De fato, uma lista de prospecção gratuita é uma ferramenta muito atrativa à primeira vista, pois esta é uma forma de gerar novas oportunidades de vendas sem custos.
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Principais aprendizados deste artigo:
- Uma lista de prospecção é um mailing de potenciais clientes que, além do e-mail, também fornece informações como nome, cargo, telefone, empresa, setor de atuação, localização, entre outros dados.
- Quando uma lista de prospecção contém dados desatualizados, inativos, ou simplesmente desqualificados, é gerada uma série de impactos negativos e obstáculos que comprometem toda a estratégia de prospecção.
- Abordar leads com informações incorretas ou desatualizadas pode fazer com que sua marca seja percebida como desorganizada ou desinteressada em entender as necessidades reais dos clientes em potencial.
- Além das listas, é importante diversificar as estratégias com outros métodos de prospecção. Saiba mais em Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados
- Negócios que estão iniciando suas atividades ou querem explorar novos nichos de mercado podem se beneficiar das listas de prospecção gratuitas.
- Listas pagas, como a captação de leads do Agendor, oferecem listas atualizadas e personalizadas para encontrar e prospectar os melhores leads. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR não perca o lançamento da nova funcionalidade de captação de leads!
Afinal, para quem já se aventurou no mundo do outbound marketing, a compra de listas de prospecção frequentemente se traduz em uma experiência frustrante.
Você paga na expectativa de receber contatos potenciais, mas nem sempre esses contatos são verdadeiramente qualificados. Nos casos mais desfavoráveis, os dados fornecidos nas listas podem estar desatualizados ou inativos, o que torna o investimento praticamente inútil.
Diante desse cenário, é natural questionar: por que não explorar as opções de listas de prospecção gratuitas?
Elas não implicam gastos financeiros e, teoricamente, não representam riscos. No entanto, essa linha de pensamento requer uma análise mais profunda.
Isso porque, em vez de focar apenas nos aspectos financeiros, é crucial avaliar como essa escolha impacta a produtividade da sua equipe e a reputação da sua empresa. Esses fatores não devem ser subestimados, pois podem ter consequências substanciais.
Então, nos deparamos com um dilema: a lista de prospecção gratuita realmente vale a pena? A resposta não é tão simples quanto parece.
Que tal analisarmos isso juntos? Vamos nessa?
O que é lista de prospecção e qual sua importância?
Uma lista de prospecção é um mailing de potenciais clientes que, além do e-mail, também fornece informações como nome, cargo, telefone, empresa, setor de atuação, localização, entre outros dados que variam conforme a necessidade da empresa e sua definição de ICP.
Existem três tipos de listas de prospecção: as gratuitas, as pagas, e aquelas que seu próprio time constrói por meio de pesquisas na internet.
De todo modo, a lista de prospecção é o ponto de partida do processo de prospecção.
É por meio dela que se inicia a conexão entre a empresa e seus potenciais clientes, e as equipes de vendas e marketing podem adaptar suas abordagens tendo como base os dados presentes nas listagens.
Por isso, quando uma lista de prospecção contém dados desatualizados, inativos, ou simplesmente desqualificados, são gerados uma série de impactos negativos e obstáculos que comprometem toda a estratégia de prospecção.
Entenda mais detalhes, a seguir.
Os impactos de uma lista de prospecção desqualificada ou desatualizada
Como mencionamos anteriormente, um dos aspectos comprometidos pela baixa qualidade das listas de prospecção é a produtividade do time.
Imagina só quanto tempo os vendedores investem tentando entrar em contato com leads que simplesmente não estão mais ativos ou cujas informações não são precisas.
Isso resulta em uma utilização ineficiente dos recursos, diminuição da quantidade de oportunidades de vendas geradas, e frustração dos profissionais envolvidos, o que, por sua vez, pode ocasionar a redução do engajamento e na motivação.
Percebe a bola de neve?
E além disso, a reputação da empresa está em risco. Abordar leads com informações incorretas ou desatualizadas pode fazer com que sua marca seja percebida como desorganizada ou desinteressada em entender as necessidades reais dos clientes em potencial.
O resultado, infelizmente, é a desconfiança que os leads têm em sua empresa desde o início, dificultando ainda mais o processo de conversão. Ainda mais quando não foi fornecido o consentimento para o compartilhamento de dados.
Isto posto, fica evidente a importância de trabalhar com listas de prospecção qualificadas, sejam elas gratuitas, pagas ou desenvolvidas pelo seu próprio time (e não se engane, há, sim, um custo nisso, afinal, seus vendedores deixarão de vender para construir as listas).
Desse modo, você pode se perguntar: como é, então, uma boa lista de prospecção? Vamos entender!
Aproveite e veja também 5 dicas sobre como prospectar novos clientes e aumentar as vendas:
Quais são as características de uma boa lista de prospecção?
De modo geral, uma lista de prospecção próspera apresenta as seguintes características:
- dados precisos e atualizados;
- adequação ao ICP;
- é segmentada com base em características semelhantes;
- possui permissão e consentimento por parte dos leads.
Bom. Até aqui, você entendeu o que são listas de prospecção, sua importância, os impactos das listas desqualificadas e como é uma boa lista.
Agora, vamos voltar o nosso olhar para a lista de prospecção gratuita e entender suas vantagens e desvantagens.
O que é uma lista de prospecção gratuita?
Em síntese, uma lista de prospecção gratuita é um mailing disponibilizado sem nenhum custo em sites, plataformas de redes sociais ou ferramentas online. A ideia por trás da lista de prospecção gratuita é proporcionar às empresas uma maneira de iniciar suas atividades de prospecção sem ter que investir dinheiro na aquisição de dados.
