O WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas amplamente utilizada em todo o mundo, com mais de 147 milhões de usuários ativos, segundo a Statista. Mas como captar leads pelo WhatsApp?

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Principais aprendizados deste artigo:

  • O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para impulsionar os resultados de negócios e, portanto, vale a pena explorar e aproveitar seus recursos.
  • Um perfil completo e profissional transmite confiança aos leads e demonstra que você está comprometido com seus negócios, oferecendo informações relevantes sobre sua empresa.
  • Participar ativamente de grupos relevantes no WhatsApp é uma forma de expandir sua rede de contatos, construir autoridade e encontrar leads interessados em suas soluções.
  • O uso adequado das etiquetas no WhatsApp ajuda a otimizar a comunicação e a maximizar os resultados na captação de leads.
  • O cadastro dos leads no CRM é uma etapa crucial no processo de captação e gerenciamento de leads. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça nossa integração com o WhatsApp Web!

Isso significa que você tem acesso a um grande público potencial para captar vendas, e deve considerar esse aplicativo para aumentar seus resultados.

Mas, afinal, como captar leads pelo WhatsApp?

Felizmente, esse aplicativo se atualizou grandemente ao longo dos anos. 

Agora, a versão profissional do app, o WhatsApp Business, está recheado de recursos que facilitam a captação de leads e, assim, geram vendas.

Neste artigo, vamos apresentar estes recursos e estratégias que podem ser utilizados para gerar vendas no WhatsApp.

Continue a leitura do artigo para conferir!

4 dicas sobre como captar leads pelo WhatsApp

Quer saber como captar leads pelo WhatsApp? Veja nossas dicas!

  1. Tenha um perfil comercial completo

Não há como captar leads pelo WhatsApp sem configurar adequadamente seu perfil. 

Ter um perfil comercial completo transmite uma imagem profissional e confiável para os leads. Isso mostra que você está levando a sério seus negócios e está disposto a fornecer informações relevantes e detalhadas sobre a empresa.

Certifique-se de inserir seu nome, endereço, horário de funcionamento, site, fotos e descrições sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Se você não tiver um perfil profissional ao abordar seus leads, é possível que haja um estranhamento por parte deles, o que resulta no bloqueio ou na ausência de uma resposta.

Sem isso, será muito mais difícil captar leads pelo WhatsApp.

  1. Participe de grupos no WhatsApp

Outra maneira de captar leads pelo WhatsApp é participando de grupos no aplicativo. 

Dê preferência para os grupos relevantes para seu nicho de mercado. Isso o ajudará a se conectar com pessoas e empresas do mesmo setor, encontrando possíveis decisores interessados em seus produtos e serviços. 

É preciso, sobretudo, ser participativo. Aliás, participar de grupos no WhatsApp é uma oportunidade para fazer networking, compartilhar conhecimentos e colaborar com colegas da profissão. 

Assim, você pode aumentar sua visibilidade e construir relacionamentos que tendem a levar a indicações e novos negócios.

Por outro lado, você também pode ser mais proativo. Os grupos no WhatsApp podem ser compostos por membros interessados em um determinado tópico ou com necessidades semelhantes. 

Ao participar ativamente desses grupos e oferecer conteúdo relevante, você tem a oportunidade de identificar leads qualificados que demonstram interesse em seus produtos ou serviços. 

Esses leads já estão engajados no assunto, então, podem estar mais abertos a uma conversa com você.

  1. Envie conteúdo relevante

Fornecer conteúdo relevante aos seus contatos demonstra expertise e conhecimento em sua área de atuação. Isso ajuda a estabelecer autoridade no assunto e transmitir confiança para os leads, tornando-os mais propensos a considerar seus produtos ou serviços.

Além disso, o envio de conteúdo o ajuda a analisar as interações com seus leads e compreender de forma mais profunda seu comportamento.

Desse modo, você pode utilizar o recurso de “etiquetas” do WhatsApp Business para segmentá-los conforme seus interesses e necessidades específicas

  1. Organize seus contatos com as etiquetas

E por falar nas “etiquetas”, esta também é uma das nossas dicas sobre como captar leads pelo WhatsApp.

