Você conhece o modelo de proposta fee mensal?

Este modelo é uma das consequências da chegada do Marketing Digital, que além de revolucionar o processo de decisão de compra do cliente, também revolucionou as relações profissionais entre agências e seus clientes.

Para melhor atender as necessidades dos clientes e garantir uma receita previsível, as agências têm adaptado seu atendimento e o formato de seus contratos. A proposta fee mensal é um resultado dessa estratégia.

Basicamente, o fee mensal diz respeito a uma mensalidade paga pela empresa contratante para que a agência preste determinados serviços por um tempo acordado entre as partes.

No entanto, precificar o fee mensal de maneira assertiva é um desafio para as agências. Afinal, cada job tem suas particularidades e as horas trabalhadas dificilmente são as mesmas.

Portanto, como fazer uma proposta fee mensal adequada? Para te ajudar com isso, em nosso artigo separamos um passo a passo bem explicado para que você não cometa erros. Confira!

O que é uma proposta fee mensal?

Uma proposta fee mensal formaliza uma mensalidade paga pela empresa contratante para que a agência preste determinados serviços por um tempo acordado entre as partes.

Este formato traz muitas vantagens para ambas as partes. Para as agências, a proposta fee mensal permite que o relacionamento com cliente seja mais aprofundado e facilita a fidelização deles.

Por ser um contrato com um período de tempo maior do que o usual, as agências podem ter melhor conhecimento sobre o público-alvo da empresa contratante, sua identidade e seus objetivos. Assim, a agência elabora estratégias cada vez mais assertivas e em sinergia com o propósito do seu cliente.

Já para a empresa contratante, a proposta fee mensal permite uma parceria mais consolidada e mais segurança em um serviço completo e refinado. Desse modo, não precisará buscar novas agências ao final de cada job. E quando precisar, a agência contratada estará disponível para atendê-la dentro do que foi acordado, sem precisar daquelas reuniões muito iniciais de coleta de informações. 

Isso significa mais liberdade para a empresa contratante e mais segurança financeira para as agências.

Mas, lembre-se: para que ambas as partes tenham acesso a esses benefícios, é preciso que a proposta fee mensal seja construída da maneira certa.

Leia também: Case de sucesso com o Agendor: CRM para agência de publicidade

Veja dicas valiosas para montar sua proposta fee mensal:

Como fazer uma proposta fee mensal?

Para entender como fazer uma proposta fee mensal de maneira assertiva, é preciso compreender que ela considera vários fatores para sua composição.

Isso porque, se restringirmos a construção do valor da proposta fee mensal somente em uma variável, a agência pode ter prejuízos. 

Se apenas a quantidade de peças desenvolvidas for considerada, por exemplo, a agência pode ser pega de surpresa com a complexidade de alguns projetos e precisar de muito mais horas de trabalho de seus criativos, pelo mesmo valor de projetos mais simples, resultando em uma menor margem de lucro naquele mês.

Por esse motivo é fundamental se atentar às variáveis que impactam diretamente no valor do fee. Veja as principais:

As horas trabalhadas pelos colaboradores

Esta é uma das maneiras mais seguras de precificar sua proposta fee mensal, já que está diretamente ligado ao esforço da sua equipe para desenvolver um projeto e garante que serão remunerados adequadamente.

Como mencionamos anteriormente, se a precificação do fee estiver pautada somente na quantidade de projetos, você está desconsiderando o fato de que desenvolver uma peça publicitária veiculada na TV aberta exige muitas horas trabalhadas a mais, em relação a uma peça veiculada em anúncios de internet.

Portanto, defina a quantidade de horas trabalhadas pelo seu time por cada tipo de projeto para construir um valor justo para seu cliente mas, principalmente, para sua agência.

A quantidade de demanda

Para elaborar uma proposta fee mensal que traz resultados positivos, monte uma equação com as variáveis para ter equilíbrio na sua precificação.

E uma das variáveis que precisa estar nessa equação juntamente com o valor das horas trabalhadas pelos colaboradores é a quantidade de demanda.

Avalie bem todos os projetos que serão desenvolvidos. A partir daí, calcule a quantidade de horas trabalhadas pelo time para entregar estes projetos e multiplique pela quantidade de demanda para chegar ao valor do fee.

A margem de lucro

Todo negócio precisa de lucratividade para conseguir evoluir com saúde financeira, não é mesmo? Por isso, uma variável muito importante para essa equação é, também, a margem de lucro.

Para tanto, é crucial calcular os custos fixos, como luz, internet, aluguel do escritório, o financeiro, o RH para entender, juntando todas as variáveis, como fazer uma proposta fee mensal que gere receita para agência.

Considere honorários

Ainda existe a possibilidade da agência se responsabilizar por viabilizar serviços de terceiros, como espaços de eventos, gráficas ou produtoras de vídeos. 

Quando for necessário, a agência deve fazer mais reuniões de atendimento e planejamento para que o cliente não assuma mais uma responsabilidade, mas ainda assim, tenha o serviço mais completo possível. 

Então, para cobrir os custos com essas atividades, é preciso acrescentar os honorários.

Agora sim, você tem todas as variáveis para resolver essa equação e construir uma proposta fee mensal que traz resultados! Pronto para gerar a proposta?

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Montando uma proposta fee mensal

Com o valor do fee mensal construído da maneira correta, é hora de caprichar na montagem da sua proposta para facilitar ainda mais o processo de decisão de compra com o cliente.

Para isso, no documento da proposta fee mensal, insira cases de sucesso da sua agência e alguns depoimentos de clientes que enaltecem seu serviço. De preferência, utilize dados de empresas do mesmo segmento que o cliente em questão. Isso gera mais valor e credibilidade para o seu negócio e um senso de urgência para seu cliente.

Além disso, use toda a criatividade para elaborar uma proposta comercial visualmente agradável. Aplique imagens ou gráficos que tenham uma boa resolução e se atente à legibilidade das informações, mostrando atenção aos detalhes e profissionalismo.

O combinado não sai caro

Por fim, marque uma reunião com seu cliente, seja online ou presencial. Explique em detalhes cada ponto da proposta fee mensal. 

Esta não é uma proposta comum, portanto, esta reunião é primordial para que todas as partes estejam cientes de todas as condições de trabalho e de pagamento para que assim não haja questionamentos futuros e nem controvérsias. E sempre que puder, revisite a proposta para estar sempre de acordo com o que foi combinado, tudo bem?

Agora, basta enviar sua proposta e aguardar o tão esperado “sim”! Boa sorte!

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