A área comercial de uma agência é bem diferente de uma empresa que oferece produtos e serviços. Veja dicas de como conseguir clientes para agência de publicidade

Principais aprendizados deste artigo:

  • A organização da equipe comercial e de atendimento de uma agência de publicidade é fundamental para conseguir ter uma visão completa das ações, oportunidades de vendas e principalmente do negócio.
  • Muitas agências de publicidade não conseguem mostrar até onde, ou como podem ajudar seus clientes, mas com uma ferramenta de CRM é possível permitir que os envolvidos em um projeto consigam acompanhar o surgimento de oportunidades e gerar novos negócios.
  • Fazer o controle dos processos comerciais de uma agência de publicidade pode ser complexo e difícil devido às diferentes necessidades apresentadas pelos clientes, mas ferramentas como um CRM podem ajudar a organizar todas essas informações. Veja como aperfeiçoar os processos comerciais da sua agência.
  • Em uma agência de publicidade manter o histórico do relacionamento com o cliente pode ser um grande diferencial na hora de prospectar clientes, apresentar novos projetos e negociar novos contratos. 
  • Muitas agências não conseguem vender para o cliente todos os serviços que podem ajudá-lo, mas com o auxílio de uma ferramenta de CRM se torna muito mais fácil conectar informações para entender o que ele realmente precisa. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Controlar a venda de serviços nem sempre é tão fácil quanto parece. Clientes diferentes apresentam necessidades diferentes e, muitas vezes, um serviço engloba vários sub-serviços.

Em uma agência de publicidade isso acontece frequentemente: muitos são os tipos de serviços e muitas são as oportunidades que podem ser desenvolvidas em cada cliente.

Inclusive, a adoção de ferramentas, como sistemas de CRM, para organizar todas as diferentes oportunidades de negócios, manter os gestores a par das negociações e ajudar o time comercial na rotina de prospecção pode ser uma solução útil.

Então, comecemos pelo primeiro passo: a prospecção. Veja nesta postagem como prospectar clientes para agência de publicidade com 4 dicas que funcionam.

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4 maneiras de como conseguir clientes para agência de publicidade

Pensemos em uma grande empresa, por exemplo. Ela pode demandar serviços off-line: como spots para a TV, espaço em revistas, outdoors, busdoors, animações para mídia interna (elevadores e etc.), bem como serviços online: como banners, websites, campanhas de links patrocinados e outros serviços.

No meio disso tudo, controlar os processos comerciais de um vendedor de publicidade se torna bem difícil, uma vez que dentro de um mesmo cliente as oportunidades são, muitas vezes, intermináveis.

No exemplo acima, enquanto um vendedor pode ter fechado o novo website da empresa, ele pode detectar uma oportunidade de criar campanhas em uma grande revista do setor.

Assim, enquanto em um serviço ele está em fase de fechamento, no outro ele está prospectando. Até porque, na grande maioria das vezes, os responsáveis pelas decisões dentro da empresa são diferentes.

Outro fator impeditivo são os contratos. Determinadas áreas como o marketing direto, já são contratadas diretamente de outra empresa, uma vez que são regidas por contratos anuais.

Esse é apenas um pequeno exemplo demonstrativo de como a equipe de atendimento da agência sofre para desenvolver oportunidades dentro de negócios.

Dito isso, qual você acredita ser a saída de sua empresa para esses problemas? Abaixo, selecionamos algumas dicas práticas para que essas empresas tenham mais aproveitamento de suas oportunidades de negócios e descubram como conseguir clientes para agência de publicidade.

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Como uma agência pode aproveitar melhor as oportunidades comerciais.

Confira: Case de sucesso com o Agendor: Agência de publicidade

#1. Mapeie as atividades

A primeira tarefa de um profissional de vendas, um vendedor de publicidade, quando entra em um novo cliente, deve ser investigar a fundo todo tipo de ação publicitária que seu novo cliente trabalha atualmente.

Esse trabalho envolve perguntas e uma completa investigação e entendimento da operação da empresa de seu cliente, bem como o conhecimento dos responsáveis por cada área e cada tomada de decisão. Sem isso, não há como conseguir clientes para agência de publicidade.

Dificilmente a sua agência, por maior que seja, conseguirá pegar todas as demandas de uma só vez, já que o relacionamento precisa ganhar a confiança de todos os decisores.

Mas, fazendo isso, a sua empresa saberá quais são as oportunidades de novos negócios que podem ser desenvolvidos.

Como não é novidade para nenhuma equipe de vendas, vender mais para o mesmo cliente é mais barato do que procurar novos clientes. Por isso, é muito importante saber quais são as oportunidades disponíveis dentro das empresas.

