O vendedor que sabe como escrever um e-mail de orçamento adequado tem mais chances de fechar uma venda.

Isso porque, quando elaborado da maneira correta, o e-mail de orçamento pode acelerar o processo de decisão de compra dos clientes e garantir o fechamento.

E não é porque esta é uma das últimas etapas do processo comercial, que deve ser desenvolvida sem estratégia. 

Por mais que as etapas anteriores (como primeiro contato, qualificação ou apresentação) tenham sido bem construídas, elas não garantem o sucesso nas vendas.

Portanto, entender como escrever um e-mail de orçamento é fundamental para não perder nenhuma oportunidade na reta final! 

Você sabe como fazer isso? Caso não saiba, esse artigo é perfeito para você. Continue a leitura para conferir 5 dicas para escrever um e-mail de orçamento que gera vendas!

Antes de tudo, o que é um e-mail de orçamento?

Um orçamento é um cálculo aproximado dos custos de um produto ou serviço solicitados por um cliente. Logo, um e-mail de orçamento é o envio de um orçamento por meio de uma mensagem eletrônica

Atenção: não confunda orçamento com proposta comercial! São documentos muito importantes, porém distintos.

O envio do orçamento é uma etapa anterior ao envio de proposta. Este processo é mais investigativo e bem desafiador. Afinal, este é o momento em que os clientes comparam os orçamentos de vários potenciais fornecedores. Por essa razão, mais do que simplesmente montar o orçamento, é importante saber como escrever um e-mail de orçamento que realmente converte.

Como deve ser um bom e-mail de orçamento?

Antes de seguirmos para nossas dicas sobre como escrever um e-mail de orçamento, devemos sinalizar algumas premissas básicas para essa etapa que, quando somadas às nossas orientações, tornarão seu e-mail realmente impecável!

Para tanto, tenha em mente que um e-mail de orçamento deve ter:

  • linguagem clara;
  • objetividade;
  • dados verídicos;
  • um agendamento de follow-up.

O último tópico é o mais importante. Agendar um follow-up é essencial para o avanço dessa negociação.

Sem isso, você estará deixando essa oportunidade no limbo, abrindo caminho para seus concorrentes.

Lembre-se sempre de combinar um próximo passo com o cliente! Isso gera compromisso e garante a continuidade da negociação

Quer saber como fazer follow-up? Então confira uma dica da série #ExpertsAgendor:

Como escrever um e-mail de orçamento, afinal?

Agora sim, podemos colocar a mão na massa! 

Para escrever o e-mail de orçamento perfeito, você deve:

  1. Escrever uma apresentação que valorize seu negócio;
  2. Descrever os produtos e serviços de maneira clara e objetiva;
  3. Inserir uma tabela de valores legível;
  4. Informar um prazo de validade para o orçamento;
  5. Agendar um follow-up.

Entenda cada uma dessas dicas mais detalhadamente:

1. Escrever uma apresentação que valorize seu negócio

Já reparou como é difícil se expressar por e-mail? O tom do e-mail tende a ser limitado, visto que estamos apenas lendo a mensagem. Mas isso não deve impedi-lo de gerar valor para sua empresa.

Como fazer isso? Expondo os benefícios dos seus produtos e serviços na apresentação! E para evidenciar isso, ressalte as dores do cliente

Caso se trate de um cliente recorrente, essa etapa é dispensável. Mas se você está lidando com um novo cliente, essa etapa é obrigatória. E por mais que você já tenha apresentado sua empresa, é preciso sempre reforçar os ganhos que o cliente pode ter com você.

Evidenciar a dor do cliente o ajudará a relacionar esses ganhos na sua rotina. Desse modo, você poderá acionar o senso de urgência do cliente, acelerando o processo de decisão.

Vale destacar um ponto crucial: a apresentação deve ser breve! Encher linguiça está fora de cogitação.

Em vendas, tempo é dinheiro. Sendo assim, não exagere na sua apresentação. Foque em algo sucinto e breve.

