Assista a 4 vídeos sobre casos de empreendedores que batalharam pelo sucesso de suas empresas

O sonho de muitos é se tornar empreendedor, não ter mais chefe e poder definir suas próprias prioridades no trabalho, métodos para chegar lá e, principalmente, seus horários.

Mas se engana quem acredita que, em algum desses casos de empreendedorismo de sucesso, os empreendedores tiverem mais tempo de descanso do que tinham antes, quando eram empregados e respondiam a um gestor.

Acompanhe com a gente e assista aos vídeos desses quatro empreendedores que tiveram de saber aproveitar oportunidades e enxergar um grande negócio onde ninguém mais via. Com isso, deram uma guinada em suas vidas e conseguiram vencer no imprevisível jogo dos negócios.

Interessado em aprender a como criar um novo negócio e empreender? Baixe nosso e-book: Guia: como elaborar e implementar um processo de vendas em sua startup e tire o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática.

4 vídeos com casos de empreendedorismo de sucesso

Os vídeos são bem diferentes entre si, alguns mais longos, outros mais curtos, mas todos têm algumas características em comum: Força de vontade, aprendizado (às vezes com os fracassos), planejamento, superação e vontade de vencer! Confira:

1- Mecânica High Torque

A ideia do mecânico Alexandrino Dias Generoso, à primeira vista, parece despretensiosa. Criou um canal no site de exibição de vídeos YouTube e passou a divulgar abertamente os resultados dos consertos que fazia nos carros.

Daí para começar a veicular dicas de pequenos reparos e manutenção de veículos também, foi um passo óbvio. Óbvio e despretensioso? Pode até ser, mas que deu um resultado expressivo e surpreendente, deu.

Essa iniciativa de produção de vídeos para internet, que começou em 2006, rendeu nada menos que um aumento de faturamento de 40%, chegando à cifra de 70 mil reais por mês, além de aumentar o número de clientes em quase 70%.

Confira um vídeo com o depoimento de Alexandrino sobre seu caso de empreendedorismo de sucesso na mecânica High Torque:

Se você ficou interessado em divulgar sua empresa no YouTube, dê uma olhada em nossas 10 dicas comprovadas para produção de vídeos.

2- Sacolas “mídia” BagNews

Este, sem dúvida, é mais um desses casos de empreendedorismo de sucesso em que uma pessoa percebe com sutileza uma oportunidade batendo na porta.

O Italiano radicado na cidade de São Paulo, Salvatore Privitera, teve a ideia inusitada de criar a BagNews quando o município decretou a chamada Lei da Cidade Limpa que, entre outras mediadas, reduzia o tamanho das placas nas fachadas dos estabelecimentos comerciais e também bania definitivamente qualquer tipo de outdoor na cidade. Isso mesmo: São Paulo não tem mais nenhum outdoor, até hoje!

Mas o que uma empresa de sacolas de papel tem a ver com isso? Tudo!

As sacolas de Privitera e seu sócio são um novo tipo de mídia usado para divulgar estabelecimentos e negócios, aproveitando esse “buraco” criado pela lei.

O negócio foi estruturado em forma de franquia, em que cada um dos franqueados trabalha junto a uma rede de lojas, livrarias e petshops, entre outros estabelecimentos, definindo o público que deve ser atingido e procurando interessados em anunciar nas sacolas.

Atualmente o negócio já tem 24 franquias em operação e cresce 20% ao ano.

Confira o depoimento de Salvatore Privitera:

3- Sóbrancelhas e nada mais

Trocadilhos a parte a Sóbrancelhas Franquias é um verdadeiro símbolo de luta e perseverança da empresária Luzia Costa, que faliu vários negócios antes de acertar em cheio com este, o sétimo empreendimento de sua vida.

Nunca antes frases feitas como “é errando que se aprende” e “o sucesso só vem depois de uma sucessão de fracassos” fizeram tanto sentido.

Desde os 12 anos de idade Luzia empreendia, fazia as unhas das amigas para ganhar um dinheirinho. Aos 19 anos, quando se casou, mudou-se para Taubaté, no interior de São Paulo, e a veia empreendedora bateu tão forte que ela começou comprando um carrinho de biscoitos, depois uma lanchonete e em seguida uma pizzaria.

Mas as coisas não caminharam como Luzia esperava e acabou falindo e com dívidas.

Precisou voltar a morar com os pais e chegou a fazer pirulitos em casa para vender.

Até que em 2009, morando em Ubatuba, litoral paulista, munida de um diploma, começou a fazer massagens na praia, onde conseguiu dinheiro suficiente para quitar as dívidas e bolar seu novo negócio: uma franquia de lojas enxutas (6 m2), porém muito rentáveis de estética de sobrancelhas.

Hoje já são 44 lojas franquiadas que, em conjunto, faturam 1 milhão e meio de reais por mês!

Ouça este caso de empreendedorismo de sucesso, nas próprias palavras, de Luiza assistindo a este vídeo:

Estruturar o processo comercial é essencial para não perder o rumo de uma empresa, esteja ela começando ou já estruturada. Teste gratuitamente o Agendor, aplicativo para gestão comercial, centralize as informações de seu negócio e não perca mais nenhuma oportunidade!

4- Restaurante Point do Macarrão

Nascido em Bonsucesso, Rio de Janeiro, no ano de 2007, o Point do Macarrão foi criado por pessoas que conheciam profundamente o público de sua própria comunidade e sabiam o que eles queriam: uma opção de alimentação gostosa e saudável, com bom preço e um atendimento de primeira.

Servindo no balcão ou para entregas em domicílio, o Point do Macarrão já conta com mais uma unidade própria na Ilha do Governador.

E o segredo de todo esse sucesso, segundo um dos empreendedores, foi o cuidado com o design da marca e a identidade visual do estabelecimento, criados para agradar ao público, diferenciar a casa e ressaltar suas qualidades.

Confira mais neste vídeo narrado por um dos proprietários do restaurante:

É, casos de empreendedorismo de sucesso como estes não faltam em nosso país. Empolgado para abrir também o seu próprio negócio?

Então inspire-se: 5 vídeos de empreendedorismo que todo empresário precisa ver