À primeira vista, otimizar a linha de assunto do e-mail pode parecer um trabalho extra que não interfere muito no resultado. Porém, não é isso que acontece, já que o que está escrito nesse campo pesa bastante na decisão da pessoa de abrir ou não a mensagem. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • A linha de assunto do e-mail de vendas interfere diretamente no resultado da sua campanha de prospecção. Uma pesquisa do Super Office mostra que 30% dos clientes abrem mensagens baseando-se inteiramente no que veem neste campo. 
  • Você pode chamar a atenção do cliente ainda na linha de assunto ao fazer perguntas, mostrar dados e criar um senso de urgência. 
  • Após criar uma linha de assunto chamativa, é preciso cuidar do restante da mensagem. Para criar um corpo de e-mail interessante, você deve ser curto e objetivo, usar imagens, adicionar links relevantes, abordar as dores dos clientes e finalizar com um CTA matador!
  • O e-mail é um canal de contato que pode fazer parte do seu processo comercial. Veja como estruturar a rotina e encontre oportunidades para explorar o meio de comunicação com o cliente no e-book gratuito: como elaborar um processo de vendas e suas etapas!

Antes de falar sobre a otimização da linha de assunto, vamos a alguns dados interessantes. Segundo o Zero Bounce, 88% das pessoas usam o e-mail todos os dias, e 47% dizem que abrem e-mails comerciais se as mensagens forem relevantes. 

Adicionalmente, 78% marcam os remetentes como spam se as mensagens parecerem suspeitas. Nesse sentido, como mostrar para os seus contatos que você tem algo interesse para dizer?

Para começar, é crucial otimizar a linha de assunto do e-mail, já que esse é o primeiro contato que os destinatários têm com a mensagem. 

Não tem ideia de como fazer isso? Calma! Estamos aqui para ajudá-lo! Continue sua leitura e aprenda como chamar a atenção logo de cara com um título de e-mail atrativo!

Por que otimizar a linha de assunto do e-mail? Faz diferença?

Segundo dados do Super Office, mais de 30% dos e-mails são abertos com base no que os usuários acham da linha de assunto. Paralelamente, este outro levantamento, do Backlinko, mostrou que personalizar o campo pode aumentar as taxas de resposta em cerca de 30%. 

O que podemos tirar de reflexão a partir desses dados? A resposta é simples: que a linha de assunto é importante para o sucesso das suas campanhas de e-mail. Sendo assim, é essencial otimizá-la para chamar a atenção dos seus contatos logo de primeira. 

Quer aprender a fazer isso? Então, continue lendo, pois trouxemos várias dicas práticas a seguir, começando pelo passo a passo para chamar a atenção no assunto do e-mail. Vamos lá?

Como chamar a atenção no assunto do e-mail?

Para chamar a atenção no assunto do e-mail, você pode:

  • fazer uma pergunta; 
  • usar o nome do destinatário; 
  • usar números (reais);
  • criar senso de urgência; 
  • personalizar. 

Veja como colocar cada dica para assuntos de e-mails atraentes em prática!

1. Fazer uma pergunta 

De acordo com dados compartilhados pelo MailModo, fazer uma pergunta na linha de assunto do e-mail pode aumentar a taxa de abertura em cerca de 50%. Isso porque essa tática estimula que os contatos queiram descobrir a resposta ou responder à mensagem. 

Entretanto, não estamos falando sobre perguntas genéricas, como: tudo bem ou como vai você? A ideia é fazer um questionamento intrigante. Por exemplo: por que as empresas estão investindo tanto em automação? 

Percebe a diferença? O exemplo fala sobre um assunto que pode ser do interesse do destinatário e traz um dado interessante — as empresas investem em automação —, fora a promessa de que ele pode encontrar a resposta no corpo da mensagem. 

