Uma proposta comercial de engenharia deve ser elaborada com muita atenção e cuidado. Afinal, sabemos que, neste modelo de negócio, os serviços devem ser muito bem descritos e os prazos bem estipulados para que o projeto seja realizado da melhor maneira possível.

Principais aprendizados deste artigo:

A proposta comercial de engenharia é a porta de entrada para novos projetos e diz muito sobre a qualidade do serviço da empresa que a apresenta, tornando este um dos instrumentos mais importantes para a concretização de uma parceria de sucesso.

Como você tem desenvolvido sua proposta comercial de engenharia? Será que está abordando todos os aspectos necessários para conquistar novos clientes?

Você pode confirmar isso por meio da leitura deste artigo.

Aqui, vamos expor os 7 tópicos fundamentais que devem estar presentes em uma proposta comercial de engenharia que gera novos negócios. 

Dessa forma, você poderá entender se está no caminho certo, ou se precisa realizar algumas alterações.

De qualquer maneira, com certeza estará construindo uma proposta comercial de engenharia mais eficiente tanto para seu negócio, quanto para seus projetos.

Acompanhe a leitura!

A proposta é uma das etapas do processo de vendas. Você conhece as demais?

Qual é a importância de uma proposta comercial de engenharia?

Neste segmento, as propostas comerciais, além de concretizarem o fechamento de um negócio, são instrumentos essenciais para o desenvolvimento de projetos.

Isso porque este documento formaliza tudo o que foi acordado com o cliente e prevê prazos, possíveis despesas complementares e termos e condições que garantem o sucesso do projeto e, sobretudo, uma parceria mais tranquila e transparente entre a empresa contratada, e a contratante.

Outra característica importante da proposta comercial de engenharia, é que ela fornece segurança em relação ao serviço prestado e às ações do cliente, como questões relacionadas a pagamentos, por exemplo, promovendo maior proteção para ambas as partes.

Além disso, a proposta é crucial para o processo de decisão de compra dos clientes. Por essa razão, ela deve ser elaborada com muito cuidado, para que exponha informações pertinentes e gere mais credibilidade para a empresa contratada.

Você vai conhecer, mais adiante no artigo, os 7 elementos que devem constar em uma proposta comercial de engenharia. 

No entanto, independente desses elementos, uma proposta deve:

  • conter informações verídicas;
  • abranger uma breve apresentação da empresa contratada;
  • ser legível e original;
  • ser personalizada;
  • conter elementos visuais com resolução de qualidade;
  • transmitir profissionalismo;
  • envolver cases de sucesso e depoimentos de outros clientes.

Mais dicas para uma proposta de sucesso:

O que deve ter em uma proposta comercial de engenharia?

Enquanto estiver construindo a sua proposta comercial de engenharia, lembre-se sempre de checar e validar as informações no seu sistema de CRM ou em outra ferramenta que você utiliza para fazer a gestão das suas negociações.

Elas são indispensáveis neste momento, e esse é o motivo que as tornam tão importantes para as negociações: o registro das informações, preferências e dados do cliente.

Com isso em mente, a construção da proposta será mais fluida. Portanto, cultive o hábito de registrar as informações dos clientes ao longo das tratativas.

Mas agora, é preciso tomar notas sobre os elementos que vamos abordar e não esquecer de incluí-los nos seus documentos, combinado?

Então, vamos lá!

1. Introdução

É preciso inserir uma breve introdução na proposta comercial de engenharia, que deve abordar uma apresentação da empresa, e uma declaração de sigilo.

Quando fazemos negócio com uma empresa, queremos conhecer um pouco da sua história e alguns destaques da sua jornada. Isso porque, com base nessas informações, conseguimos enxergar (ou não) profissionalismo e credibilidade

Então, capriche em uma apresentação sucinta da sua organização.

A declaração de sigilo previne que as informações fornecidas pela contratante sejam vazadas, comentadas por ninguém, a menos que ela autorize. É interessante inserir esse tópico logo no início para que a empresa sinta confiança no seu serviço.

2. Objetivo/Descrição do projeto

Este é o momento em que você contextualiza a proposta comercial de engenharia.

Na prática, é preciso descrever o problema enfrentado pelo cliente, e a solução proposta para saná-la.

Ao contrário da apresentação da empresa, a descrição do projeto deve ser o mais detalhada e clara possível. Afinal, isso é o que mais interessa ao seu cliente, e é por meio desta descrição que ele poderá ter um parâmetro sobre como será o andamento deste projeto.

3. Prazo de execução

O prazo de execução é completamente indispensável. 

Seu futuro cliente precisa de uma especificação sobre a duração do projeto. Por isso, certifique-se de inserir o prazo de execução e valide se o mesmo é realista.

Se for possível, elabore um cronograma do projeto com as datas das entregas. Isso ajudará a manter a comunicação com o cliente durante a execução e evita desencontros.

4. Responsável técnico

Indique qual é o engenheiro responsável pelo projeto.

Adicione informações sobre o profissional e disponibilize seus canais de contato para que os decisores tenham conhecimento sobre quem estará à frente durante a execução do serviço prestado.

5. Remuneração

Para adentrar a remuneração, se preocupe em anexar informações como:

  • modelo de contratação;
  • despesas diretas (como mão de obra, leis sociais, equipamentos, taxas) e impostos;
  • carga tributária;
  • termos e condições de pagamento.

As informações ajudam a entender a construção da sua precificação, sem desconfiar de seus valores do serviço.

6. Validade da proposta

A proposta comercial de engenharia é válida apenas por um determinado período de tempo.

Imagine o seguinte cenário:

Devido ao aumento generalizado dos preços, o valor para adquirir os materiais de um projeto subiu demais, e você precisou adaptar os valores do seu serviço.

No entanto, depois de seis meses, um cliente volta e deseja fechar o projeto pelo valor da proposta anteriormente enviada. Mas agora você precisaria cobrar mais para conseguir entregar o projeto. O que você faria? Dispensaria o cliente, ou tentaria entregar o projeto mesmo com recursos escassos?

De qualquer forma, isso seria um prejuízo.

Para evitar situações como essa, portanto, é necessário inserir a validade da sua proposta, combinado?

7. Certificação

A certificação nada mais é do que certificar o seu cliente que seu serviço é de grande competência.

Para tanto, destaque habilitações, certificados, cases de sucessos, depoimentos e resultados obtidos com projetos anteriores.

Isso irá ajudá-lo a ter mais credibilidade e pode acelerar o processo de decisão do cliente.

Com esses 7 elementos, sua proposta comercial de engenharia abordará tudo o que é necessário para que seu cliente sinta segurança sobre seu serviço.

Para torná-la ainda mais encantadora, preparamos um modelo completamente editável para que você construa sua proposta!

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