Seu processo de vendas está parado e você está sem leads para transformar em clientes? Saiba que esse pode ser o momento ideal para adotar uma estratégia de prospecção que costuma dar bons resultados: o cold mail B2B.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O cold mail é uma estratégia muito usada na prospecção B2B que se baseia no envio de e-mails para potenciais clientes no primeiro contato. Ou seja, em um momento em que eles ainda não conhecem a empresa e nem esperam receber mensagens. 
  • Para criar um cold mail B2B eficaz, é crucial personalizar a experiência, abordando informações relevantes sobre o contato, bem como despertar a curiosidade e concluir com um CTA objetivo.
  • O cold mail B2B ajuda a aumentar a taxa de geração de leads e, consequentemente, aumentar as vendas. Veja outras estratégias efetivas no e-book: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados!
  • Adotar um bom CRM de vendas também pode ajudar na sua estratégia de cold mail B2B, pois permite personalizar a abordagem. Faça seu cadastro no Agendor e veja como isso é possível!

Em suma, cold mail são e-mails enviados a potenciais clientes que ainda não conhecem seu negócio. Ou seja, é uma estratégia que apresenta a empresa e suas soluções a mais pessoas e, assim, promove a prospecção de novos clientes.

Porém, é preciso ficar atento a como escrever o e-mail. Quer aprender como? Então, continue lendo, porque, no artigo a seguir, você entende a relevância da prática, as melhores estratégias de cold mail B2B e ainda confere 3 modelos prontos para se inspirar! 

O que é cold mail B2B?

Cold mailing é uma estratégia que consiste em enviar e-mails para potenciais clientes, a fim de apresentar as soluções da empresa, sem que essas pessoas tenham entrado em contato com a marca antes. Essas mensagens são chamadas cold mails — ou e-mails frios, em português. 

Vale destacar que cold mail e spam não são a mesma prática. Isso porque o primeiro configura uma abordagem de vendas, enquanto o segundo tem como base o envio de mensagens sem personalização disparadas em massa. 

>>>> Aproveite para ler: o que é cold calling e como utilizar essa técnica de prospecção?

Por que adotar o cold mail B2B no seu negócio?

Dados compartilhados pelo Belkins mostram que mais de 40% dos vendedores acreditam que o e-mail é um dos canais de vendas mais efetivos. Além disso, 77% dos clientes B2B preferem ser contatados via e-mail. 

Tá, mas e o que tudo isso quer dizer? Essas informações nos mostram que o cold mail B2B é, sim, uma estratégia de vendas válida, já que usa um canal de preferência do público-alvo desse mercado e ainda possui uma boa chance de resposta, refletindo diretamente nas vendas.

Como escrever um cold mail B2B? Melhores estratégias 

As melhores estratégias de cold mail B2B:

  • personalizar a abordagem; 
  • ser instigante; 
  • ter um CTA bem claro; 
  • otimizar para mobile. 

Aprenda mais a seguir!

1. Personalizar a abordagem

Personalizar a abordagem vai além de apenas usar o nome do contato em pontos estratégicos do cold mail B2B — mesmo que isso também seja importante. Na verdade, inclui falar sobre as dores e necessidades do cliente. 

O ideal é usar informações sobre o lead — por isso, não deixe de pesquisar bastante antes de enviar a mensagem — para trazer mais personalização para o contato. Aqui, a intenção é fazer o lead pensar que o cold mail foi feito especialmente para ele. 

Portanto, descubra as possíveis dores e desejos do potencial cliente, cargo que ele ocupa — muito importante para empresas B2B — e mencione esses pontos na sua mensagem. 

>>>> Aprenda mais em: atendimento personalizado — o que é e quais técnicas utilizar para fazer o cliente se sentir único e especial

2. Ser instigante 

A segunda dica para escrever um bom cold mail é ser instigante. Na prática, é preciso estimular o lead para despertar sua curiosidade ou fazê-lo perceber o valor da sua solução. 

