De que forma um CRM ajuda a gerir todas as informações comerciais em tempo real? Com o Agendor, a Alutec conseguiu aprimorar sua gestão comercial facilitando a tomada de decisões no dia a dia.

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Líder de mercado na fabricação de acessórios para camas box e colchões e em atuação há 57 anos, a Alutec contou com o uso da plataforma de CRM para organizar e estruturar a gestão do relacionamento com seus clientes, fortalecendo a atuação da equipe e visando crescimento no mercado.

Para saber mais sobre a história e a experiência da Alutec com o Agendor, conversamos com Alexandre França, Gerente Comercial Nacional da empresa. Acompanhe a entrevista!

se os dados são o novo petróleo, o Agendor se tornou a nossa refinaria.

Como é estruturado o time comercial da Alutec e com que tipo de vendas vocês trabalham?

A Alutec possui hoje uma equipe de vendas internas que atende os principais clientes da empresa. Nós contamos também com uma equipe de vendas no modelo de representação, e temos 17 representantes que estão distribuídos em todo o território nacional.

Nosso modelo de negócio é B2B, e temos como clientes as principais indústrias de cama box, colchões, revendas de acessórios para móveis e indústrias de móveis. Na Alutec, criamos soluções inovadoras que agregam valor para o negócio dos nossos clientes. Integramos pessoas, processos e produtos para oferecer produtos e serviços inovadores e com design único.

Como era feita a gestão comercial antes do Agendor?

Antes da contratação do Agendor, toda a gestão comercial era feita com o auxílio de várias planilhas de excel e do nosso ERP (Sistema integrado de gestão empresarial). Esse ERP armazenava todos os dados das operações de vendas, mas não havia nenhuma integração entre as ferramentas.

As informações do ERP eram extraídas para as planilhas e repassadas para a equipe comercial. Esse era um processo totalmente manual e muito trabalhoso, pois necessitava de atualização constante, demandando muito tempo da equipe.

Foi por isso e por sermos uma empresa que tem a inovação como pilar da nossa cultura que entendemos a necessidade de contar com uma ferramenta especializada para a gestão comercial.

E o que definiu a escolha pelo Agendor?

Já tínhamos a intenção de contratar uma ferramenta de CRM que nos auxiliasse na organização dos processos e na otimização da gestão comercial e, neste momento, um consultor fez a indicação do Agendor.

Nós já havíamos pesquisado várias outras ferramentas, mas tivemos muita dificuldade em encontrar uma solução interessante e intuitiva que fosse realmente de fácil implementação e utilização.

Quando buscamos as referências sobre o Agendor, percebemos que essa era a ferramenta que conseguiria atender a nossa demanda e se adaptar muito bem ao segmento do nosso negócio. Assim, a decisão de contratação foi rápida e também o início do uso.

Conheça o Agendor em 6 minutos

Como foi a implementação do Agendor e o engajamento do time no uso da ferramenta?

Nosso maior desafio era conseguir uma ferramenta de CRM que nos ajudasse a trabalhar com um grande volume de dados e informações, pois só assim a empresa conseguiria ter maior controle do desempenho da equipe e uma visão mais estratégica da nossa capacidade de expansão no mercado.

Tínhamos muito receio da equipe não se adaptar a essa nova rotina, mas não encontramos dificuldades pois a ferramenta é intuitiva e muito fácil de usar. A implementação também foi tranquila, e o suporte que recebemos do Agendor foi excelente.

A aceitação da equipe interna foi positiva e hoje o time não conseguiria trabalhar mais sem a ferramenta. Seria difícil voltar a condição anterior, devido a facilidade que o Agendor trouxe para todos.

Percebemos os resultados já nas primeiras semanas e hoje, alguns meses depois, a equipe já utiliza a ferramenta em 100% da carteira de clientes.

Como você resumiria o antes e o depois do Agendor para Alutec?

Nós tínhamos a preocupação de contratar uma ferramenta de CRM que funcionasse para o nosso modelo de negócio, que fosse realmente um CRM para indústrias, e fomos muito assertivos na escolha do Agendor para essa parceria.

Antes do Agendor, a nossa gestão era de retrovisor, sempre olhando para o que já tinha acontecido. Com o Agendor, conseguimos criar e gerenciar vários funis de vendas ao mesmo tempo, de maneira independente, o que possibilita uma visão 360º de tudo que está acontecendo em tempo real e facilitando as decisões do dia a dia.

Além disso, hoje, conseguimos enxergar como a equipe está performando e quais são as suas maiores dificuldades para, assim, imediatamente criar planos de ação e estratégias para reverter os resultados.

Os relatórios de vendas também são fáceis de analisar e são muito visuais, o que é importante e facilita o trabalho da gestão comercial. Desse modo, conseguimos identificar rapidamente quais são as ações que precisam ser realizadas, o que precisa ser corrigido e quais são os negócios que estão parados e necessitam de atenção especial.

Com o Agendor, temos previsibilidade das vendas, principalmente em semanas que são decisivas para o atingimento das metas. Dessa forma, a equipe consegue trabalhar focada, sendo mais assertiva e alcançado os resultados.

Com a otimização do trabalho da gestão comercial, também conseguimos melhorar os resultados da equipe externa. Com uma visão mais estratégica dos resultados, consigo acompanhar as oportunidades e direcionar melhor o trabalho dos representantes de vendas.

Entenda como funcionam os relatórios do Agendor

Qual é a sua recomendação para gestores que estão buscando um CRM para indústrias?

Os dados hoje são o novo petróleo, e as empresas de maior sucesso no mundo são aquelas que tomam decisões baseadas em informações. Se você tem dados confiáveis, você consegue ter uma gestão comercial muito à frente dos seus concorrentes.

O Agendor permitiu que a Alutec refinasse as suas informações e, assim, passamos a ter um banco de dados eficiente que possibilita trabalhar de maneira mais produtiva, assertiva e de acordo com as estratégias do negócio.

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