Se você trabalha com marketing e/ou vendas e sabe do poder de divulgar a marca e suas soluções na internet, precisa conhecer o PPC,  que é um tipo de anúncio digital.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O PPC ou Pay Per Click é um método de anúncio on-line em que o anunciante paga apenas por clique recebido. É muito usado em mecanismos de buscas (Google, Bing), sites, blogs, plataformas e redes sociais.
  • O método PPC funciona baseado no uso de boas palavras-chaves que dizem respeito à empresa e seu público e estruturação adequada de cada campanha. É necessário definir lances e orçamento total antes de colocar os anúncios on-line.
  • O PPC ajuda a elevar o tráfego do site ou aplicativo, conquistar leads qualificados, alcançar muito mais potenciais clientes em pouco tempo, fortalecer a reputação do negócio, segmentar campanhas e muito mais.
  • Para usar o PPC em marketing e vendas é preciso definir um orçamento, conhecer seu público, definir objetivos, escolher as palavras-chave, analisar seu público, escolher as plataformas e pensar com cuidado em um conteúdo atrativo e estratégico.
  • Usar um sistema de CRM é ideal para fazer a correta gestão do relacionamento com os clientes e coletar dados a fim de analisar seus comportamentos e suas características para tornar as campanhas PPC mais eficazes.
  • Continue aprendendo e baixe nosso e-book gratuito: Guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas!

Para ter uma noção da força da internet para atrair novos clientes, só no primeiro semestre de 2023 foram investidos R$16,4 bilhões em publicidade digital no Brasil, segundo relatório feito pelo Digital AdSpend Brasil.

Esse valor representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período no ano anterior, incluindo investimentos em anúncios em sites, portais, mecanismos de buscas e redes sociais.

E há ainda a possibilidade de ampliar o alcance da marca por meio de publicidade voltada para dispositivos móveis. De todo esse valor gasto em anúncios no primeiro semestre de 2023, 76% foi destinado ao mobile.

O que queremos mostrar é o leque de possibilidades de crescer sua base de leads e clientes que a internet oferece. E também comprovar que o mercado é competitivo e, por isso, é crucial saber como funcionam os métodos de anúncios.

Para ajudar, preparamos este artigo explicando o que é PPC, como funciona na prática, sua importância para vender mais e como usá-lo em estratégias de marketing e vendas. Boa leitura!

O que é PPC (Pay Per Click)?

O PPC, sigla de Pay Per Click, é um tipo de anúncio digital em que você paga apenas pela quantidade de cliques recebidos. Seu objetivo é atrair novos clientes, elevar a taxa de conversão de campanhas e gerar tráfego no site ou em qualquer outra plataforma.

Esse modelo de publicidade usa mecanismos de buscas, como Google, sites, plataformas, portais, blogs, aplicativos e redes sociais para mostrar uma propaganda a determinado público que tem tendência a se interessar pelo assunto.

Como funciona o método PPC?

Sua lógica funciona da seguinte forma: um anúncio pode ser visto por milhares de pessoas em pouquíssimos segundos, logo, se a pessoa pagar por “impressão”, o valor seria bem mais elevado. Porém, se optar pelo método PPC, ela paga uma taxa a cada clique recebido na publicidade.

Porém, esse método de publicidade digital é mais complexo do que parece, pois tem uma forma diferenciada de funcionar, com várias etapas e tarefas para os gestores de tráfego pago. Entenda quais são:

  • pesquisa de palavras-chave: é necessário identificar as palavras-chave relevantes para a empresa (as usadas pelos clientes ao pesquisar algo no Google, por exemplo);
  • criação de anúncios: também é importante criar anúncios atrativos e relevantes para seus potenciais clientes, incluindo CTA (chamada para ação) e um conteúdo informativo e persuasivo;
  • estruturação de campanhas e anúncios: depois, é hora de estruturar as campanhas PPC para otimizar o ROI. Para isso, crie grupos para organizar os anúncios e definir suas metas;
  • definição de lances e orçamentos: há ainda a definição de lances (leilão), que representam o quanto você deseja pagar por clique por cada palavra-chave usada, e os orçamentos adequados, que são o quanto pode ser gasto no total das campanhas;
  • monitoramento: as campanhas PPC também precisam ser monitoradas regularmente para avaliar seu desempenho e, se precisar, realizar ajustes estratégicos para elevar a conversão.

