Carta de apresentação comercial: é disso mesmo que você precisa? Enviar uma carta de apresentação para clientes corporativos pode ser um pouco raro. No entanto, é exatamente este “inusitado” que pode chamar a atenção de seus clientes, cansados de receber centenas de e-mails marketing diariamente. Mas, para que isso funcione, é preciso se diferenciar.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A carta de apresentação comercial, quando bem-feita, pode ampliar a vantagem competitiva do negócio e destacar a empresa aos olhos do cliente.
  • A carta de apresentação comercial pode ser enviada por e-mail ou feita em forma de slides ou vídeo curto.
  • Uma boa ideia é também criar um site (landing page) com todas as informações da carta de apresentação, em diversos formatos, como vídeos, animações, PPTs, depoimentos, infográficos, entre outros.
  • É importante inserir na apresentação da empresa a solução oferecida ao mercado e seus principais benefícios e uma breve história da empresa. Isto é, mostre ao cliente o que a sua companhia pode fazer por ele.
  • Para criar um diferencial, é indicado incluir depoimentos de clientes satisfeitos, lista de clientes relevantes, dados estatísticos interessantes sobre a empresa, minicurrículo dos sócios e o fechamento da carta.
  • É importante escrever um texto mais informal e objetivo, com parágrafos curtos, que prendam a atenção do leitor e não deixe a leitura muito cansativa. Baixe nosso modelo de apresentação comercial gratuito e coloque o conhecimento em prática!

Nesse caso, a carta de apresentação de empresa para cliente corporativo se transforma em uma verdadeira ação de marketing.

Outro momento em que é possível precisar de uma carta de apresentação comercial é quando algumas companhias exigem esse tipo de documento de seus fornecedores, juntamente com certificados, licenças, comprovação de faturamento e outros documentos para fazer um cadastro.

Por isso, criamos para você você um checklist com dicas de como escrever uma carta de apresentação de empresa.

Mas, antes disso, dê uma olhada em algumas formas alternativas de se fazer isso!

Carta de apresentação comercial: Quais as alternativas?

E-mail

Sim, talvez um e-mail seja mais apropriado. No caso, o texto pode ser o mesmo da carta de apresentação da empresa baseada no checklist que você vai ler mais adiante.

Apenas lembre-se de incluir links para seu site, blog, LinkedIn e até para vídeos e apresentações em Power Point.

Apresentação de slides

Em PPT ou formato PDF, talvez uma apresentação ilustrada com imagens e com um design gráfico diferenciado, respeitando a identidade visual do seu negócio, seja mais efetivo que a carta ou um e-mail simples.

Você poderá utilizar essa apresentação não só para clientes, mas também para adquirir novos parceiros e investidores, por exemplo.

Por isso, é preciso que além de ser compatível com sua identidade visual, a carta de apresentação comercial seja também didática, coesa e direta.

Mas isso não precisa ser uma dor de cabeça: confira e baixe gratuitamente um modelo de apresentação comercial que desenvolvemos!

Produzir um vídeo curto

Já foi o tempo em que fazer um vídeo de animação era caríssimo e demorava meses.

Hoje, existem plataformas que te ajudam a criar excelentes vídeos de apresentação de empresa. Basta ter algum “jeito para a coisa” e usar templates prontos.

Veja alguns sites bacanas que podem te ajudar a produzir facilmente (e até de graça) um vídeo de apresentação de sua empresa:

Aliás, dê uma olhada no vídeo de apresentação do Agendor:

Uma página web específica para isso

Não estamos falando do seu site completo.

Crie uma página com as informações que você vai conhecer no checklist mais abaixo, e acrescente vídeos, animações, PPTs, depoimentos, infográficos e ilustrações que vão apresentar sua empresa de forma bem mais efetiva para o cliente. Envie esse link para ele.

Vai ter que fazer uma apresentação pessoal de sua empresa? Confira essas dicas:

7 dicas de linguagem corporal para a sua próxima apresentação comercial from Agendor

Checklist: 10 dicas práticas de como escrever uma carta de apresentação de empresa

Saber como escrever uma carta de apresentação de empresa será bem mais fácil depois destas dicas!

1- Comece falando da solução que sua empresa oferece ao mercado

Nós insistimos muito nisso em nosso blog: deixe claro para seu cliente as vantagens, benefícios e soluções que ele vai ter se relacionando com sua empresa.

Qual a dor do seu cliente que você soluciona? Por que ele deve optar pela sua solução, e não dos seus concorrentes?

Atributos e características são secundários!

2- Um mini parágrafo com informações “burocráticas”

O ideal seria nem colocar isso, mas algumas pessoas podem estranhar.

Hoje, com tantas coisas para fazer e analisar, ninguém quer perder tempo para saber há quanto tempo sua empresa está no mercado, quantos funcionários tem e onde ficam as filiais.

Para alguns negócios, isso pode até ser relevante, mas evite informações que não mostram quais vantagens, benefícios e soluções sua empresa pode levar ao cliente.

3- Use subtítulos

Pode parecer estranho usar subtítulos em sua carta de apresentação de empresa, mas eles são excelentes para ajudar o leitor a entender o conteúdo do texto.

