Então, você  fechou a venda depois de longas negociações e reuniões. E acabou de voltar do cliente com tudo esquematizado e detalhado na apresentação Power Point que fez com maestria. Agora, só falta enviar a proposta comercial de serviços para ele assinar. E agora?

Principais aprendizados deste artigo:

  • A proposta comercial formaliza todos os termos conversados durante uma transação comercial e deve conter todos os detalhes da prestação de serviços, sem erros.
  • A proposta comercial é diferente da apresentação comercial, feita em Powerpoint ou PDF. Ela é um documento oficial que será assinado por ambas as partes.
  • Uma proposta comercial perfeita deve mostrar profissionalismo e organização, por isso, ela deve ser padronizada com cores e layout da empresa.
  • Assim como um contrato, é necessário incluir dados essenciais no documento, como nome do contratante, do contratado e detalhes do serviço a ser prestado.
  • Outros aspectos relevantes a incluir na proposta comercial são o objetivo da prestação de serviço e quais serão os métodos e as técnicas utilizados para alcançá-lo dentro do prazo estabelecido – insira também um cronograma de fácil visualização. Coloque prazos realistas para que consiga atingir as expectativas do cliente.
  • Após o envio da proposta, é indispensável manter o relacionamento com o cliente para dar início à jornada de compra e fechar negócio. Aprenda mais sobre isso com o nosso e-book “Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda“.

Aí, você pega aquela última proposta de orçamento de serviços comercial que fez para outro cliente e vai jogando os dados do PPT nela, para ganhar tempo. Imprime e manda o motoboy levar no dia seguinte.

Resultado: alguns dados são digitados errados; prazos, valores e orçamentos aparecem com alguns erros e até o nome da empresa está trocado.

Por sorte, você consegue reverter a situação a tempo, pedindo para o motoboy voltar e pegar o documento correto.

Mas e se a proposta de prestação de serviços tivesse ido com erro?

Por isso, é essencial saber como montar uma proposta de prestação de serviços completa. Conheça o passo a passo:

  1. Antes de começar a escrever a proposta de prestação de serviços, tenha todo material à mão
  2. Organize as informações
  3. Identifique o contratante, o contratado e o serviço na carta de proposta de prestação de serviço
  4. Sumário ou índice
  5. Apresentação da empresa
  6. Objetivos
  7. Metodologia
  8. Escopo
  9. Cronograma
  10. Valores de investimento
  11. Anexos

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

O que é uma proposta de serviço?

Proposta comercial de serviço é um documento usado para formalizar as condições de uma transação comercial de prestação de serviços entre um empresa ou mesmo um autônomo e o cliente que receberá o serviço prestado.

A proposta deve conter todos os detalhes da prestação do serviço, como prazo de início e de  entrega,  custos, forma de pagamento, providências que devem ser tomados por ambas as partes, vistorias e outros.

Assim, caso haja alguma divergência sobre o que foi efetivamente entregue e o que foi pedido, a propostas de prestação de serviço poderá ser usada para se verificar exatamente o que foi ajustado entre as partes.

Como elaborar uma proposta de prestação de serviços?

A história contada no início do texto deixa clara a necessidade de muita calma e concentração na hora de fazer propostas comerciais de serviços.

A verdade é que não tem como fazer uma proposta de serviço sem destinar um tempo especialmente para isso.

Aliás, você pode e deve seguir um roteiro, mas evite “requentar” propostas comerciais: cada caso é um caso e sua venda consultiva prova isso, sempre trazendo a melhor solução para aquele cliente.

Aqui uma advertência: proposta de prestação de serviços é bem diferente de apresentação comercial.

A apresentação geralmente é feita em Power Point.

Você explica detalhadamente os pontos importantes e vai ajustando, até fechar a venda.

E, ai sim, envia a proposta de prestação de serviços: um documento que vai ser assinado.

Se você quer melhorar suas habilidades de apresentação, leia este artigo: 7 dicas de linguagem corporal para a sua próxima apresentação comercial

Na verdade, dependendo do caso, as vezes vale a pena entregar a proposta comercial de serviços pessoalmente, conforme a estrutura da empresa contratante te der mais proximidade com o comprador.

