No mundo dos negócios, precisamos incentivar clientes em potencial a fechar parcerias e efetuar compras. E, para isso, é parte do processo comercial fazermos apresentações de vendas que contextualizem, informem e convençam. 

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Mas como criar uma apresentação de vendas cativante, que cause um impacto positivo no seu público?

Se por um lado as suas habilidades como apresentador têm muito a ver com isso, o design dos slides é igualmente importante, já que os seus clientes em potencial contam com o aspecto visual para entender melhor o que você quer comunicar. 

Neste artigo, apresentaremos os elementos fundamentais para criar uma apresentação de vendas atraente e memorável que vai ajudar você a se destacar dos seus concorrentes e fechar novos acordos.

Estabeleça metas claras

Assim como qualquer material de marketing, uma apresentação de vendas precisa ter metas claras. Você quer ganhar a confiança dos seus clientes com informações sobre novas soluções ou funcionalidades, apresentar o seu plano de negócios ou o foco são os dados mais recentes que você coletou?

A apresentação de vendas deve ser simplificada de forma que permita que seu cliente potencial execute uma ação no final de seu discurso de vendas – digamos, colabore com você ou torne-se um parceiro.

Isso pode ser alcançado tendo um objetivo claro – e apenas um objetivo – que irá estreitar o foco de sua apresentação para que você possa aproveitar ao máximo o tempo disponível para apresentar o seu argumento de venda.

Otimize o layout dos slides

Os layouts dos slides de apresentação podem fazer a diferença entre a sua apresentação ser atraente e clara ou entediante e confusa.

Coloque-se no lugar da sua audiência. Eles querem ver o mesmo layout repetidamente ou slides que variam de acordo com o conteúdo? Usar o mesmo layout é mais fácil, mas não chamará tanto a atenção, o que é o objetivo de sua apresentação de vendas.

Além disso, as informações que você deseja compartilhar não são homogêneas – você não está falando apenas sobre uma categoria de dados em sua apresentação. Você discutirá novas iniciativas, públicos-alvo e analisará os destaques do ano passado, por exemplo.

Você deve incluir todos esses elementos variados exatamente no mesmo layout? A resposta é não.

É por isso que você precisa de 4 a 5 modelos de layout para sua apresentação de venda, enquanto mantém a paleta de cores e unidade visual para dar unidade ao conjunto.

Valorize o branding

O branding é importante em todos os materiais impressos e digitais, portanto você precisa incluir elementos de marca também em sua apresentação de vendas.

Você pode, por exemplo, criar um logotipo animado para o slide de abertura da sua apresentação – isso tornará sua a marca mais envolvente e memorável para o cliente, que provavelmente recebe várias propostas por semana.

Certifique-se de usar uma versão estática do logotipo no resto dos slides, mas mantenha-a discreta e em um tamanho razoável.

Apresente a mensagem em parágrafos curtos

Uma apresentação de vendas pode ter qualquer tamanho – de 10 a 50 slides – dependendo do assunto, mas eles nunca devem transbordar informações. Então, se você está escrevendo grandes blocos de parágrafos, é preciso repensar a forma de entregar as suas mensagens.

Para aproveitar ao máximo uma apresentação de venda sem perder seu cliente potencial, limite a quantidade de texto que você inclui em cada slide e certifique-se de que haja espaço em branco no layout. 

Mantenha um slide para cada ponto – isso significará mais slides em sua apresentação, mas tornará mais fácil para o público acompanhar o que você está compartilhando e se lembrar da essência da mensagem.

Divida a informação usando listas 

Partindo do ponto anterior, uma ótima maneira de limitar a quantidade de texto que você usa em um único slide é usar listas com marcadores.

Dê aos slides um cabeçalho e inclua um subtítulo curto junto com marcadores para ilustrar sua mensagem.

Os marcadores resolverão o problema de espaço em branco que mencionamos anteriormente – eles vão dar espaço entre os dados para aumentar a legibilidade. As apresentações de vendas devem ser memoráveis, e os marcadores ajudam a otimizar a retenção das informações.

Use o poder das fontes

A maneira como você diz algo é tão importante quanto o que você diz. A importância da fonte certa é enormemente subestimada nas apresentações de vendas. Usar a fonte certa pode tornar a mensagem que você está tentando transmitir mais eficaz e persuasiva.

