O ditado “a união faz a força” nunca fez tanto sentido, afinal, as parcerias entre empresas são um instrumento muito importante para alavancarem ambos os negócios.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- Estabelecer parcerias pode trazer muitos benefícios para as partes envolvidas, como o maior alcance de público, aumento da vantagem competitiva, posicionamento estratégico de marca e redução de custos.
- O primeiro e mais fundamental elemento de uma proposta de parceria, é ter um objetivo claro sobre essa estratégia.
- Na proposta devem constar uma explicação sobre como a parceria irá ocorrer, duração, obrigações das partes, investimento necessário e expectativas de resultado.
- As parcerias são uma estratégia muito assertiva para gerar vendas. Conheça outra maneira de alavancar os resultados comerciais na Gravação do Webinar | Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais.
Para firmar essa união, uma boa proposta de parceria deve ser desenvolvida, já que este documento centralizará todas as condições, benefícios, objetivos e as expectativas dessa relação.
Se esses pontos ficarem pouco claros, essa parceria pode estar seriamente em risco e gerar desconforto e, inclusive, prejuízos para as duas partes.
Por isso, é preciso caprichar na proposta de parceria comercial para evitar questionamentos e cobranças desnecessárias.
Para tanto, preparamos um artigo recheado de diretrizes importantes que você deve seguir para elaborar esse documento sem erros! Continue a leitura para conferir.
Por que firmar parcerias com outras empresas?
Antes de partirmos para o nosso passo a passo sobre como fazer uma proposta de parceria, precisamos reforçar os (muitos!) benefícios dessa estratégia.
Isso o ajudará a entender a relevância de uma proposta de parceria bem construída e que facilita o acesso a essas vantagens. Acompanhe:
1. Expansão de mercado
Imagine estabelecer uma com uma empresa que produz um serviço ou um produto complementar ao seu. Isso atrairia muito mais clientes para a sua carteira, e para o seu parceiro também.
Uma vez que os públicos são somados, os parceiros podem ter um maior alcance de mercado e expandir seus negócios.
Além disso, combinar soluções complementares ajuda a elevar o nível de satisfação dos seus clientes e fidelizá-los.
2. Aumenta a vantagem competitiva
As parcerias podem ser firmadas para diferentes objetivos, desde a oferta de produtos e serviços para os consumidores, até otimizar processos internos com fornecedores.
De qualquer maneira, as parcerias representam ganho na produtividade e na eficiência das organizações e na sua precificação, o que gera vantagem competitiva para se destacarem mais facilmente no mercado.
3. Reconhecimento de marca
Reputação é essencial.
Atualmente, os consumidores consideram a imagem de uma marca em seu processo de decisão de compra.
Principalmente no mercado B2B, onde as compras são realizadas com mais racionalidade, a autoridade das empresas conta muito.
Por isso, uma vez que uma parceira é estabelecida com uma empresa grande ou de boa reputação, essa identificação é passada imediatamente por um parceiro, que se torna mais reconhecido pelo público.
4. Redução de custos
As parcerias são também uma tática para manter a saúde financeira do seu negócio.
É muito mais barato firmar uma parceria, do que planejar uma nova estrutura de equipe, ou contratar novos fornecedores.
Mas para isso, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha. Nenhuma das empresas envolvidas podem obter algum tipo de perda.
Quer ter sucesso em vendas? Veja as dicas!
Como fazer uma proposta de parceria?
Com os pontos citados no tópico anterior em mente, é possível entender a relevância de um passo a passo sobre como fazer uma proposta de parceria.
A seguir, você irá conferir 5 passos práticos para elaborar uma proposta clara, sucinta e assertiva.
1. Entenda qual o objetivo dessa parceria
Por que, exatamente, você está buscando essa parceria?
As parcerias podem ser baseadas para atender diversos objetivos, como:
- aumentar as vendas;
- ampliar a carteira de cliente;
- melhorar o posicionamento da marca;
- expansão de mercado em determinado território;
- enfrentar a sazonalidade de vendas;
- otimizar processos e tarefas;
- redução da precificação.
Independente do propósito, ele precisa estar claro para todos os envolvidos nessa parceria. Até porque, será por meio dela que as ações serão direcionadas.
Portanto, logo no início da proposta de parceria, se certifique de apresentar, de forma breve, o principal objetivo dessa relação.
2. Apresentação
Faça uma breve apresentação da sua organização para que seu futuro parceiro tenha mais conhecimento sobre sua atuação.
Essa etapa também precisa ser breve, clara e sucinta, já que sabemos que, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Sem contar que conteúdos excessivamente longos podem desengajar a leitura, ocasionando a perda do possível parceiro.
Além da apresentação em si, a proposta de parceria deve conter todos os canais disponíveis para contatos da sua empresa.
3. Conteúdo da proposta de parceria
Depois da apresentação, alguns aspectos devem estar presentes na proposta de parceria, como:
- o objetivo que foi definido previamente;
- explicação sobre como a parceria irá funcionar;
- esclarecimento dos benefícios para as empresas;
- obrigações e ações de cada uma das partes;
- exemplos para ilustrar essa parceria;
- tempo de duração da parceria;
- investimento (caso a parceria demande recursos das partes);
- metas e expectativas de resultados.
A explicação de cada tópico também deve ser curta e objetivo, no entanto, é imprescindível que essas informações estejam completamente claras e de acordo com a realidade do projeto.
Dentro da proposta de parceria,os elementos mencionados representam o plano de ação dessa relação. Por essa razão, valide, mais de uma vez, se esses pontos estão sendo abordados e, sobretudo, se estão coerentes com o seu planejamento.
Também é preciso reforçar os benefícios dessa parceria. Lembre-se de que esta deve ser uma relação ganha-ganha. Caso as vantagens dessa parceria não sejam atraentes para o seu possível parceiro, toda a sua proposta pode cair por terra.
Então, tenha certeza de que essa estratégia é favorável para ambas as partes, combinado?
4. Termos e condições
Qual critério seria motivo de rompimento da parceria? Por que?
Reflita sobre essas questões. Elas guiarão seus termos e condições.
Esse componente da sua proposta de parceria previne que concorrentes sejam envolvidos ou, de alguma forma, favorecidos por essa estratégia.
Por outro lado, também o ajudarão a ter controle sobre essa relação e garantem que a estratégia ocorra como foi combinado.
Além do mais, os termos e condições são uma ferramenta de proteção para as partes, assegurando as empresas de que dados, informações ou táticas de nenhuma das envolvidas serão vazadas ou compartilhadas durante a parceria.
Leia também: Termo de confidencialidade: entenda como e quando incluí-lo na sua proposta comercial
5. Cases de sucesso
Sua empresa já realizou uma parceria que gerou resultados positivos? Se sim, não deixe de incluir isso na sua proposta de parceria!
Os cases de sucesso certificam de que a sua estratégia funciona e pode, de fato, trazer vantagens para o parceiro.
Quer exemplos de cases de sucesso para construir os seus? Veja esse exemplo de case de sucesso do Agendor com a Alutec:
Hora de construir parcerias de sucesso!
Esteja atento aos números. Nesse cenário, nada melhor do que indicadores que expressem o sucesso das parcerias anteriormente realizadas.
Com esse passo a passo, você estará pronto para enviar propostas de parcerias que realmente convertem em melhores resultados para a sua empresa.
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