Continue aprendendo: Como aumentar a taxa de conversão das vendas B2B

Como funcionam os lances no PPC?

O lance maior para determinada palavra-chave garante que o anúncio aparecerá mais vezes para seu público. Porém, esse não é o único fator que influencia as campanhas PPC. 

Na verdade, há vários fatores que afetam a criação e o sucesso de uma campanha PPC, mas nem todos são divulgados pelas plataformas e redes sociais.

De todo modo, é fundamental se atentar a alguns detalhes para investir em um bom anúncio PPC:

  • qualidade das imagens e dos vídeos;
  • escrita correta;
  • CTA estratégico e atrativo;
  • conteúdo relevante e persuasivo.

Esqueça títulos sensacionalistas só para atrair cliques. Os algoritmos de cada plataforma entendem a qualidade e a utilidade por trás de cada anúncio oferecido.

Qual a importância do PPC?

O PPC é um método de publicidade digital que oferece resultados expressivos e mensuráveis, assim como toda campanha on-line. Além disso, conta com outros benefícios, tais como:

  • aumentar o tráfego do site ou aplicativo;
  • atrair leads qualificados;
  • elevar as vendas;
  • fortalecer a imagem da marca;
  • criar campanhas segmentadas;
  • usar variados formatos de anúncios;
  • controlar o tempo de exibição de um anúncio.

Em negócios B2B, a técnica é importante também por possibilitar alcançar vários clientes em pouco tempo, afinal, não é fácil prospectar e conquistar leads corporativos qualificados. Sem falar que é possível impactar os tomadores de decisão e não apenas aquele contato do RH ou marketing.

Como aplicar o PPC em marketing e vendas?

Os primeiros passos para você iniciar os anúncios PPC em suas campanhas de marketing e vendas são:

  1. defina um orçamento de acordo com as plataformas que deseja anunciar;
  2. determine os objetivos das campanhas e entenda se são compatíveis com os sites escolhidos;
  3. conheça seu público para segmentar anúncios e ser assertivo nas campanhas, elevando as chances de taxa de conversão. Públicos B2B, por exemplo, estão mais presentes em redes sociais como o Linkedin e sites e blogs específicos;
  4. escolha bem sua palavras-chave, faça uma ampla pesquisa de termos curtos e longos procurados pelos seus potenciais clientes;
  5. escolha as plataformas que mais fazem sentido com seu público, seu objetivo, suas palavras-chaves e, claro, seu orçamento;
  6. pense com cuidado em seu conteúdo e nas imagens que serão usadas para atrair os potenciais clientes, além do cronograma dos anúncios.

Se você ainda está entendendo quem é seu público, o PPC também ajuda! Basta definir seu perfil de cliente ideal (persona) e focar em seus hábitos, suas preferências e seus comportamentos para saber onde encontrá-lo.

Saiba mais: Como prospectar clientes no LinkedIn: passo a passo para abordá-los

Plataformas para anúncios PPC

  • Google Ads;
  • Meta Ads (ex Facebook Ads);
  • Instagram Ads (que pertence à empresa Meta);
  • Twitter Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Bing Ads;
  • YouTube Ads;
  • Amazon Ads;
  • Yahoo! Gemini;
  • entre outras plataformas!

É fundamental ter em mente que, para ter sucesso com campanhas Pay Per Click, é crucial segmentar sua base de clientes e evitar generalizar. São necessárias várias estratégias para obter conversões constantes e lucrativas.

Como aumentar os resultados do PPC?

A base das campanhas PPC de marketing e vendas é o conhecimento aprofundado dos seus potenciais consumidores, chamados de personas. Criar e estudar o perfil dos seus clientes ideais é fundamental para saber onde encontrá-los, o que oferecer, quando e como.

Em resumo, o conhecimento é o maior pilar para construir suas campanhas PPC marketing. E uma das formas mais eficientes de conhecer a fundo com quem sua empresa faz negócio é usando o sistema de CRM

Estamos falando de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que pode ser integrada a várias outras plataformas e softwares para coletar e integrar dados sobre seu público.

O CRM do Agendor, por exemplo, permite a visualização dos produtos/serviços mais utilizados e rentáveis, além de entender a origem e os setores de quem faz negócios com sua empresa.

Conheça todos os recursos e soluções do CRM do Agendor e saiba como ele ajuda a criar campanhas de marketing e vendas mais eficazes e certeiras!