O que acha de deixar os seus potenciais clientes de queixo caído com a sua apresentação comercial?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma apresentação comercial é usada para mostrar o potencial da empresa, assim como seus diferenciais e soluções que podem ajudar a resolver a dor do cliente e as necessidades do seu público. 
  • A apresentação comercial é a principal forma de mostrar que seu produto atende às necessidades e expectativas dos clientes para guiá-lo à compra. 
  • Para te ajudar a montar uma apresentação comercial online de sucesso, separamos seis dicas básicas para começar, sete dicas para deixá-la mais dinâmica e oito dicas de design para que você monte slides bonitos e que atraiam a atenção do público. 
  • Para facilitar ainda mais, preparamos um modelo de apresentação comercial totalmente editável com um design que irá deixar seu cliente deslumbrado com sua proposta. Baixe o modelo de apresentação comercial gratuito e construa em poucos minutos uma apresentação de sucesso para vender mais! 

Apresentação comercial é uma ferramenta vital no dia a dia de todo consultor de negócios, empresário ou executivo de vendas. É com ela que se prepara todo discurso e técnica de convencimento para impressionar os clientes.

Por isso, vamos começar por 6 dicas básicas, depois vamos aumentando a complexidade, para você construir passo a passo a melhor apresentação comercial de sua vida.

Mas antes disso, precisamos definir alguns conceitos para que as dicas sejam bem aplicadas. Então, vamos ver o que é apresentação comercial e qual a importância de entender como apresentar uma empresa com sucesso. Confira!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

O que é uma apresentação comercial?

Como o próprio nome já indica, é uma apresentação, normalmente feita com slides, para que você consiga mostrar ao seu potencial cliente, ainda nas fases de negociação, os diferenciais da sua empresa.

Ou seja, a apresentação comercial é um documento que deve conter tanto informações sobre a sua empresa quanto sobre as suas soluções. Principalmente, deve evidenciar como as dores do cliente podem ser resolvidas com o seu produto ou serviço.

Então, não é uma simples ficha técnica em que você lista todas as funcionalidades do que você está oferecendo, mas a apresentação comercial da empresa deve ser algo chamativa, envolvente e, sem dúvidas, personalizada.

Mas além do documento de slides, esse processo comercial também envolve a comunicação das suas ideias para o outro, que pode funcionar como uma espécie de exposição. 

Neste momento, é fundamental pensar no modo como você monta a sua apresentação. Desde o discurso elaborado até a sua linguagem corporal, o tom de voz, o conhecimento do produto e/ou serviço e, claro, o nível de entendimento sobre esse possível cliente são cruciais para essa aquisição.

Qual a importância da apresentação comercial de uma empresa?

Você sabia que segundo a Wharton School of Business, 67% das pessoas são persuadidas por apresentações verbais que acompanham recursos visuais? Isso significa que saber como montar uma apresentação comercial da sua empresa pode fazer a diferença no momento de prospectar novos clientes.

Além disso, essa é uma forma diferenciada de mostrar quem é a sua empresa. Mais do que isso, é a principal maneira de fazer com que o potencial cliente entenda as vantagens e benefícios da sua solução e, principalmente, como todas essas funcionalidades podem ajudá-lo.

Mais do que isso, é uma estratégia interessante para apresentar o portfólio da sua companhia, mostrar outros clientes que já trabalharam com você e tiveram bons resultados e até mesmo para indicar cases de sucesso.

Agora que você já sabe o que é uma apresentação comercial e entende a sua importância, é o momento de conferir as 21 dicas que separamos sobre como montar uma! 

Como montar uma apresentação comercial: 6 dicas básicas

  1. Estude sua plateia.
  2. A apresentação não pode ser longa demais.
  3. Tem que ter começo, meio e fim.
  4. Não enrole, seja objetivo.
  5. Mostre claramente os benefícios da solução/serviço/produto que vai oferecer.
  6. Ensaie antes de apresentar.

Começamos por estes pontos simples exatamente porque são muito importantes. Sem obedecê-los, as outras dicas não serão muito úteis. Vamos explicar cada um:

1. Saiba com quem está falando

Lição de casa: nome de todo mundo, quanto tempo de empresa, outras empresas em que trabalhou, formação e até hobbies. Tudo isso pode gerar insights na hora de apresentar.

