Você sabia que existe um jeito adequado de construir propostas comerciais para agência de publicidade?

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Se você não sabia, deve se atentar a isso! Afinal, o envio da proposta comercial é uma das etapas mais cruciais de um processo de venda e pode ser determinante para o fechamento de um negócio.

As agências de publicidade possuem algumas particularidades no mercado, principalmente no que diz respeito à precificação do seu serviço. 

Além disso, por ser uma agência, os clientes esperam receber uma proposta criativa e concisa que demonstre o potencial que existe para fazer o seu negócio brilhar. 

Para te ajudar a construir uma proposta comercial para sua agência de publicidade que seja realmente encantadora, separamos 5 dicas para você seguir e conquistar mais vendas. Continue a leitura!

O que é uma proposta comercial para agência de publicidade?

Depois de prospectar, entender as necessidades do seu cliente e apresentar os projetos da sua agência, é hora de enviar uma proposta comercial.

Uma proposta comercial para agência de publicidade é um registro que centraliza, reforça e formaliza tudo aquilo que foi anteriormente acordado com o cliente.

Para que seja elaborada da maneira certa, é crucial que você respeite tudo aquilo que já foi conversado com o comprador. Um aliado nessas horas, é o seu CRM.

A possibilidade de registrar todas as interações e informações do cliente no sistema de CRM o ajudará a não perder nenhum detalhe sobre as particularidades dessa negociação, desde o primeiro contato, até o envio da proposta. 

Além disso, a proposta comercial para agência de publicidade deve conter informações sobre valores e condições de pagamento bem claras e objetivas. 

Sabemos como é a rotina das agências e cada job, por mais que toda a equipe se planeje muito bem, pode precisar de mais tempo para ser concluído, ou de diferentes recursos que não foram previstos antes.

Atualmente o mercado está feroz, sem espaço para amadorismo. Portanto, se você quer se destacar da concorrência e acelerar o processo de decisão de compra dos seus clientes, é hora de entender como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade da maneira correta.

 E, sim, existe uma maneira mais assertiva de elaborar essas propostas. Confira a seguir:

Como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade? 

Antes de seguirmos para as dicas que construímos para você, devemos reforçar alguns pontos. 

Independente do segmento de negócio, a proposta comercial deve considerar premissas básicas para ser desenvolvida. As propostas devem:

  • ser altamente personalizadas;
  • ser originais;
  • ser legíveis e claras;
  • conter elementos visuais com boa resolução;
  • transmitir profissionalismo;
  • apresentar cases e resultados alcançados.

Dito isso, podemos iniciar as nossas dicas para criar a proposta comercial para agência de publicidade perfeita. E para isso, devemos começar do ponto zero.

Isso mesmo. Existe uma etapa que antecede todas as nossas dicas, e é fundamental para estruturar a proposta: consultar seu sistema de CRM.

Reforçarmos isso porque o CRM é uma ferramenta essencial de gestão comercial que facilita o trabalho do vendedor, centralizando todas as propriedades de cada negociação.

Com este sistema, você terá a certeza de que possui todas as informações que precisa para dar andamento na venda. E sem ele, pode correr o risco de deixar passar detalhes importantes que poderão gerar uma nova reunião para alinhar novamente os pontos.

Além de desacelerar o fechamento do negócio, isso demonstra falta de profissionalismo dos vendedores.

Não queremos isso, não é mesmo?

Então, caso você ainda não tenha um sistema de CRM na sua empresa, considere implementar um!

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Agora sim, vamos adiante com nossas dicas para elaborar uma proposta comercial para agência de publicidade:

1. Entenda profundamente necessidade do cliente

Se você não compreendeu qual é a necessidade do seu cliente, como espera criar o projeto perfeito para ele?

A consciência da dor do cliente deve não apenas direcionar o seu projeto, mas também deve estar presente em toda a proposta. 

Isso significa que o ponto de partida é expor a necessidade e, em seguida, detalhar como sua agência poderá reverter isso. 

Para elevar ainda mais o senso de urgência dos decisores, mostre o que ele está perdendo por não resolver isso. 

Isso o ajudará a criar valor na sua proposta comercial e pode acelerar a decisão dos compradores.

2. Elabore um cronograma do projeto

Em uma proposta comercial para agência de publicidade é essencial encontrar um cronograma que detalhe as etapas e as tarefas a serem feitas ao longo de um job.

Se sua agência vai  desenvolver uma campanha, exponha ao cliente como você fará isso. 

Montar um cronograma é importante para manter a transparência durante o projeto e oferecer ao cliente um parâmetro sobre o status das tarefas em seu andamento. 

Dessa maneira, ruídos na comunicação são evitados e sua agência e o cliente podem construir uma relação de confiança e sinceridade. 

Além disso, os cronogramas:

  • evitam erros e atrasos nas entregas;
  • aumentam a produtividade dos colaboradores;
  • ajudam a priorizar atividades.

Veja dicas extras neste infográfico:

3. Exponha seus cases de sucessos

Os cases de sucesso são uma ferramenta poderosa para obter autoridade no seu segmento. Eles comprovam, por meio de números e depoimentos de outros clientes, que sua agência ajudou empresas a superar desafios.

Logo, os cases de sucesso são um item indispensável em uma proposta comercial para agência de publicidade. E se você utilizar depoimentos de empresas do mesmo segmento que seu cliente em potencial, melhor ainda!

Nesse sentido, o cliente poderá perceber que seus concorrentes já estão aprimorando suas estratégias por meio do seu serviço e com certeza não vai querer ficar para trás. Sendo assim, temos mais uma vez o senso de urgência ativado. 

4. Apresente os valores e condições de pagamento da forma clara e objetiva

Este é um ponto muito importante da proposta comercial para agência de publicidade, visto que encontrar o valor ideal para o seu serviço é realmente um desafio. 

Se o valor do seu serviço estiver muito acima do mercado, pode espantar o cliente. Por outro lado, se estiver muito abaixo, isso pode abrir margem para que os decisores questionem a qualidade dos projetos da sua agência. 

Por isso, existem três formas de precificar os serviços da sua agência:

  • precificação por horas dedicadas ao job;
  • proposta fee mensal;
  • preços variados de acordo com cada projeto, cliente ou negociação (cuidado para não ser injusto!).

5. Tenha a identidade visual da sua agência presente na proposta

Estamos falando de uma proposta comercial para agência de publicidade, portanto, presença visual importa muito! 

Até porque, como uma agência, você oferece soluções criativas para resolver problemas. Essa criatividade deve estar presente também no documento da proposta comercial.

Então, capriche nos elementos visuais e garanta a boa qualidade deles para que não atrapalhem a legibilidade da proposta. 

Seguindo essas dicas, você poderá criar propostas comerciais diferenciadas e converterá mais vendas!

E não se esqueça de fazer um follow-up depois do envio da proposta para acompanhar a tomada de decisão do cliente. 

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