Um vendedor esperto pode até já levar “na manga” a proposta de prestação de serviços para ser assinada assim que terminar de apresentar o PPT para o cliente.

Mas é muito difícil que aquilo que foi apresentado seja acertado sem alguns ajustes de prazo, escopo ou preço.

Mas não deixa de ser uma boa tática.

Esclarecido isso, vamos adiante: como montar uma proposta comercial de serviços completa?

Para conhecer mais dicas de vendas, baixe este e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

11 passos para elaborar uma proposta de serviços completa

Leia estas dicas de como fazer uma proposta de serviços e crie a apresentação de orçamento de serviços perfeita!

1. Tenha os materiais necessários antes de começar a escrever

Uma proposta de prestação de serviços adequada deve ter uma apresentação perfeita.

Sua empresa tem uma pasta ou capa personalizada para as propostas de orçamento de serviços, com logotipo?

Seria interessante providenciar, caso já não tenha.

Além disso, usam papel timbrado? Sempre dá mais elegância e demonstra solidez.

Caso prefiram simplesmente acrescentar o logotipo da empresa em um “template” de World, verifique com atenção se ele está em alta definição e sem deformações.

Por fim, caso vá incluir planilhas, cronogramas e organogramas na proposta de prestação de serviços, capriche no layout.

Ao imprimir, verifique se as letras estão em um tamanho que seja fácil ler. Caso necessário, imprima em folhas maiores.

E mais, se achar adequado, junte a essas tabelas um gráfico correspondente, para facilitar a visualização.

Os programas de planilhas eletrônicas geralmente tem uma maneira automática e rápida de se fazer isso.

2. Organize as informações

Antes de começar a montar o arquivo digital da proposta de prestação de serviços, verifique se tem todos os cálculos mesmo, documentos, planilhas e cronogramas em ordem, para poder agilizar o processo de elaboração da proposta comercial de serviço.

Lembre-se de acertar os valores com o administrador financeiro da empresa, para evitar desencontros depois.

Agora sim: vamos aos elementos da proposta comercial de serviços!

3. Identifique o contratante, o contratado e o serviço

Na primeira página da proposta de prestação de serviços, geralmente você se dirige à pessoa que vai assinar em nome da empresa, esclarece o serviço que será prestado (com um brevíssimo resumo) e assina em nome da sua empresa.

Algo assim:

À Empresa Contratante
Aos Cuidados de Fulano da Silva
Prezados Senhores,

Apresentamos nossa proposta de serviços de consultoria:
Dividida em 3 fases:

  • Diagnóstico
  • Desenvolvimento do projeto
  • Implantação da solução

Atenciosamente,

Nome do Vendedor
Empresa Contratada (a sua)

4. Faça um sumário ou um índice

Quando acabar de redigir sua proposta de prestação de serviços, você volta nesta página e acrescenta cada tópico com o número da página correspondente ao lado, só isso.

5. Apresente a sua empresa

Esta parte não é obrigatória mas pode ser interessante incluir um resumo das características da empresa, quando foi fundada, quais suas especialidades, filiais e outras informações relevantes.

Se você quer mesmo saber como fazer uma proposta de serviço e acha importante colocar uma apresentação da empresa, então capriche nessa parte.

Veja algumas dicas para fazer uma excelente apresentação de sua empresa:

  • Inicie com o pé direito, use uma frase de efeito, como uma citação bacana.
  • Use dados e depoimentos que mostrem o sucesso de sua solução.
  • Evidencia seus diferencias, aquilo que faz sua empresa ser a preferida de seus clientes.
  • Não perca tempo com informações batidas, como “estamos a X anos no mercado”.
  • Lembre-se de adequar a linguagem ao perfil do cliente.
  • Finalize com um resumo de tópicos (6 linhas no máximo).

Leia mais: 7 técnicas para apresentar sua empresa e conquistar clientes

Você sabe o que é “elevator pitch“? Descubra agora!

como apresentar empresa - elevator pitch

6. Descreva os objetivos

Descreve os benefícios que a empresa vai alcançar ao adotar sua solução.

Isto é: porque vale a pena para ela fazer esse investimento.

Depois que o projeto estiver em plena atividade, como essa empresa vai gerar mais valor?