2. Usar o nome do destinatário 

Outra tática para otimizar a linha de assunto do e-mail e chamar a atenção do destinatário é usar o nome do contato. Dados compartilhados pelo Kently mostram que essa ação pode aumentar a taxa de abertura em mais de 40%. 

Isso porque usar o nome traz mais personalização para a mensagem, fazendo com que o cliente tenha a sensação de que a empresa está interagindo diretamente com ele e não com centenas de outros contatos ao mesmo tempo. 

Por exemplo: [nome do cliente] veja estas novidades sobre [segmento da empresa].

3. Usar números (reais)

Números e estatísticas chamam a atenção, pois trazem um ponto de destaque na linha de assunto, como: empresas que usam nossas soluções reduzem seus custos em até 30%. Por isso, usá-los pode atrair o olhar e aumentar as taxas de abertura das mensagens. 

Contudo, é preciso se atentar para usar dados reais e que possam ser comprovados no corpo do e-mail. Caso contrário, o cliente pode se sentir enganado e marcar sua mensagem como spam. 

4. Criar um senso de urgência 

Os gatilhos emocionais em linhas de assunto, como senso de urgência, também podem ajudar a chamar atenção para sua mensagem em meio a centenas de outras na caixa de entrada do cliente. 

A intenção aqui é mostrar para o contato que ele precisa ler o e-mail naquele momento, ou perderá uma oportunidade única. Só não exagere: falar que a empresa do cliente pode ir à falência se não contratar os seus serviços naquele momento gera alarmismo e faz com que o lead questione a sua ética profissional.

Por exemplo: 10 tendências para vendas para 2024 que você precisa conhecer!

5. Personalizar

Como falamos, a personalização também ajuda bastante a chamar a atenção na linha de assunto do e-mail. A ideia é trazer as dores dos seus clientes e mostrar que seu negócio se identifica e se preocupa com ele. 

Por exemplo, você pode citar, na linha de assunto, um problema comum do setor ou indicar uma solução baseada em interações prévias do cliente com o negócio, como: Como a automação pode ajudar a aumentar a produtividade em vendas?

No entanto, não basta ter uma linha de assunto atrativa, é preciso saber como fazer um e-mail chamativo para aumentar suas chances de ter uma resposta. 

Quer aprender como? Então, confira o tópico abaixo!

Como fazer um e-mail chamativo?

Para fazer um e-mail chamativo, você deve:

  • usar imagens em pontos estratégicos para ilustrar os argumentos; 
  • ser curto e objetivo, indo direto ao ponto; 
  • não exagerar nas letras maiúsculas ou no negrito, usando os recursos apenas para destacar termos ou ideias importantes, como o nome da solução ou da sua empresa;
  • adicionar links relevantes (pode ser para seu site, download de materiais ricos etc.); 
  • otimizar para dispositivos móveis, mantendo os parágrafos curtos; 
  • trazer as dores dos clientes
  • falar sobre assuntos relevantes para a carteira de clientes.  

>>>> Aproveite para ler: 20 dicas para criar o melhor e-mail comercial [+ exemplos]

Como melhorar a comunicação por e-mail?

Para melhorar a comunicação por e-mail, é preciso: 

  • revisar os e-mails antes de enviar; 
  • fazer a gestão dos seus contatos; 
  • evitar usar termos muito rebuscados (mantenha a comunicação simples e clara); 
  • novamente, ser breve (é um e-mail, não um romance); 
  • fazer testes;
  • ter um bom CTA; 
  • acompanhar as métricas de e-mail (como a taxa de abertura, que pode ser monitorada diretamente pelas ferramentas de automação de e-mails).

Além disso, vale a pena estudar sobre estratégias comerciais para pegar inspiração e entender como fazer uma abordagem matadora na linha de assunto dos seus e-mails. Para isso, você pode baixar nossa apresentação: 12 técnicas de vendas e abordagem

No material, você encontra dicas de como fazer uma boa abordagem de vendas e descobre as melhores técnicas, segundo nossa experiência no mundo comercial!