4- Apresente uma lista de clientes relevantes

Uma empresa que tem como clientes empresas de renome no mercado, pode colocar essa lista em sua carta de apresentação comercial. Mas, se a lista for de empresas desconhecidas, talvez não agregue em nada na apresentação. Leve isso em conta.

5- Acrescente depoimentos

Colocar depoimentos de clientes satisfeitos sempre é muito bom. Além disso, é uma boa saída para aquelas empresas que não tem clientes conhecidos no mercado.

6- Fatos relevantes e interessantes

Dizer coisas como: “Já financiamos mais de 1 bilhão em empréstimos para pequenas empresas” é muito mais interessante que dizer: “Estamos há 20 anos no mercado e contamos com tantas filiais e vasta experiência”.

Use fatos que realmente impressionam e utilize o gatilho mental de autoridade a seu favor.

Leia também: Desvende os gatilhos de vendas: como captar a atenção do cliente e vender mais

7- Currículo dos sócios

Expor o currículo dos sócios se faz necessário somente em alguns segmentos.

Em empresas que prestam serviços em que o nome do profissional é importante, como escritórios de advocacia, engenharia, arquitetura, clínicas médicas etc, por exemplo.Mas para outros ramos, como uma fábrica de autopeças ou uma distribuidora de alimentos, o currículo dos sócios ou administradores de alto escalão pode ser irrelevante.

8- Não seja formal demais

Cuidado com o excesso de formalismo em sua carta de apresentação comercial. Para alguns ramos criativos, como publicidade, por exemplo, a carta pode ser bem leve e descontraída.

Para outros, como direito, bancos e contabilidade, é importante passar seriedade. Mas evite ser formal demais e acabar escrevendo um texto chato, que ninguém quer ler.

De qualquer forma, o ideal é entender como seu cliente se comunica para que você tenha uma fala alinhada com seu público-alvo.

9- Parágrafos curtos

Este é um erro muito comum ao escrever uma carta de apresentação de empresa: escrever parágrafos longos demais.

Os parágrafos devem ser curtos, com 3 ou 4 linhas, no máximo. Isso ajuda o leitor a continuar a leitura, sem julgá-la cansativa.

10- Não esqueça o fechamento da carta

Se você enviou uma carta de apresentação comercial, algum objetivo você tinha com isso, não?

Marcar uma visita? Convidar para conhecer as instalações? Solicitar um telefonema?

Se esse for o caso, deixe isso claro no final da carta, com uma frase do tipo:

“Aguardamos seu contato para agendarmos uma visita pessoal à sua empresa.”

Em marketing, chamamos isso de Call-to-Action ou CTA, que significa uma chamada para ação. Você pode desenvolver a melhor carta de apresentação de empresa do mundo, mas se o fechamento for ruim e não gerar uma ação, você pode perder grandes oportunidades de negócio.

Exemplo de carta de apresentação comercial

Agora que temos um checklist completo, vamos a um exemplo de uma carta de apresentação comercial?

Neste exemplo, vamos considerar uma carta de apresentação de uma empresa que pratica vendas B2B sendo enviada por e-mail, mas você pode utilizá-la e adaptá-la para qualquer modelo de negócio. Basta seguir nosso checklist!

“Olá, [nome do destinatário]! Tudo bem?

Estou conversando com alguns profissionais de [área de atuação do lead] e não pude deixar de falar com você.

Percebi que [dor do seu cliente] é um problema comum em empresas como a [nome da empresa do lead]. Isso pode ser causado principalmente pela falta de [solução que você oferece], e pode gerar obstáculos como:

  • [exemplo de problema 1];
  • [exemplo de problema 2];
  • [exemplo de problema 3].

Estas são questões que a [nome da sua empresa] vem resolvendo ao longo de seus [idade da sua empresa] anos, para mais de [quantidade de clientes atendidos] clientes satisfeitos que tiveram seus negócios enriquecidos.

A empresa [nome da empresa de um cliente], por exemplo, aumentou suas vendas em X% utilizando nossa solução. O/a [cargo e nome do cliente que está dando depoimento] disse: “[depoimento do cliente sobre sua solução]”.

Além disso, a empresa [nome da empresa de outro cliente] também evoluiu seu negócio em parceria conosco e sua empresa dobrou de tamanho em apenas X meses. “[depoimento do cliente sobre sua solução]”, disse o/a [cargo e nome do cliente que está dando o depoimento].

Gostaria de tomar dois minutinhos do seu tempo para te explicar como a [nome da sua empresa] também pode te ajudar a [nome da empresa do lead] a [resultado positivo que sua solução trás] e alcançar resultados incríveis.

Posso te ligar?”

Por fim

Uma carta de apresentação comercial é uma das várias técnicas muito usadas na prospecção de clientes.

E para ter ainda mais sucesso nas vendas, é preciso estudar várias táticas e aplicá-las em suas estratégias.

Engana-se quem diz que vender é apenas uma habilidade. Vender também é pura técnica! Por isso, quanto mais técnica você tiver em suas prospecções, melhor será sua performance e, consequentemente, seus resultados

Por isso, não fique para trás e baixe nosso e-book totalmente gratuito e conheça mais metodologias  para aumentar sua carteira: O Guia da Prospecção!