Que resultados são esperados?

Este post pode ajudar você: Conheça a equação que ensina como criar valor para o cliente

7. Explique a metodologia para alcançar as metas

Agora, explique na proposta de prestação de serviços como vai se chegar nesse objetivo, que profissionais estarão envolvidos, que técnicas serão empregadas, softwares, equipamentos e outros recursos.

8. Detalhe o escopo

Fique atento para não confundir metodologia com escopo.

O escopo vai detalhar todas as entregas e todos os recursos de forma a ficar claro sua quantidade, horas de trabalho, nível dos profissionais e outras informações.

A metodologia não precisa definir todos esses números. Veja um exemplo:

Se na metodologia foi dito que a equipe fará um auditoria nos procedimentos de estoque, o escopo poderia ser assim:

70 horas de consultoria de procedimentos de estoque, envolvendo um líder de equipe, com pós graduação em finanças, 2 analistas com formação superior e um assistente de nível técnico.

A consultoria demandará 3 visitas à empresa com acesso às instalações de estoque e, ao final de 2 meses, será entregue um relatório detalhado.

9. Apresente o cronograma

Não há como elaborar uma proposta de prestação de serviços sem um cronograma.

Vai mostrar as datas das entregas de tudo que foi prometido no escopo. Pode haver um cronograma de pagamentos também, conforme forem ocorrendo entregas parciais.

Mas isso deve constar do tópico seguinte. O ideal é usar esquemas gráficos para isso, com auxílio de planilhas eletrônicas.

10. Esclareça os valores de investimento

Aqui você vai colocar o preço, eventualmente com um cronograma de desembolsos parciais.

Dependendo do caso, é interessante já estipular alguma multa para o caso de atraso e também uma validade da proposta de orçamento de serviços.

Assim, se for assinada depois da data, os valores podem ser revisados.

11. Se for necessário, inclua anexos

Só existirão anexos na proposta de prestação de serviços se forem necessários.

Podem ser plantas, gráficos, planilhas mais detalhadas, imagens, esquemas, mapas e outros documentos que deixarão as informações da proposta comercial de serviços mais fáceis de serem compreendidas.

Como cobrar uma resposta da proposta comercial?

A verdade é que cobrar resposta de proposta comercial é muito delicado. Por isso, você deve se precaver e tomar providências antes do cliente “enrolar” para te responder.

Como?

Simples!

No momento em que enviar a proposta, deixe claro a data em que precisa que ela seja respondida. Simples assim!

Quer um exemplo?

Então, confira:

Prezado Sr. Fulano,

Anexei a nossa proposta comercial de serviços com todos os detalhes solicitados.

Tomei o cuidado de destacar cada pormenor para que tudo fique bem claro e fácil de entender.

Conta com sua resposta até o dia tal, pois, assim, poderia manter as concessões especificadas.

Aguardamos sua breve resposta,

Forte abraço,

Beltrano

Com isso, caso o cliente não responda no dia marcado, você pode enviar um e-mail lembrando que talvez não possa manter as condições que colocou na proposta. Se ele não responder, ligue “preocupado”, quando a ajudá-lo a fechar a compara.

Como possa ajudar? Existe algo que podemos ajustar?

Lembre-se de ser o melhor consultor para o negócio dele ser um sucesso, não um fechador de pedidos!

Prontinho! Agora é só fazer uma bela proposta de orçamento de prestação de serviços.

O que fazer depois de enviar a proposta?

Se você acha que é só fazer a proposta e “esquecer”, está muito enganado.

É fundamental manter o relacionamento com o cliente, fazer ajustes, voltar a conversar e prestar todo auxílio que o cliente deseja para ser persuadido a fechar o negócio.

Lembre-se: o envio da proposta comercial de serviços é só início de uma longa jornada do cliente rumo ao fechamento do negócio.

Veja este passo a passo de como fazer um bom follow-up de vendas:

E se você estiver a fim de fazer cada vez mais proposta de prestação de serviços como esta, use um aplicativo de vendas para auxiliar seu trabalho de prospecção, acompanhamento e fechamento de vendas, pode experimentar o CRM Online Agendor gratuitamente.