Se você estiver usando um modelo de apresentação, geralmente terá fontes pré-carregadas que podem ser personalizadas. Ao escolher as fontes, certifique-se de que sejam consistentes com sua marca – as fontes de marca podem criar fortes conexões entre seu cliente potencial e a sua organização.

Se você não está dependendo apenas das fontes oficiais de sua marca, é importante escolher fontes que sejam profissionais e que possam ser lidas mesmo à distância.

Evite usar fontes manuscritas ou itálico – muitas vezes podem ser difíceis de ler quando os slides são projetados e podem parecer pouco profissionais.

Em vez disso, use fontes como Times New Roman, Arial e Helvetica, que são legíveis em vários tamanhos. Use no máximo duas fontes em todos os slides – uma para o título e outra para o corpo do texto e subtítulos.

Você pode dar às fontes pesos diferentes para dar ênfase, mas limite a variação a três tipos – muitas mudanças no tamanho da fonte dificultam a leitura.

Use ícones

Os ícones são uma excelente forma de compartilhar grandes quantidades de informações em uma apresentação de vendas sem ter que escrever grandes parágrafos de texto.

Para isso, escolha ícones relevantes que transmitam sua mensagem e tente mantê-los consistentes com o esquema de cores usado nos slides. Você também pode usar cores diferentes, desde que complementem a paleta e não compitam com o restante do conteúdo.

Use imagens 

Como os ícones, as imagens animam uma apresentação e são importantes para reforçar informações e torná-las memoráveis.

Este é um processo que parece mais fácil de realizar do que realmente é. Claro, existem algumas imagens que são escolhas simples – incluindo imagens de produtos quando você está discutindo uma parceria de vendas.

Mas se você estiver escolhendo imagens apenas para fins ilustrativos, pode se tornar um desafio encontrar uma que se encaixe perfeitamente. Muitos ainda usam fotos de banco de imagens – e não há mal nenhum nisso. Existem vários sites de fotos nos quais você pode procurar boas imagens.

Mas a maneira como você usa essas imagens precisa adicionar um toque especial à sua apresentação. Com frequência, o uso de fotos de banco de imagens parece pasteurizado e irrelevante. Para evitar esse erro, escolha imagens que transmitem uma emoção ou um tema, em vez de algo literal.

Por exemplo, não use a imagem de uma pessoa ao lado de uma impressora para transmitir que você está vendendo uma impressora – encontre a imagem de uma sala de aula com um professor segurando um maço de papéis impressos.

Isso mostra como o produto pode impactar a vida das pessoas – um importante ponto de venda quando se fala com um parceiro em potencial.

Visualização de dados

Muitas pessoas assistem a apresentações de vendas com tabelas e gráficos e não retêm nada da reunião de vendas.

Embora os dados sejam um componente essencial de uma apresentação de vendas, a maneira como são visualizados é fundamental para garantir que seus clientes em potencial entendam o que estão vendo e o que podem aprender com isso.

Isso é importante porque contar uma história é crucial para pregar uma apresentação de vendas. No entanto, nem todos os recursos visuais são bons para todas as circunstâncias.

Um gráfico de setores, como este abaixo, por exemplo, é excelente para comparar diferentes pontos de dados, enquanto um cronograma transmite melhor as mudanças ao longo do tempo. 

Já processos de trabalho podem ser destacados por meio de um fluxograma, linha do tempo ou um checklist.

Defina o objetivo de seus dados e escolha os gráficos adequados para compartilhar as informações desejadas. Isso garantirá que seu cliente em potencial retenha o que aprendeu com seus slides. 

Outra forma de ajudar a manter a sua mensagem viva na mente do seu público é usar um infográfico que não apenas transmita sua mensagem, mas incentive seu cliente potencial a se interessar por ela. Os infográficos são ótimos para fazer storytelling e transformar dados brutos em informações contextualizadas com uma narrativa. Veja um exemplo:

O design da apresentação de vendas é essencial para guiar o fechamento!

Descrevemos aqui os principais ingredientes que você precisa incluir para fazer uma apresentação de vendas que se destaque da multidão e cause impacto em seu cliente potencial. Aproveite essas dicas para fazer com que futuros clientes prestem atenção na sua mensagem e conquiste novos acordos.

Guest post escrito pela equipe da Venngage.