Otimizar o relacionamento com os seus clientes é garantir sucesso de vendas e fidelização

O bom relacionamento com o cliente é essencial para manter o potencial competitivo de sua empresa. As empresas de maior sucesso são aquelas que sempre mantêm seu relacionamento com clientes em alta, permitindo maior integração e entendimento entre as partes.

Veja a seguir 7 boas maneiras de otimizar o relacionamento cliente empresa e use-as em seu negócio!

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

como melhorar o relacionamento com o cliente

O bom relacionamento com o cliente é essencial para manter o potencial competitivo de sua empresa

7 técnicas de como melhorar o relacionamento com o cliente

Saber como melhorar o relacionamento com o cliente não é nenhum mistério.

Se você busca descobrir como manter um bom relacionamento com o cliente, dê uma olhada nestas dicas.

1- Realize um atendimento empático

Não tem como melhorar o relacionamento com o cliente sem empatia.

O bom atendimento é aquele em que sua empresa está em sintonia perfeita com o cliente, ou seja, aquele em que o cliente se sente satisfeito e se identifica com o negócio. Nem sempre é fácil desenvolver esse atendimento, mas é preciso trabalhar para alcançá-lo.

Uma das formas de desenvolver essa empatia é colocando-se no lugar do cliente e avaliando suas necessidades. Trate sempre o cliente como gostaria de ser tratado. Não se deve, por exemplo, tentar forçar o cliente a comprar: ele precisa de liberdade de escolha.

2- Tenha foco no longo prazo

Lembre que seu relacionamento com clientes não se resume a alguns minutos de comércio. Não é simplesmente um processo de compra e venda, é uma relação que deve se manter durante os anos, sempre contemplando novas oportunidades.

Quando existe um relacionamento de longo prazo, o cliente procura a marca mesmo que quando ela troca de endereço.

Para um relacionamento duradouro, é muito importante ter todas as informações sobre sua carteira organizada. Por isso, recomendamos essas 3 leituras:
como melhorar o relacionamento com o cliente

Colecione histórias com seus clientes: o relacionamento é algo que deve ser mantido por longos anos

3- Estude o comportamento do cliente

O cliente precisa ser profundamente conhecido pelo empreendedor. É necessário conhecer seu comportamento, suas necessidades, seus anseios, o que ele espera do atendimento, do produto, do preço.

A verdade é que o empreendedor precisa se valer da psicologia para melhorar seu relacionamento com o cliente. Estudando o cliente, o empreendedor poderá desenvolver novas estratégias para agradá-lo.

Para isso, fazer pesquisa de satisfação é uma excelente fonte de dados.

4- Desenvolva serviços agregados

Quanto mais serviços agregados você oferecer, mais chances terá de agradar sua clientela. Serviços agregados não precisam representar uma coisa muito complexa, mas uma informação útil, um desconto inesperado, um serviço de entrega mais rápido, uma instalação gratuita e assim por diante.

Está gostando do conteúdo? Então não perca a chance de ler o Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas. Nesse ebook, você vai encontrar mais uma série de estratégias para aprimorar o relacionamento com o cliente e vender melhor! E você pode transmitir os detalhes da estratégia para sua equipe também. Confira as dicas! Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente o material.

Baixe agora nosso guia completo!

Baixe agora nosso guia completo sobre produtividade e eficiência em vendas!

Leia também este artigo relacionado com o tema: Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade

5- Encontre novas utilidades para seu produto

Talvez, seu produto tenha mais finalidades que aquelas que você inicialmente concebeu. Investigando melhor o produto que vende, você poderá descobrir novas funcionalidades para ele e desenvolver nichos mais lucrativos, que outras empresas possivelmente ainda não desenvolveram.

Às vezes, a maneira de como melhorar o relacionamento com o cliente é uma questão de adaptar seu produto.

como melhorar o relacionamento com o cliente

Busque novos caminhos e encontre novas utilidades para a solução que você oferece

6- Seja sempre honesto

Uma coisa que pode valorizar bastante sua imagem diante do cliente é sua honestidade. Não inventar coisas que o produto pode fazer, não mentir, não explorar economicamente seu cliente são formas de captar sua confiança.
Claro que você precisa vender, mas não precisa se aproveitar dessa necessidade para empurrar coisas que seu cliente não quer ou não precisa.

Oferecer alguma explicação sobre os custos que o produto implica para sua empresa ou planos de inovação é uma maneira de esclarecer o cliente sobre possíveis mudanças na política de precificação.

Aproveite para entender como usar estratégias de relacionamento com clientes e, ainda, confira a Websérie do Agendor: Relacionamento com clientes.

7- Mostre-se (e seja) entendido no que faz

Nunca seja arrogante ou tente passar um conhecimento que não tem. Dessa forma, não tem como melhorar o relacionamento com o cliente.

Mostre que tem conhecimento suficiente sobre a atividade que desenvolve, os produtos que vende, os serviços que oferece.

Quando percebe que o empreendedor ou o vendedor entende o que faz, o cliente se sente mais confiante em comprar em sua loja, em pedir informações e tem certeza de que está investindo seu dinheiro com segurança.

Seu conhecimento será sempre uma forma espontânea de publicidade eficiente, que não custa nada para a empresa.

Você já desenvolve um bom relacionamento cliente empresa? Sabe com um CRM online pode ajudá-lo nessa tarefa? Baixe nosso e-book gratuito e descubra: Guia para o sucesso com CRM