2. Apresentação curta

Hoje as pessoas não têm tempo a perder. Apresentações comerciais de 100 slides são um convite para que seu ouvinte desista antes de começar. Você tem muitos detalhes técnicos para mostrar? Tem todo um raciocínio do planejamento que quer apresentar?

Crie anexos! Ao abrir sua apresentação ela tem que ter, no máximo, 25 slides. E isso pode ser até muito para alguns casos. Aprender a ser sucinto e objetivo também faz parte do seu trabalho.

No decorrer da apresentação, caso perceba que há espaço para isso, pergunte se o cliente quer ver os detalhes nos anexos.

Não deixe as pessoas dormirem no meio da sua apresentação
Não deixe as pessoas dormirem no meio da sua apresentação

3. Encadeamento lógico da apresentação

Sua apresentação comercial tem que ter uma estrutura que faça sentido e termine com o seu projeto sendo o grande fechamento de tudo, a solução ideal que todos esperavam para resolver os detalhes e questionamentos apresentados ao longo dos slides.

4. Objetividade

Não enfeite ou exagere. Vá direto ao assunto e convença com argumentos sólidos.

5. Vantagens claras para o cliente

Seja claro ao explicar os benefícios, atributos, características e vantagens comerciais na apresentação da solução. Saiba como apresentar sua empresa. É importante que o cliente perceba tudo que está sendo oferecido e como isso vai auxiliar o seu negócio a diminuir custos ou gerar riqueza.

6. Prepare-se para objeções

A sexta das dicas básicas é realmente muito básica: treine e ensaie para não fazer feio na hora de apresentar. Não importa se você tem o melhor modelo de apresentação comercial, mas não estiver preparado para apresentá-lo.

E mais: pense em possíveis objeções que podem ser levantadas e se adiante a elas, já elaborando defesas e, se for o caso, crie slides extras em anexos ocultos para mostrar, caso seja necessário.

Você pode pedir para alguém fazer o papel de “advogado do diabo”, para te ajudar a pensar melhor nas objeções e a se preparar!

Apresentação comercial: 7 dicas da dinâmica

  1. Raporte inicial.
  2. Apresentação da equipe presente.
  3. Retome o que foi pedido.
  4.  Apresente o planejamento/estudos/consultoria.
  5.  Apresente a solução/serviço/produto.
  6.  Faça um resumo
  7.  Passe a bola: – Alguma pergunta?

7. Raporte

Agora que a apresentação começou, comece quebrando o gelo, mas não exagere na intimidade. O início do papo tem que ser uma maneira agradável de gerar vontade de ouvir por parte dos seus clientes, deixar todos à vontade.

Além disso, alguma informação que você conseguiu ao estudar os participantes da reunião pode ser o gancho.

Quebre o gelo mas não exagere na intimidade
Quebre o gelo mas não exagere na intimidade

8. Apresentações

É educado se apresentar, tanto social quanto comercialmente. Quer saber como apresentar sua empresa? Primeiramente, apresente os integrantes da equipe que o acompanham (se houver) e como contribuíram para o projeto. Ah, evite aparecer com grupos gigantes em reuniões!

Nem sempre é necessário e muitas vezes você vai se surpreender ao perceber que não tem uma sala reservada grande o suficiente para todo mundo.

9. Para que estamos aqui?

Antes da apresentação comercial de sua proposta, retome o que foi pedido pelo cliente, para que todos estejam falando a mesma língua. Às vezes, há pessoas na sala que não estão a par de alguns detalhes.

Veja também: 5 atitudes que você não deve ter em uma apresentação comercial

10. Mostre que trabalhou muito!

Agora, mãos à obra: antes de provar a vantagem comercial da apresentação, mostre como chegou nela, os estudos que fez, a equipe envolvida, pesquisas, entre outros. Valorize seu trabalho, não pareça um mero tirador de pedidos.

11. Apresente a solução

Momento crucial da apresentação comercial: sua oferta! Ter clareza é muito importante neste momento. 

O cliente tem que se surpreender ao perceber todas as vantagens, economias, ganhos de produtividade, eficiência e lucratividade que pode obter com o seu produto ou serviço.

