clientes coletados corretamente, com menores chances de erros. Além disso, tornam as informações mais fáceis de serem compartilhadas entre os colaboradores da empresa – tudo de maneira mais segura e ágil, com acesso remoto e em tempo real.

Assim, resolver um problema ou descobrir o que um cliente realmente enxerga como valor em seus produtos ou serviços fica muito mais fácil.

estratégias de crm

Esteja sempre conectado com sua equipe

 

5- Desenvolver processos de vendas mais ágeis

Com uma gestão de processos mais eficiente e dados confiáveis, o fluxo de trabalho se torna mais ágil e o trabalho em equipe uma regra. Vendas, atendimento, suporte, marketing e até desenvolvimento de produtos, todos trabalham mais integrados.

Atividades importantíssimas tornam-se mais eficientes: a entrega de produtos, por exemplo, pode ser mais rápida e feita corretamente. Resultado? Clientes mais satisfeitos!

6- Criar uma cultura de excelência no atendimento ao cliente

Para garantir a maior fidelização e satisfação do cliente, é imprescindível fornecer suporte de qualidade.

Ajudar na solução de dúvidas, atender chamados rapidamente, saber o que o cliente deseja antes que ele fale, compartilhar experiências e passar a impressão de domínio de conhecimento sobre um assunto são pontos muito importantes para uma boa relação com o seu público de interesse.

Por isso, procure por uma ferramenta CRM que irá ajudar a estruturar o processo de atendimento ao cliente, mantendo um histórico de todas as interações com ele.

Confira: Como escolher seu sistema de vendas com 10 perguntas

7- Alinhar os setores de marketing e de vendas

Em muitos casos, é comum perceber a separação dos setores de marketing e de vendas de uma empresa. Há casos até de rivalidade.

A automação de marketing tem levado esse departamento a aumentar e manter contatos com os clientes para depois repassá-los ao time de vendas. Entretanto, se esse trabalho for conjunto e colaborativo, cria-se uma sinergia que traz resultados muito mais efetivos.

Para isso é necessário tornar menor esse distanciamento entre a prospecção de contatos e o processo de conversão; a definição de necessidades e o discurso de vendas.

Adotar o CRM para auxiliar nesse melhor alinhamento entre os departamentos será muito produtivo, pois as informações fluem de forma muito mais transparente.

Veja mais sobre esse assunto aqui: As 4 vantagens do Smarketing para sua empresa

8- Aumentar a conversão de leads e sua condução até a base do funil

Um dos erros mais comuns das empresas é não captar informações de clientes em potencial. O ideal é que ocorra o cadastro no CRM desde o instante do primeiro contato do prospect.

Assim, desvendar suas preferências se tornará uma atividade mais eficiente, facilitando a vida dos vendedores para que mostrem todo valor de sua solução para os leads mais promissores.

O CRM torna mais simples o processo de conversão de leads em clientes, ao fornecer as informações necessárias para se encurtar os ciclos de vendas.

Entenda como fazer isso com ajuda do CRM: Como diminuir o ciclo de vendas de sua empresa

9- Criar ofertas segmentadas com mais precisão

Afinal, criar uma oferta precisa é a chave para conversão de vendas. Saber o que, como, por qual preço e quando um cliente deseja determinado produto ou serviço é uma das “mágicas” que uma boa estratégia de CRM pode trazer para seu negócio.

Para isso, o sistema CRM irá auxiliar no fornecimento de informações e dados sobre seu público-alvo. Conhecendo o histórico de vendas e as preferências de cada perfil de clientes, é muito mais fácil criar uma oferta que gere resultados, pois atende exatamente às necessidades do cliente.

estratégias de crm

CRM: 3 letras que trazem inúmeros resultados

Dicas para implantar as estratégias de CRM

Agora que você já conhece algumas das estratégias de CRM mais importantes para uma empresa, chegou a hora de implantá-las. E, para isso, aqui vão alguns conselhos:

  • Trace objetivos: primeiramente, é preciso analisar seus negócios e traçar objetivos. Responda: você procura o aumento do grau de satisfação dos clientes? O aumento das vendas? Conquistar novos mercados?
  • Interação com os funcionários: estabelecidas as metas, é muito importante que os funcionários não somente estejam envolvidos nos processos, como detenham os conhecimentos necessários. Os colaboradores devem receber um bom treinamento e estar alinhados com os objetivos.
  • O cliente (quase) sempre em primeiro lugar: não se esqueça de priorizar seus clientes. É preciso compreender que cada relação deve ser personalizada e que estratégias sejam criadas para lidar com cada perfil.
  • Utilizar as ferramentas de CRM corretamente: busque ferramentas que apresentem as funcionalidades necessárias para atender a suas estratégias de CRM, bem como ofereçam segurança e praticidade em seu uso.

Depois de tudo o que falamos sobre estratégias de CRM, você quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então baixe nosso Kit CRM completo (e gratuito): Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente – Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes