Manter o relacionamento constante com os clientes é fundamental. Mas é necessário organizá-los, para que as informações não se percam e a comunicação fique sem “falhas”.

Tratamento personalizado é o fator chave para que as vendas ocorram em maior escala. E não só as vendas, mas todo o desenvolvimento de produtos, o fornecimento de serviços, como a formação de relacionamentos de confiança serão potencializados. As empresas são formadas por pessoas.

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Ok, você já deve ter lido isso em outros lugares. Mas a questão é: como organizar esses relacionamentos, sem que haja perda de contatos ou aquela típica “mistureba” de e-mails?

Existe uma solução bem conhecida: a famosa planilha! Não estou criticando essa ferramenta. Aliás, ela já me salvou de muitos apertos no passado, quando precisávamos elaborar projeções financeiras ou listas de pendências para certos projetos. Mas em uma coisa você vai concordar comigo, elas NÃO são interessantes para registrar históricos. Sejam eles históricos de atendimento ou uma negociação em andamento com potencial para o fechamento do acordo.

Para isso existem os aplicativos personalizados, específicos para a organização e gestão desses relacionamentos. Imagine seu vendedor em campo, colhendo todas necessidades de um futuro cliente, as expectativas dele em relação ao produto, o que usa atualmente e quais são os prazos para implantação. O vendedor anota tudo isso no sistema, enquanto fala com o cliente, deixando organizado os telefones, endereços, funções e cargos dos contatos, junto com a conversa que tiveram.

Desorganização

Enquanto isso, os gestores que estão dentro da empresa, visualizam esses dados online, sem precisar organizar toda a informação posteriormente.

O grande poder dessa ferramenta vai além do simples registro das vendas que foram feitas. Com essas informações compiladas, as empresas têm uma visão geral de como está o andamento dos esforços de relacionamento com os clientes. A solução tecnológica nesse caso, é somente uma ferramenta de suporte para toda a estratégia que pode ser elaborada ao redor do conhecimento sobre os clientes. E essa estratégia é identificada pelo termo CRM (Customer Relationship Management).

Créditos pelas fotos: Flickr.com – curiousmess

Para mais dicas sobre como organizar melhor o relacionamento com clientes, acompanhe nosso Twitter: @agendor! Organizando a linha do relacionamento com nossos clientes!