Para isso, você pode fazer perguntas, usar dados, apresentando números, e falar sobre temas importantes para o segmento do lead — como dores comuns e tendências. Por exemplo: Como a empresa X aumentou em Y% seu faturamento anual?

Quando falamos no B2B, essas táticas servem para chamar atenção e, consequentemente, aumentar a taxa de abertura e resposta da mensagem, uma vez que os leads são tentados a abrir o e-mail para saber mais.

3. Ter um CTA bem claro

O call to action — ou chamado para ação — é a parte do e-mail em que você diz ao remetente o que ele precisa fazer, como acessar um link ou responder à mensagem, e precisa ser forte e direto. 

É ideal que o lead saiba, logo de cara, o que deve ser feito e como. Caso não precise de uma resposta, o ideal é adicionar um botão, que é mais fácil de visualizar, pois fica em destaque e chama mais atenção do que colocar apenas um link.

>>>> Aprenda como neste artigo: call to action — o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas

4. Otimizar para mobile

O relatório do Zero Bounce mostra que 61% das pessoas checam suas caixas de entrada pelo celular. Por isso, é crucial que seu cold mail B2B esteja otimizado para mobile. 

Isso significa que todas as imagens e anexos devem abrir rapidamente no celular e o corpo do e-mail deve ser breve, ter parágrafos curtos e ser objetivo para evitar que o lead precise ficar minutos rodando a tela para descobrir o objetivo do contato. 

Modelos de cold mail B2B para se inspirar

Agora, chegou o momento mais esperado: os modelos de cold mail B2B. Os 3 exemplos a seguir trazem diferentes abordagens e podem ser usados como inspiração para criar suas próprias mensagens personalizadas. 

Confira!

Modelo 1:

Assunto: Sabia que X% das empresas de [segmento do lead] sofrem com [dor]?

Oi, [nome do lead]. 

Sou [nome do vendedor], da [nome da empresa] e, com nossa experiência, descobrimos que X% das empresas de [segmento do cliente] passam por [problema comum do mercado]. Seu negócio também sofre com isso?

Acredito que [sua solução] pode ajudá-lo. Inclusive, nossa parceria com [cases de sucesso] provam esse ponto. 

Você tem uns 15 minutos livres na sua agenda para conversarmos sobre o assunto? 

Modelo 2:

Assunto: Usar [descrição geral da solução] pode [um benefício] para empresas de [segmento do lead]

Olá, [nome do lead]. Tudo bem com você?

Me chamo [nome do vendedor] da [nome da empresa], e nosso objetivo é ajudar empresas de [segmento do lead] a lidar com [principais dores] e potencializar seus resultados. 

No momento, queria saber se você tem interesse em testar gratuitamente [nome da sua solução]. Acredito que seu negócio, assim como aconteceu com muitos dos parceiros, pode alcançar [citar principais benefícios]. 

Você tem disponibilidade para uma reunião rápida para passar mais detalhes sobre este teste?

Modelo 3: 

Assunto: Como [nome da solução] ajudou [um cliente] a aumentar seus lucros?

Oi, [nome do lead]. 

Sou [nome do vendedor] da [nome da empresa] e peguei seu contato com [nome de outro cliente]. Ele mencionou que vocês trabalham no mesmo ramo e acredito que nossa solução também possa ser útil para o seu negócio. 

[Nome do outro cliente] é um dos nossos parceiros mais valiosos e conseguiu [resultados positivos] usando [sua solução]. 

Gostaria de marcar uma reunião rápida para conhecer mais sobre a sua empresa e entender como podemos ajudá-la. Você tem algum tempo livre para a próxima semana?

Compreendeu o que é cold mail B2B e pretende usar essa estratégia para conseguir mais clientes? Então, que tal adotar outras táticas tão eficientes quanto no seu negócio?Conheça quais são as melhores no nosso e-book gratuito: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados. No material, você confere as melhores abordagens e recebe dicas práticas para colocar a mão na massa!