Assim que você conquistar a confiança do seu cliente, você pode começar a explorar aos poucos as novas oportunidades e desafios, uma vez que a satisfação do cliente assegura que ele não terá arrependimentos com o seu serviço.

Saber quais são as possibilidades dentro dos clientes é a melhor saída para conseguir aumentar sua presença.

Esse é o primeiro passo que todo vendedor de uma agência de publicidade precisa observar, assim que fecha um novo contrato com o cliente.

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Mapeie todas as oportunidades de vendas.

Confira também: Case de sucesso com o Agendor: uma agência de publicidade digital

#2. Organize todas as informações

Como conseguir clientes para agência de publicidade sem informações organizadas? Tamanho do cliente, número de filiais, número de departamentos com autonomia para decidir sobre a verba de publicidade, número de campanhas realizadas no ano, número de oportunidades de novos negócios, número de fornecedores concorrentes dentro do cliente, número de produtos e serviços, etc.

Esses são apenas algumas das informações que você precisa coletar para conseguir cumprir os primeiros passos de maneira satisfatória.

Dito isso, onde essas informações vão ficar armazenadas para que a equipe de vendas possa explorar melhor e constantemente essas oportunidades?

Essa é uma das razões pelas quais grandes clientes geralmente têm um profissional de atendimento exclusivo: porque ele precisa cuidar do relacionamento, ficar antenado às novas oportunidades e mostrar ao cliente que está sempre próximo para ajudar no que for preciso.

Estar próximo do cliente com novas informações, é sempre um grande diferencial no momento de apresentar novos projetos e negociar novos contratos.

Portanto, essas informações precisam estar sempre à mão, mostrando que a sua equipe de vendas é uma grande especialista na operação do negócio do cliente.

Dito isso, usar um sistema de CRM vai ajudá-lo a ter uma visão completa sobre as oportunidades e estruturar um plano para que elas saiam conforme planejado.

O CRM vai garantir como conseguir prospectar clientes para agência de publicidade ao permitir que todos os envolvidos com o cliente saibam quais são as oportunidades de negócios e o que fazer para alcançá-las.

A ficha de cada cliente com o histórico do perfil ajuda a compartilhar as informações com sua equipe comercial.

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O histórico é a melhor maneira de se conhecer o cliente.

Veja mais: Prospecção: como encontrar novos clientes?

#3. Estabeleça prazos

Depois que a sua equipe mapeou todas as necessidades e todas as oportunidades, é hora de criar prazos para alcançar as metas estipuladas.

Não adianta mapear as oportunidades e conhecer todos os caminhos até o cliente, sem que tenhamos metas claras para continuar crescendo e mostrando o potencial da nossa empresa.

Uma equipe comercial sem metas, como todos sabem, é uma equipe desorganizada. Uma equipe comercial sem prazos é o mesmo que uma equipe sem metas.

Estabeleça prazos claros e alcançáveis para crescer dentro dos clientes. Isso vai criar sentido de urgência e fazer com que os profissionais envolvidos no atendimento estejam sempre buscando por novas maneiras de como conseguir clientes para agência de publicidade.

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Defina prazos para as próximas ações e fechamentos.

Os prazos vão ajudar a criar um termômetro da sua empresa dentro dos clientes e mostrar o avanço ou retrocesso, sobre os negócios que o seu time está desenvolvendo e criando.

Os prazos deixarão clara a importância de nutrir um relacionamento aprofundado com os clientes e possibilitarão que a sua empresa seja sempre a primeira a ser informada sobre novos projetos.

O relacionamento constante é a chave para abrir novas portas dentro de empresas para agências de publicidade.

Não se esqueça desse importante detalhe.

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Tenha prazo para a realização de todas as etapas da venda.

Veja mais: Marketing de conteúdo: contratar agência ou montar uma equipe interna?

#4. Seus clientes precisam saber o que você faz

Um grande defeito de muitas agências é não deixar claro até onde, ou como podem ajudar as empresas.

Isso significa que muitas agências não conseguem comunicar tudo que fazem e até onde podem atender as necessidades de seus clientes. Assim, quando novas oportunidades surgem, o cliente busca novos fornecedores.

Antes de qualquer coisa, mostre para o seu cliente como a sua agência pode ajudá-lo a ser bem sucedido na sua demanda atual, mas assim que possível, deixe claro em quais circunstâncias a sua empresa está apta para servi-lo.

Isso vai dar uma dimensão exata do que você faz e fazer com que o cliente lembre-se de você quando novas oportunidades surgirem.

Não basta apenas ajudar seus clientes a serem bem sucedidos. Além de fazer isso, a sua agência precisa ajudar o cliente a se lembrar de você quando surgirem novas oportunidades.

Lembre-se disso sempre que pensar em como conseguir clientes para agência de publicidade.

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