Elas permitem que você organize e categorize seus leads com base em critérios. Por exemplo, você pode criar etiquetas como “leads quentes”, “leads frios” ou, então, “leads interessados no produto X”. 

Por meio dessa organização, você terá uma visão mais clara sobre o potencial de compra de cada lead e poderá priorizar suas interações de acordo.

Adicionalmente, as etiquetas também são essenciais para saber como personalizar suas mensagens com os leads e enviar mensagens em massa segmentadas para determinadas categorias de contatos.

“Converti um lead. E agora?”

Se o lead expressou interesse nos seus produtos e serviços, é crucial que você realize o cadastro deste contato no seu CRM.

Nós sabemos que, dentro da rotina corrida de vendas, essa atividade pode cair no esquecimento.

Ainda assim, não podemos deixar de ressaltar que isso é uma falha no processo, já que não ter o devido controle dos seus leads no CRM pode ocasionar uma perda de negócio. 

Foi pensando nisso que desenvolvemos uma integração com o WhatsApp Web por meio de uma extensão no Google Chrome.

Essa integração possibilita adicionar leads como novos contatos, criar negócios e enviar conversas para o histórico de um negócio ou contato sem sair do WhatsApp Web! Incrível, não?

Quer saber como funciona na prática? Veja só:

  1.  Ative a extensão do Agendor no Chrome Web Store

Antes de tudo, você precisa ativar a extensão do Agendor para o WhatsApp Web.

Para isso, acesse o Chrome Web Store. Você pode fazer isso clicando aqui.

Depois, no campo de busca e digite “Agendor”, dessa forma:

Assim, você encontrará nossa extensão:

Basta selecionar a extensão e, depois, clicar em Usar no Chrome:

Pronto! Até aqui, você já instalou a extensão do Agendor. Para usar, basta localizá-la na sua barra de navegação, do lado direito da tela:

Para facilitar seu acesso, fixe a extensão do Agendor.

2. Acesse seu WhatsApp Web e conecte-se com o Agendor

Com a extensão instalada, basta acessar o WhatsApp Web e conectar sua conta do Agendor:

Atenção: é importante respeitar o padrão sugerido pela plataforma, inserindo +55 e o DDD respectivo para que a integração funcione adequadamente.

3. Gerencie suas conversas

Finalmente, você já pode gerenciar seus clientes pelo próprio WhatsApp!

Caso queira salvar o número de um lead que entrou em contato pelo WhatsApp, não precisa ir para o Agendor! Basta salvá-lo diretamente pela conversa:

Nesse momento, você deve selecionar o tipo de cadastro que deseja inserir no Agendor.

Se escolher cadastrar uma pessoa, por exemplo, a integração abrirá todos os campos que devem ser preenchidos, logo ao lado da tela. Veja um exemplo:

No caso de Empresas, você poderá utilizar o preenchimento automático de dados a partir do CNPJ. Assim, ganha ainda mais tempo ao cadastrar seus contatos no Agendor, sem precisar sair do WhatsApp.

Perceba que, ao inserir o CNPJ, a plataforma já preenche os campos de Razão social, Telefone, Email, Endereço, Descrição (Data de abertura da empresa, Porte da empresa, Situação cadastral, Data da situação cadastral, Quadro de sócios e administradores, Código e descrição da atividade econômica principal).

Ou, então, caso este contato já esteja salvo no Agendor e você precise registrar as conversas, basta selecionar a opção “Salvar conversa”!

Selecione as mensagens que deseja enviar para o Agendor e pronto! Tudo devidamente registrado na plataforma do Agendor:

Se uma nova oportunidade de venda surgir, não deixe de criar uma nova negociação! Para isso, basta selecionar a opção “criar novo negócio”.

Preencha os campos necessários para manter um cadastro de negócio completo e salve.

Pronto! Um novo negócio foi criado e, por padrão, ele possui o status de “Em andamento”.

Agora, você está pronto para aproveitar as principais funcionalidades do Agendor sem sair da tela do WhatsApp Web! 

Saiba mais sobre essa integração:

Integração Agendor e WhatsApp – Atualize seu CRM sem sair do WhatsApp Web!

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