A proposta única de valor pode ser aquilo que faltava para o seu negócio vender mais.
Isso porque ela define qual o seu diferencial em relação ao mercado. É aquilo que faz o cliente escolher você, ao invés do seu concorrente.
Uma proposta única de valor deve ser uma declaração dos seus benefícios e de como você pode transformar a dor do seu público-alvo com a sua solução. Tudo isso com um objetivo central: agregar valor ao seu produto ou serviço.
Se você é um empreendedor, certamente é apaixonado e acredita profundamente na sua empresa, não é mesmo? E para encantar o seu cliente, é preciso transmitir esse mesmo sentimento para ele.
E como fazer isso? Por meio da sua proposta única de valor!
Dito isso, você saberia dizer qual é a proposta única de valor da sua empresa? Não?
Fique tranquilo. Neste artigo você entenderá exatamente o que é proposta única de valor e como você pode definir a sua. E para ajudar, vamos expor alguns exemplos para você se inspirar. Boa leitura!
O que é proposta única de valor?
A proposta única de valor é uma estratégia de marketing que estabelece uma declaração clara e concisa sobre os benefícios da sua oferta. Uma frase breve, simples e objetiva, que ressalta o seu diferencial em relação à concorrência.
Este fator de destaque pode estar relacionado com vários aspectos de um negócio, como:
- a qualidade do seu produto;
- diferencial no atendimento;
- custo benefício;
- apresentação do produto ou serviço;
- velocidade de entrega;
- posicionamento;
- engajamento com questões sociais
- etc.
Por isso, para encontrar sua proposta única de valor, é preciso fazer uma análise aprofundada do ambiente interno e externo para encontrar aquilo que fará a sua empresa ser especial aos olhos do cliente. Mas, calma, falaremos detalhadamente sobre isso ao longo do artigo.
ATENÇÃO: Uma proposta única de valor NÃO É UM SLOGAN.
O slogan do McDonald’s, por exemplo, é “amo muito tudo isso”. Essa frase não expõe nenhum diferencial da marca e não deixa evidente o porquê devemos escolhê-la em oposição a outro fast food.
Percebe a diferença? O slogan é somente uma frase simples que faz uma marca ser lembrada. A proposta única de valor possui um argumento. Portanto, a proposta única de valor do McDonalds seria: entregar um lanche delicioso de forma rápida e padronizada.
Veja também: Como se destacar no mercado competitivo
Os benefícios da proposta única de valor
Uma proposta única de valor pode fazer mais do que simplesmente te ajudar a vender mais. Ela também:
- facilita as estratégias de marketing;
- promove a imagem da sua empresa;
- melhora seu posicionamento no mercado;
- aumenta o engajamento do público;
- eleva a fidelização de clientes.
Mas para alcançar esses resultados, é preciso caprichar na construção da sua proposta única de valor. Pronto para colocar a mão na massa? Vamos lá!
Este post também vai interessar a você: Como seguir as 7 etapas da negociação e entregar mais valor aos clientes
A apresentação de uma proposta comercial é um momento em que a proposta única de valor precisa estar clara. Veja algumas dicas:
Como definir a proposta única de valor da sua empresa?
Antes de seguirmos para cada etapa da criação de uma proposta única de valor, é fundamental se atentar às seguintes condições:
- seja único, na medida do possível;
- seja difícil de copiar, ou imitar;
- seja consciente e honesto;
- use uma linguagem apropriada para seu público-alvo;
- não ofereça aquilo que não pode entregar.
Não adianta prometer algo que você não consegue cumprir. Isso é um tiro no pé e pode comprometer profundamente a imagem da sua empresa. Logo, mantenha os pés no chão e seja coerente com a sua capacidade de entrega, combinado?
Agora sim, podemos seguir:
1. Conheça profundamente seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é uma premissa básica para o bom funcionamento de qualquer negócio. É a partir desta informação que se torna possível vender.
Dessa forma, você entende qual é a necessidade do seu cliente, sua identidade, suas motivações, seus hábitos de compra e seus valores.
Ao colher essas informações, você é capaz de criar uma persona e traçar toda a jornada de compra do cliente. E é por esta jornada que você pode encontrar gargalos, pontos de melhoria e soluções para o seu diferencial.
Durante uma negociação, um bom vendedor faz uma qualificação investigativa para entender se seu produto ou serviço realmente atende o cliente. E para isso, ele precisa conhecer o problema que o cliente enfrenta, para posteriormente avaliar se há sinergia entre dor e solução. O mesmo deve ser feito nesta etapa.
2. Estude seus concorrentes
Se na proposta única de valor você precisa declarar seu diferencial, é necessário entender o que e como seus concorrentes estão ofertando, certo?
Para, novamente, encontrar gargalos nessas entregas e nos produtos oferecidos pelo mercado, faça um estudo dos seus concorrentes e encontre oportunidades de se destacar. Esta etapa é decisiva para a criação de uma proposta única de valor realmente poderosa!
3. Estabeleça o que te torna diferente
Neste momento, é necessário ter um olhar mais refinado. Afinal, você precisará fazer uma lista de benefícios dos recursos dos seus produtos e serviços.
Mas não use o seu ponto de vista para fazer essa análise. Agora que você tem uma persona e conhece seu processo de tomada de decisão, ficará mais fácil avaliar seu produto pela perspectiva do seu cliente.
O processo de tomada de decisão varia de negócio para negócio. Mas, normalmente, as etapas estão estruturadas da seguinte forma:
A partir daí, você encontra aquele diferencial que vai fazer os olhos do seu cliente brilharem!
Para ajudar, você pode se fazer as seguintes perguntas:
- Quais são os benefícios mais importantes para o cliente?
- Quais benefícios sua concorrência não entrega?
- Quais benefícios são facilmente percebidos pelo cliente?
Agora sim, você pode começar a escrever sua proposta única de valor.
Leia também: 6 etapas do processo de decisão de compra e o que sua empresa deve fazer em cada uma
5 exemplos de proposta única de valor
Que tal se inspirar na proposta única de valor das gigantes do mercado? Veja 5 exemplos!
Trello
“Ajudamos as equipes a avançar no trabalho.”
Apple MacBook Pro
“Potência pura para profissionais.”
Uber
“Preocupados com a sua segurança, onde quer que você vá.”
Netflix
“Filmes, séries e muito mais. Sem limites.”
Americanas
“Tudo, a toda hora, em qualquer lugar.”
E aí, pronto para elaborar sua proposta única de valor?
Com ela, negociar ficará muito mais fácil, afinal, você sabe exatamente qual a necessidade do seu cliente e porque sua solução é a mais adequada para ele. No entanto, é importante não parar por aqui! Continue se aperfeiçoando para manter suas negociações ainda mais lucrativas.
Baixe nosso e-book gratuito: Guia – Negociações de Sucesso