Você costuma usar algum aplicativo para gerenciar equipe?

A tecnologia pode ser uma grande aliada em diferentes aspectos do negócio, inclusive no que se refere à gestão de equipes.

Atualmente, existem várias ferramentas capazes de otimizar o trabalho dos colaboradores e permitir que o gestor tenha mais controle sobre o desempenho individual e coletivo.

Neste artigo, separamos 7 opções de aplicativo para gestão de equipes que você pode implementar na sua empresa:

  1. Planilhas eletrônicas online;
  2. Agendor;
  3. Trello;
  4. Slack;
  5. Basecamp;
  6. Pipefy;
  7. STRATWs One.

Por que utilizar aplicativo para gerenciar equipe?

Os aplicativos para gestão de equipes são ferramentas que podem incentivar a colaboração e melhorar a forma com que os funcionários se comunicam.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Ao implementar os apps certos, é possível melhorar a produtividade dos seus times, reduzir falhas e retrabalhos, otimizar o tempo dedicado à execução de determinadas tarefas e alinhar esforços e expectativas sobre metas e objetivos que se deseja alcançar.

Leia também: 6 ferramentas de gestão de marketing digital para sua empresa

Aplicativo para gerenciar equipe: conheça as 6 melhores ferramentas

Existe uma infinidade de opções de aplicativo para gerenciar equipe. Confira a partir de agora uma lista com as 7 melhores ferramentas para você começar a usar na sua empresa. São apps intuitivos e fáceis de se adaptar!

1. Planilhas eletrônicas online

As planilhas eletrônicas online são excelentes ferramentas para gestão do trabalho em equipe.

A grande vantagem desse tipo de aplicativo é que ele pode ser editado de forma colaborativa e simultânea. Ou seja, dois ou mais usuários podem acessar a mesma planilha ao mesmo tempo para montar orçamentos, gerenciar projetos, controlar o fluxo de caixa, monitorar as movimentações de estoque e várias outras funções.

Nas planilhas eletrônicas online, é possível acessar o histórico de edições no documento para saber o que foi alterado e por quem. Além disso, há também a função de chat, o que permite que os colaboradores que têm acesso à planilha possam conversar em tempo real.

Veja algumas dicas de como usar as planilhas do Google, neste vídeo: 

2. Agendor

Para gerenciar os times de vendas e aqueles que estão diretamente contribuindo com a área comercial, é essencial contar com uma boa ferramenta de CRM! Elas são ferramentas de gestão de relacionamento com clientes que ajudam a gerenciar equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Entre elas, está o Agendor, uma plataforma simples de usar no computador ou nos aplicativos para celular. 

Dentre suas principais vantagens podemos citar:

  • cadastro de clientes;
  • histórico de interações com eles;
  • relatórios de vendas;
  • auxílio na previsão de vendas;
  • funil de vendas;
  • agendamento de follow-up;
  • e muito mais!

Veja tudo que um sistema CRM pode fazer por seu negócio:

Saiba mais: Agendor: 12 funcionalidades desse CRM simples e completo

3. Trello

Outro exemplo de aplicativo para gestão de equipes é o Trello. Muito utilizado no gerenciamento de projetos, o Trello possui recursos que permitem organizar melhor o fluxo de tarefas.

Baseada na metodologia japonesa Kanban, essa ferramenta torna mais fácil a divisão dos times e a atribuição de responsabilidades.

Simples e intuitivo, o Trello possibilita visualizar com mais clareza a evolução dos projetos. Recursos como checklists, calendários, estatísticas e várias possibilidades de integração fazem desse aplicativo uma boa opção para melhorar a produtividade das suas equipes no desenvolvimento de projetos.

Este vídeo do Trello te mostra como usar ferramenta em sua empresa:

4. Slack

Provavelmente você deve utilizar o WhatsApp como ferramenta para se comunicar com os seus colaboradores, certo?

Porém, existe um outro aplicativo para troca de mensagens instantâneas mais voltado para o lado corporativo e que oferece melhores recursos para quem usa esse tipo de ferramenta para fins de trabalho.

Estamos falando do Slack. Esse aplicativo permite criar grupos de conversa por setor da empresa ou projetos específicos em andamento, compartilhar telas para fazer apresentações, enviar arquivos de diferentes formatos, realizar videochamadas em grupo e várias outras funções.

O Slack é um grande aliado para manter os colaboradores sempre alinhados e garantir uma comunicação interna mais eficiente.

Entenda melhor o que é o Slack assistindo este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=rz8W-1ikzRQ&t

5. Basecamp

O Basecamp é um aplicativo para gerenciar equipe que se assemelha muito a uma rede social.

A ferramenta possui um layout que parece um feed do Facebook. A intenção é permitir que os usuários possam postar as atualizações sobre os projetos em execução, comunicar o status de suas tarefas, fazer sugestões etc.

No Basecamp, você tem acesso a calendários automáticos que permitem ter maior controle sobre os prazos de entrega.

Há também um chat para que você e seus colaboradores possam se comunicar com agilidade e um espaço para armazenar diferentes tipos de arquivos.

Este vídeo do Renato Contaifer ensina a criar um projeto no Basecamp, vale assistir:

6. Pipefy

O Pipefy é semelhante ao Trello devido ao fato de que ambos se baseiam na metodologia Kanban para organização do fluxo de trabalho.

No Pipefy, é possível acompanhar em detalhes o desenvolvimento de todas as tarefas. Cada integrante da equipe recebe uma notificação assim que uma nova tarefa é atribuída a ele.

Além disso, os prazos são atualizados automaticamente e o gestor tem acesso a relatórios e dashboards que mostram com clareza o progresso dos resultados.

A Pipefy disponibilizou este vídeo com dicas para quem está começando a usar essa ferramenta, dê uma olhada:

7. STRATWs One

Por fim, o STRATWS One é um aplicativo para gestão de equipe que possui recursos muito interessantes para gerenciamento de reuniões, análise de indicadores de desempenho individual e desenvolvimento de planos de ação.

Além disso, essa ferramenta permite fazer a integração de dados de diferentes fontes e, assim, obter insights valiosos sobre o que pode ser melhorado.

Veja mais sobre suas vantagens, é só dar play:

Quais ferramentas são essenciais para a sua equipe?

Depois de ler nossas dicas, ficou mais fácil saber qual aplicativo para gerenciar equipe você vai implementar na sua empresa? Para correr menos riscos com a sua escolha, não deixe de testar as diferentes ferramentas, preferencialmente envolvendo pessoas chave do time para que façam suas contribuições.

Dessa forma, o sucesso na implementação e posteriormente na utilização será muito maior!Para a gestão de sua equipe de vendas, não deixe de conhecer o Agendor. Confira neste e-book GRATUITO como é fácil e prático usar o melhor CRM de vendas do Brasil: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais