Uma proposta de consultoria de RH é um documento que formaliza o que foi negociado entre uma empresa que presta serviços de recursos humanos e uma empresa contratante durante uma relação comercial.
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E por que é tão importante entender como fazer uma proposta de consultoria de RH de maneira detalhada e persuasiva?
Desde o momento em que as empresas perceberam que seu ativo mais valioso é o capital humano, a procura por métodos que tornassem os colaboradores mais eficientes de maneira estratégica cresceu consideravelmente.
Isso porque, no passado, o mercado se concentrava em oferecer produtos e serviços de qualidade. Agora compreendem que a capacidade de produção estava diretamente ligada aos colaboradores, suas motivações e seu bem-estar físico, mental e econômico.
Por esse motivo a procura por consultorias de RH tem aumentado cada vez mais, o que aquece o mercado e o torna cada vez mais competitivo.
E isso é um fato. Uma pesquisa da IBCO aponta que, nos últimos 40 anos, o mercado de consultoria cresceu até se tornar uma indústria multimilionária.
E para se destacar e conseguir atrair mais clientes, neste artigo você poderá economizar tempo e esforço e entender, na prática, como fazer uma proposta de consultoria de RH que realmente gera negócios. Boa leitura!
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O que é uma proposta de consultoria de RH?
Uma proposta de consultoria de RH é o documento que formaliza tudo o que foi negociado entre uma empresa que presta serviços de recursos humanos e seu possível cliente.
Nesta proposta deve se encontrar todos os serviços que serão prestados de maneira detalhada, atrelando-os a seus devidos valores, para que no futuro não haja cobranças equivocadas e questionamentos desnecessários, preservando o relacionamento com o cliente.
O envio de uma proposta de consultoria de RH representa uma das últimas etapas de um processo de vendas e é determinante para o sucesso de uma negociação. Este é o momento em que o possível cliente poderá ter um overview dos serviços que serão prestados e decidirá qual fornecedor escolher.
Relembre as principais etapas de um processo de vendas:
Por isso, a proposta precisa ser rica em detalhes e persuasiva. Afinal, imagine acompanhar toda a jornada do cliente e perdê-lo logo na última etapa. Frustrante, não é mesmo?
Portanto, caprichar na sua proposta de prestação de serviços de consultoria em RH é fundamental! E, antes de tudo, tenha sempre em mente que uma boa proposta deve:
- respeitar tudo o que foi acordado com o cliente anteriormente;
- ser legível e objetiva;
- ser personalizada;
- passar confiança e profissionalismo;
- ter detalhes sobre os serviços prestados;
- ter detalhes sobre valores e condições de pagamentos.
Dito isso, vamos entender como fazer uma proposta de consultoria de RH em 4 passos básicos.
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Como fazer uma proposta de consultoria de RH? 4 passos
Uma proposta de consultoria de RH que traz resultados deve, essencialmente, seguir os 4 passos básicos que iremos detalhar a partir de agora. No entanto, é importante ressaltar que você deve adaptá-los para que haja sinergia com sua cultura organizacional e demonstrar ainda mais profissionalismo neste documento.
Uma proposta de consultoria de RH segue a seguinte estrutura:
- Apresentação;
- Situação e necessidade;
- Descrição da solução;
- Credenciais.
Vamos entender cada etapa:
1. Apresentação
Para começar, é necessário que haja uma parte dedicada à trajetória da sua empresa, uma espécie de “Sobre nós”.
Conte sobre como a empresa iniciou suas atividades, quais foram as suas principais conquistas durante sua jornada e, o mais importante: qual o seu propósito. Onde a empresa quer chegar com as parcerias que firma? Será que este objetivo está alinhado com os objetivos do seu cliente? Como poderão, juntos, conquistar isso?
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Como mencionamos anteriormente, a competitividade dentro deste mercado é altíssima, portanto, esta apresentação precisa ser impactante e compatível com o ideal do seu possível cliente.
Além disso, uma premissa básica deste primeiro passo é: seja breve. Imagine a quantidade de propostas que seu cliente está analisando. Ler sobre uma longa descrição sobre a sua empresa pode deixar a proposta maçante e desinteressante. Logo, dedique-se mais à necessidade do seu cliente, do que à trajetória da sua empresa, combinado?
2. Situação e necessidade
A proposta de prestação de serviços de consultoria em RH deve deixar claro quais são os problemas do seu cliente, e quais os impactos que esta dor causa.
Então, depois de uma breve apresentação da sua empresa, faça uma descrição da situação atual do seu cliente. Destaque os seus pontos de dor e como isso o prejudica em sua rotina. Dessa forma, você evidencia esses problemas e desperta urgência na negociação.
Por exemplo: o problema do seu cliente é a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
O que isso pode causar?
- gera estresse e ansiedade nos funcionários;
- conflitos nas equipes;
- aumento no índice de rotatividade;
- absenteísmo;
- afeta a imagem da empresa.
3. Descrição da solução
E, depois, basta oferecer-lhes a solução. Como sua empresa ajudará seu cliente? Por meio de quais produtos e serviços?
Seguindo com o exemplo anterior, como sua consultoria de RH pode resolver a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho?
- desenvolvendo estratégias para aproximar os colaboradores e a empresa;
- elaborando ações de engajamento;
- estudando as competências, habilidades e dificuldade dos funcionários;
- remodelando a gestão de equipes por meio de treinamentos da liderança.
Também é importante inserir um cronograma do projeto para que ambas as partes estejam sempre na mesma página em relação ao andamento dos serviços prestados.
Agora, o seu cliente já sabe que você pode resolver seu problema. Mas, por que ele deve contratar você, e não seu concorrente?
4. Credenciais
Seu cliente precisa confiar em você. Como você poderá provar que é capaz de ajudá-lo?
Quando você busca por algum produto ou serviço na internet, aposto que procura por avaliações de outros clientes em relação à determinada marca, não é mesmo? Dependendo do que você encontrar, saberá se pode ou não confiar nesta empresa.
Aqui não é diferente. Para que seus clientes enxerguem profissionalismo e credibilidade no seu trabalho, exponha seus cases de sucesso, como depoimentos e números que comprovam a assertividade de projetos anteriores.
Assim, eles se sentirão mais seguros em tomar uma decisão que lhe favoreça.
Finalizando uma proposta de consultoria de RH
Com cada passo elaborado de acordo com a sua negociação, basta finalizar a proposta de prestação de serviços de consultoria em RH detalhando os valores e condições de pagamentos do serviço e enviar para o cliente.
Mas, e depois disso, quais são os próximos passos?
Se você tem a oportunidade de enviar uma proposta comercial para um cliente mas não faz follow-up, saiba que está cometendo um erro gravíssimo em seu processo comercial.
O follow-up de proposta é crucial para o fechamento de negócios. Se você enviar uma proposta e deixar seu cliente à deriva, pode ter certeza que um vendedor concorrente que seja mais proativo tomará seu lugar.
Para evitar isso e mostrar profissionalismo, conte com um sistema de CRM simples e intuitivo que te ajude a controlar o envio das propostas e te lembre dos follow-ups que tem agendado com seus clientes. Dessa forma, você estará sempre à frente das negociações e ganha agilidade no processo de venda.
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