Uma apresentação comercial para agência de publicidade é uma ferramenta que permite apresentar para o seu potencial cliente, de uma forma visual, tudo o que a sua empresa tem a oferecer.

É por meio desse recurso que você mostra, em poucos minutos, todos os pontos positivos do seu negócio e por quais motivos a sua agência tem potencial para solucionar o problema que ele tem.

Em resumo, podemos dizer que uma apresentação comercial para agência de publicidade é um meio de encantar o futuro cliente e de aumentar as chances de fechar um ótimo negócio!

Principais aprendizados deste artigo

Mas justamente devido a essa importância, é fundamental se atentar a quais informações e dados serão inseridos nesse recurso.

Você sabe o que não pode faltar em uma apresentação comercial específica para agência de publicidade? Criatividade é o primeiro item! Para saber os outros, basta seguir a leitura deste artigo.

O que uma apresentação comercial para agência de publicidade deve ter de diferente?

Uma apresentação comercial para agência de publicidade deve ter um “toque a mais” do que as criadas por negócios de outros segmentos

O motivo? Bem, por se tratar de uma empresa que trabalha com criatividade, é bem provável que as pessoas que verão essa proposta estejam esperando algo desse tipo, concorda?

Por essa razão, ainda que se trate de um recurso profissional — que pode ter total influência sobre o fechamento de um negócio ou não —, é fundamental que ele tenha “a cara da agência”.

Isso significa que, além de ser uma ferramenta para apresentar visualmente dados e resultados já obtidos, uma apresentação desse tipo pode ser uma ótima maneira de mostrar para o futuro cliente o clima da sua agência e o quão criativos você e seu time podem ser.

Dependendo da maneira como você monta essa apresentação, alinhada à forma como a apresenta, pode conseguir um diferencial que chame a atenção dos ouvintes de maneira positiva, contribuindo para as tomadas de decisão. 

Dica! Não deixe de ler este artigo: “Case de sucesso com o Agendor: uma agência de publicidade digital

O que não pode faltar em uma apresentação comercial para agência de publicidade?

Seguindo essa linha de raciocínio, o que será que não pode faltar em uma apresentação comercial para agência de publicidade? 

Na lista dos itens que podem ajudar a sua apresentação ser um verdadeiro sucesso estão:

  • criatividade;
  • resumo de quais problemas a sua empresa resolve;
  • apresentação da agência, propriamente dita;
  • dados dos resultados já conquistados; 
  • outros serviços que podem ser oferecidos;
  • clientes já atendidos;
  • informações de contato.

Criatividade

Uma apresentação comercial, geralmente, é feita por meio de slides. Assim como dissemos, por se tratar de uma agência de publicidade, é fundamental que esse recurso seja bastante criativo — mas sem perder o profissionalismo, claro!

Usar as cores da agência é uma estratégia básica, porém, bastante recomendada. Mas para estreitar laços com o potencial cliente, você pode usar algumas poucas imagens da empresa dele. 

Esse é um diferencial que mostra que você estudou sobre o negócio previamente, e deixa a apresentação ainda mais personalizada.

Resumo de quais problemas a sua empresa resolve

Agora, pensando em uma ordem de slides, um dos primeiros deve ser a citação de quais problemas a sua agência está apta a resolver.

Aqui, lembre-se que, por mais que o seu negócio trabalhe com um grande leque de soluções, é bem importante focar naquelas que estão relacionadas à principal dor do futuro contratante.

Apresentação da agência 

Mostrar, logo de início, o que a sua agência de publicidade pode fazer pelo possível cliente, cria impacto e uma atmosfera de expectativa sobre a sua apresentação comercial. Com isso feito, o passo seguinte é falar um pouco sobre a sua empresa. 

Sobre isso, não se esqueça que o tempo dessa apresentação precisa ser curto. Por essa razão, é preciso concisão, citando apenas os pontos mais relevantes do negócio.

Por exemplo, você pode usar uma frase de efeito que resuma a sua agência, falar há quanto tempo estão no mercado (isso ajuda a aumentar a credibilidade), e onde pretendem chegar no futuro (mostra estruturação e transmite segurança).

Dados dos resultados já conquistados

Uma ótima maneira de respaldar as informações anteriores é por meio de dados. Por isso, uma informação que não pode faltar em uma apresentação comercial são os números alcançados.

No caso, estamos nos referindo a, por exemplo, quantidade de clientes já atendidos e números que esses clientes alcançaram em razão das suas criações publicitárias. 

Outros serviços que podem ser oferecidos

E lembra que, anteriormente, sugerimos abrir a sua apresentação comercial citando apenas as soluções que a sua agência pode dar para o primeiro problema apresentado pelo futuro contratante?

Pois bem! A essa altura da conversa, a ideia é que você já tenha despertado totalmente o interesse e chamado a atenção dos seus ouvintes. Assim, é bastante válido, agora, mostrar outros serviços que sua empresa oferece.

Pense nessa abordagem como um passo rumo a uma estratégia de cross selling e up selling, que pode ajudar a fechar um negócio ainda interessante para os envolvidos. 

Clientes já atendidos

Outra informação que não pode faltar na sua apresentação comercial é quais clientes você já atendeu.

Deixar isso mais para o final é uma forma de gerar novo impacto e, mais uma vez, reforçar por quais motivos a sua empresa é a melhor que existe no mercado.

Informações de contato

Por fim, feche seus slides com um que tenha o seu nome e do time envolvido nesse projeto, e todos os dados de conta, tais como e-mail e telefone, além das redes sociais da agência de publicidade.

Este é um bom momento para você entregar, ou enviar digitalmente, uma carta de apresentação comercial de prestação de serviços.

Trata-se de um documento no qual devem estar listados todos os serviços que serão prestados caso sua agência de publicidade seja contratada, bem como valores.

Você também pode aproveitar esse recurso para reforçar os diferenciais do seu negócio, citar novamente os pontos positivos e todos os resultados que já conquistaram.

Tenha em mente que a decisão de contratação dificilmente será tomada na hora. Por conta disso, deixar a sua apresentação registrada, por meio de uma carta desse tipo, pode ajudar quem decide a avaliar a sua proposta com mais calma e atenção.

Confira também: “Case de sucesso com o Agendor: uma agência de marketing digital

Extra! 5 dicas para uma apresentação comercial matadora!

Este é um exemplo de apresentação comercial voltado para agências de publicidade, no qual destacamos os pontos mais importantes e que não podem faltar na estruturação de uma ferramenta deste tipo.

Mas para ajudar você a alcançar o seu objetivo, aqui vão mais algumas dicas para uma apresentação comercial realmente matadora!

  • alinhe o perfil e a linguagem da sua agência às características do potencial cliente;
  • estude a empresa em questão antes de ir para a apresentação;
  • atente-se para a sua postura corporal durante a apresentação;
  • faça um discurso objetivo, claro e não muito longo;
  • use uma boa ferramenta de cadastro de clientes, como um CRM, que ajudará a controlar as interações realizadas.

Entenda, em detalhes, como uma solução desse tipo funciona. Baixe agora, gratuitamente, o e-book exclusivo “Guia CRM: atraia, fidelize, e satisfaça mais clientes”