Parece promissor, concorda?
Pode ser que sim, mas pode ser que não.
Quais são as vantagens da lista de prospecção gratuita?
A verdade é que, sim, uma lista de prospecção gratuita tem seus benefícios!
Se você está iniciando um negócio, possui recursos limitados ou quer explorar novos nichos, esta pode ser uma alternativa interessante para você!
Lembre-se, este é um ponto de partida, então, a lista de prospecção gratuita oferece a oportunidade de iniciar a geração de leads sem um investimento inicial significativo.
Adicionalmente a isso, a lista de prospecção gratuita pode ser uma maneira de experimentar diferentes abordagens de prospecção, principalmente se você praticar somente prospecção inbound, e desejar testar a prospecção outbound para diversificar sua estratégia.
E o ponto de mais destaque é a rápida implementação.
Ou seja, se você precisa iniciar rapidamente suas atividades de prospecção e não tem tempo para criar ou comprar uma lista paga, uma lista de prospecção gratuita pode ser uma opção rápida para começar a entrar em contato com leads.
Quais são as desvantagens da lista de prospecção gratuita?
Você já ouviu a frase “o barato sai caro”?
Infelizmente, ela também se aplica às listas gratuitas de prospecção. Veja, nas próximas linhas, quais são as desvantagens.
Baixa qualidade de dados
Se a compra de mailing já apresenta o risco de apresentar informações desatualizadas e pouco precisas, imagine as listas gratuitas!
Muitas vezes, elas contêm dados desatualizados, imprecisos ou incompletos. Isso significa que você pode acabar contatando leads que não são mais relevantes ou ativos, desperdiçando tempo e recursos.
E mesmo que você utilize ferramentas de prospecção gratuitas, que muitas vezes apresentam verificação de dados, devemos salientar que existe um limite de quantidade a serem extraídos, o que torna sua usabilidade pouco escalável.
Pouca aderência ao ICP
Com uma lista de prospecção gratuita, há falta de seleção criteriosa dos contatos.
Ao contrário das listas pagas ou daquelas construídas internamente, as listas gratuitas podem não ter passado por uma qualificação prévia, ou seja, os contatos presentes na lista podem não ter sido filtrados de acordo com as características do seu ICP.
Falta de consentimento
Em muitos casos, os leads nas listas gratuitas não deram permissão explícita para serem contatados, o que pode levar a problemas de conformidade com regulamentações de privacidade, como a LGPD.
Dificuldade em estabelecer relacionamentos
A qualidade dos dados influencia diretamente a capacidade de estabelecer relacionamentos autênticos com os leads, bem como destacamos anteriormente.
Se as informações não são precisas ou relevantes, o processo de construção de confiança fica comprometido, e mesmo que a isenção de custos seja de rápida implementação, você pode ter dificuldades em captar clientes e fechar negócios.
Pense da seguinte forma: seus vendedores estão se esforçando para gerar leads, e não está havendo retorno. Ainda assim, você deve remunerar essa tarefa.
Então, mesmo que não haja custos de forma direta, é preciso que tenha um ROI positivo em sua estratégia, e esse é um dos pontos de maior desvantagem da lista gratuita.
Redução da produtividade do time de vendas
E já que falamos sobre o esforço do time, vale a pena destacar que os maiores prejudicados são os vendedores.
Pense nisso desta maneira: o objetivo principal dos vendedores é vender, e para alcançar esse objetivo, eles precisam contar com os recursos adequados e leads qualificados.
No entanto, quando os vendedores têm que depender de listas de prospecção gratuitas, eles enfrentam vários obstáculos que afetam diretamente sua capacidade de atingir metas e maximizar seu potencial de vendas.
Dessa forma, os vendedores são colocados em uma posição difícil, onde suas chances de sucesso são comprometidas desde o início. Investir tempo e esforço em leads que têm pouca probabilidade de se converter em clientes impacta diretamente a motivação e a produtividade da equipe de vendas.
Quer aumentar a quantidade de oportunidades de vendas geradas? Veja essas 8 estratégias para captar clientes:
Lista de prospecção gratuita: vale a pena ou não, afinal?
Como você viu, uma lista de prospecção gratuita pode sim, ser benéfica. Mas, se você já possui um processo de prospecção estruturado e maior maturidade no mercado, é melhor investir em listas pagas, ou então, dedicar esforços para construir a sua.
Nesse embate sobre comprar ou construir do zero, o que aconselhamos é estudar o momento da sua empresa.
Sua equipe terá tempo para construir essas listas? Por onde devem começar? Por quais canais pesquisar os leads?
Considere que isso impactará a produtividade do time.
Então, se você busca soluções mais rápidas e, ao mesmo tempo, mais assertivas, é válido comprar listas de prospecção.
No Agendor, por exemplo, existe uma funcionalidade imperdível para os negócios que desejam encontrar e prospectar os melhores leads, com rapidez e segurança.
Entenda esse recurso funciona:
- Passo 1: Você nos envia uma lista com os CNPJs dos seus melhores clientes, para analisarmos dados de ramo de atividade, porte e localização.
- Passo 2: Nós buscamos empresas com um perfil semelhante ao dos seus clientes e montamos uma lista de leads personalizada para você.
- Passo 3: Os novos leads caem no seu funil de vendas do Agendor automaticamente, e você pode até sorteá-los entre seus vendedores!
Ficou curioso para conhecer a captação de leads do Agendor?