12. Sumário

Agora que fez sua oferta comercial e entregou uma proposta de solução para a necessidade do cliente, resuma tudo rapidamente, de preferência em um slide.

13. Alguma pergunta?

Abra os ouvidos! Na verdade, você deve ouvir o cliente em todo curso da apresentação, mas agora é hora de perceber as reações dele, permitir que tire dúvidas.

Deixe o espaço aberto para que ele tire suas dúvidas (ou até mesmo apresente algumas objeções). Se você está bem preparado para a apresentação, não deve temer essa etapa do processo! 

Preste atenção na reação do seu cliente durante a apresentação
Preste atenção na reação do seu cliente durante a apresentação

8 dicas de design para sua apresentação comercial

  1.  Crie um template geral original.
  2.  Os slides não podem ter muito texto.
  3.  Cores sólidas.
  4.  Tipografia consistente.
  5.  Imagens criativas.
  6.  Sem transições bregas.
  7.  Boa leitura.
  8.  Abuse de infográficos.

14. Evite templates prontos

Você sabe como montar uma apresentação comercial? É comum que, para otimizar os processos, nós procuremos por um modelo pronto.

Entretanto, é fundamental que você seja original e crie seu próprio modelo de apresentação comercial. Aliás, depois de criar o primeiro, ele servirá de base para todas as apresentações, demonstrando uniformidade e coerência.

E caso você decida utilizar algum outro modelo já existente, não esqueça de trazer o máximo de personalização para os objetivos da sua empresa.

15. Pouco texto nos slides

Alguns bullets, um parágrafo no máximo. Você pode utilizar imagens ou gráficos para exemplificar os seus pontos, caso seja relevante. Mas se você quer saber como montar uma boa apresentação comercial, fuja dos longos blocos de texto.

16. Cores chapadas

Nada de degrades ou volumes, eles deixam o design pesado. E lembre-se de que as cores são como as palavras: em excesso, elas acabam atrapalhando.

17. Tipografia: fuja do banal!

Tipologias como Comic Sans estão proibidas. Times e helvética não são feias, mas foram exauridas pelo uso. Se sua empresa tem uma tipografia no manual da marca, use-a. Caso contrário, evite letras muito rebuscadas.

18. Ilustre suas ideias

Use imagens de boa qualidade e em alta resolução. Elas devem complementar as ideias dos textos. Existem alguns bons bancos de imagens que oferecem opções de download gratuito de imagens.

Use imagens de qualidade e abuse da sua criatividade
Use imagens de qualidade e abuse da sua criatividade

19. Nada de transições entre slides

Por favor, nada de efeitos de xadrez ou espirais entre um slide e outro.

20. Cuidado com a leitura do texto

Letras escuras sobre fundos escuros podem ficar ilegíveis. Fique atento a letras sobre fotos, texturas. Caso seja necessário, crie uma caixa com alguma cor neutra para destacar o que está escrito.

21. Infográficos passam muita informação

Além de serem bonitos e de ajudarem a fazer entender suas ideias, um infográfico ajuda muito a tornar a apresentação mais enxuta.

Lembre-se de que a apresentação comercial é uma excelente oportunidade de chamar a atenção do seu potencial cliente, criando uma primeira impressão positiva e, quando possível, duradoura.

Então, quando falamos sobre o que é uma apresentação comercial, devemos ir além da ideia de um documento introdutório da empresa, mas deve ter um conteúdo personalizado que conte uma história e prenda os espectadores do começo ao fim.

Estas 21 dicas podem fazer toda diferença na hora de apresentar comercialmente uma proposta. Mas caso você ainda esteja com dúvidas sobre como montar uma apresentação comercial, não se preocupe!

Este modelo vai te ajudar a criar a sua própria apresentação comercial. Desde os primeiros passos, como entender os desafios do cliente, até como a sua solução pode ajudá-lo a ter mais oportunidades e resolver as suas principais dores.

Mas não paramos por aí. Quer ver um exemplo do modelo que criamos para te ajudar nesse momento? Aqui, você pode ver como apresentar uma empresa e incluir prova social (um importante gatilho mental) por meio dos depoimentos de clientes.

Modelo de apresentação comercial

Montamos um modelo de apresentação matador, confira: Como Criar uma Apresentação Comercial de Sucesso.