Leia também: Proposta de valor: como fazer as perguntas certas para apresentá-la ao seu cliente

2. Descrever os produtos e serviços de maneira clara e objetiva

Transparência é um dos pilares de uma boa negociação. Sem isso, você coloca o seu relacionamento com o cliente em risco, e perde a oportunidade de aumentar sua carteira de clientes.

Então, se preocupe em criar uma descrição completa dos seus produtos e serviços. Não esqueça de nenhum ponto ou condição diferenciada que precise ser evidenciada. 

Assim, você evita questionamentos futuros e cobranças desnecessárias que poderão atrasar o seu processo de venda.

3. Inserir uma tabela de valores legível

Se coloque no lugar do seu cliente. Ele deve estar recebendo diversos orçamentos. Caso encontre um e-mail de orçamento com uma tabela de valores difícil de compreender, provavelmente pulará para o próximo.

Por isso, se esforce para montar uma tabela de valores legível e de fácil entendimento, que contenha:

  • o preço de cada produto (ou serviço) por unidade;
  • identificação de cada item;
  • breve descrição dos produtos e serviços.

Além disso, você deve informar qualquer tipo de gastos extras que o cliente possa ter. Se recorda do que falamos anteriormente? Transparência é fundamental para não pegar o cliente de surpresa e prejudicar sua tratativa!

4. Informar o prazo de validade do orçamento

De nada adiantará saber como escrever um e-mail de orçamento se você não inserir o prazo de validade deste orçamento. 

Sem a sinalização desse prazo de validade, tudo o que você construiu com o cliente pode ser posto à prova. 

Por isso, no e-mail, informe o prazo de validade do orçamento e o evidencie por meio de uma cor de destaque ou caixa alta. 

Essa dica vai, novamente, evitar confusões e preservar o seu relacionamento com o cliente.

5. Agendar um follow-up

Depois de escrever um e-mail de orçamento e enviá-lo ao cliente, o que você fará? 

Seja uma nova visita, ligação ou o envio de um novo e-mail, combine com o cliente qual é o próximo passo para dar continuidade na tratativa. 

Não agendar um follow-up aponta a falta de profissionalismo do vendedor. Uma venda nunca deve estar estagnada no seu funil de vendas

Em vista disso, mesmo que seja para colher um feedback positivo ou negativo sobre o orçamento, agende um follow-up com o cliente.

Veja dicas para aprimorar suas propostas comerciais antes de saber como escrever um email de orçamento:

Modelo pronto para e-mail de orçamento

Com nossas dicas, ficará muito fácil escrever um e-mail de orçamento! Mas, de qualquer forma, desenvolvemos um modelo pronto para você utilizar. Confira:

Olá, [nome do cliente]. Tudo bem?

Espero que você esteja tendo uma excelente semana!

Conforme solicitado, envio um orçamento sobre os produtos [produto X], [produto Y] e [produto Z].

Sei que essa parceria será de muito sucesso. 

Afinal, a [nome da sua empresa] foi criada para [os problemas que sua empresa soluciona] por meio da excelência em seus produtos e serviço e alta qualidade no atendimento. Com isso, empresas como a [nome da empresa do cliente] podem [benefícios que seus clientes têm ao adquirir seus produtos ou serviços].

A análise do orçamento que estou lhe enviando é o primeiro passo para a consolidação da nossa parceria.

O prazo de validade é até [prazo do orçamento].

Em caso de dúvidas, não hesite em me acionar. 

De qualquer forma, no dia [data] às [horário] entrarei em contato com você por ligação para darmos andamento em nossa negociação. 

Um abraço!” 

Ficou mais fácil escrever e-mails de orçamento, não é mesmo? Agora é hora de adaptar o modelo e-mail de orçamento para a realidade da sua empresa e acelerar os resultados!
Não se esqueça de caprichar no follow-up com o cliente, combinado? Para saber como fazer isso da melhor forma, baixe o nosso eBook gratuito: Guia: o que é follow-up de vendas e como fazer